Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rodrigo Antikevis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992
Resumo: Atualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais.
id Ânima_659c23a332f33c840b9f53db3f927355
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16992
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagemQuímica Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem.Atualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais.Limas, Alessandro de OliveiraMorais, Rodrigo Antikevis2020-12-23T18:08:22Z2021-08-04T19:21:40Z2020-12-23T18:08:22Z2021-08-04T19:21:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992Química Licenciatura - TubarãoTubarão-Santa CatarinaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-14T16:53:02Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16992Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-14T16:53:02Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
title Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
spellingShingle Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
Morais, Rodrigo Antikevis
Química Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem.
title_short Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
title_full Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
title_fullStr Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
title_sort Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem
author Morais, Rodrigo Antikevis
author_facet Morais, Rodrigo Antikevis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Limas, Alessandro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Rodrigo Antikevis
dc.subject.por.fl_str_mv Química Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem.
topic Química Orgânica. Jogos didáticos. Ensino-Aprendizagem.
description Atualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23T18:08:22Z
2020-12-23T18:08:22Z
2020
2021-08-04T19:21:40Z
2021-08-04T19:21:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Química Licenciatura - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão-Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830381854720