O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bublitz, Juliana Melek
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428
Resumo: In this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the University
id Ânima_65f08664ce13e32360fcf0f939bde5bc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3428
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursivaDiscurso AcadêmicoDiscurso PedagógicoDiscurso CientíficoIdentidadeAutoriaIn this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the UniversityNesta pesquisa, são objeto de análise trabalhos de conclusão de curso (TCC) de alunos de um curso de graduação em Administração, com o objetivo de compreender o processo de autoria, em suas relações com a identidade da profissão de administrador. A proposta deste estudo aborda os conceitos da Análise do Discurso, de linha francesa. A Análise de Discurso fornece meios para a interpretação e descrição como dispositivos de análise, para compreender a formulação do Discurso Acadêmico relacionado com suas condições de produção. O problema desta pesquisa consiste em relacionar os discursos Pedagógico e o Científico, verificando os atravessamentos causados na formulação do Discurso Acadêmico, de modo que o sujeito-aluno assuma (ou não) a posição sujeito-administrador no processo de autoria. O resultado indica que o modo de funcionamento do Discurso Acadêmico, que tende para o Discurso Pedagógico (autoritário), impede uma tomada de posição do sujeito-alunoadministrador, impossibilitado pelo contexto histórico-ideológico da UniversidadeFurlaneto, Maria MartaBublitz, Juliana Melek2018-01-17T17:20:40Z2020-11-26T21:41:49Z2018-01-17T17:20:40Z2020-11-26T21:41:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:57:49Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3428Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:57:49Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
title O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
spellingShingle O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
Bublitz, Juliana Melek
Discurso Acadêmico
Discurso Pedagógico
Discurso Científico
Identidade
Autoria
title_short O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
title_full O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
title_fullStr O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
title_full_unstemmed O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
title_sort O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
author Bublitz, Juliana Melek
author_facet Bublitz, Juliana Melek
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furlaneto, Maria Marta
dc.contributor.author.fl_str_mv Bublitz, Juliana Melek
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso Acadêmico
Discurso Pedagógico
Discurso Científico
Identidade
Autoria
topic Discurso Acadêmico
Discurso Pedagógico
Discurso Científico
Identidade
Autoria
description In this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the University
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-01-17T17:20:40Z
2018-01-17T17:20:40Z
2020-11-26T21:41:49Z
2020-11-26T21:41:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415813981077504