O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428 |
Resumo: | In this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the University |
id |
Ânima_65f08664ce13e32360fcf0f939bde5bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3428 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursivaDiscurso AcadêmicoDiscurso PedagógicoDiscurso CientíficoIdentidadeAutoriaIn this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the UniversityNesta pesquisa, são objeto de análise trabalhos de conclusão de curso (TCC) de alunos de um curso de graduação em Administração, com o objetivo de compreender o processo de autoria, em suas relações com a identidade da profissão de administrador. A proposta deste estudo aborda os conceitos da Análise do Discurso, de linha francesa. A Análise de Discurso fornece meios para a interpretação e descrição como dispositivos de análise, para compreender a formulação do Discurso Acadêmico relacionado com suas condições de produção. O problema desta pesquisa consiste em relacionar os discursos Pedagógico e o Científico, verificando os atravessamentos causados na formulação do Discurso Acadêmico, de modo que o sujeito-aluno assuma (ou não) a posição sujeito-administrador no processo de autoria. O resultado indica que o modo de funcionamento do Discurso Acadêmico, que tende para o Discurso Pedagógico (autoritário), impede uma tomada de posição do sujeito-alunoadministrador, impossibilitado pelo contexto histórico-ideológico da UniversidadeFurlaneto, Maria MartaBublitz, Juliana Melek2018-01-17T17:20:40Z2020-11-26T21:41:49Z2018-01-17T17:20:40Z2020-11-26T21:41:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:57:49Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3428Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:57:49Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
title |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
spellingShingle |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva Bublitz, Juliana Melek Discurso Acadêmico Discurso Pedagógico Discurso Científico Identidade Autoria |
title_short |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
title_full |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
title_fullStr |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
title_full_unstemmed |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
title_sort |
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva |
author |
Bublitz, Juliana Melek |
author_facet |
Bublitz, Juliana Melek |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furlaneto, Maria Marta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bublitz, Juliana Melek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Acadêmico Discurso Pedagógico Discurso Científico Identidade Autoria |
topic |
Discurso Acadêmico Discurso Pedagógico Discurso Científico Identidade Autoria |
description |
In this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the University |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-01-17T17:20:40Z 2018-01-17T17:20:40Z 2020-11-26T21:41:49Z 2020-11-26T21:41:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
82 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415813981077504 |