Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992 |
Resumo: | Atualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais. |
id |
Ânima_659c23a332f33c840b9f53db3f927355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16992 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagemQuímica Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem.Atualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais.Limas, Alessandro de OliveiraMorais, Rodrigo Antikevis2020-12-23T18:08:22Z2021-08-04T19:21:40Z2020-12-23T18:08:22Z2021-08-04T19:21:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992Química Licenciatura - TubarãoTubarão-Santa CatarinaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-14T16:53:02Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16992Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-14T16:53:02Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
title |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem Morais, Rodrigo Antikevis Química Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
title_full |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
title_sort |
Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem |
author |
Morais, Rodrigo Antikevis |
author_facet |
Morais, Rodrigo Antikevis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Limas, Alessandro de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rodrigo Antikevis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Química Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem. |
description |
Atualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23T18:08:22Z 2020-12-23T18:08:22Z 2020 2021-08-04T19:21:40Z 2021-08-04T19:21:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Química Licenciatura - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão-Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415830381854720 |