A linguagem de programação python para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diego Canquerini de Morais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689
Resumo: O presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia.
id Ânima_73c9dc8e30f561982a72b561ca14be2c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17689
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A linguagem de programação python para o ensino da matemáticaTHE PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICSPythonEnsino De MatemáticaEnsino A Distância;PA e PGO presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia.The purpose of this document is to investigate the efficiency of the Python programming language as a didactic resource to formulate and solve mathematical problems in the context of basic education. Initially, we have the problematization, definition and delimitation of the theme. In the theoretical foundation, an approach is made about the concepts involving mathematical modeling, such as: definition of mathematical modeling, the steps of the mathematical modeling process, and modeling as a teaching methodology. We continue with the research on the scientific language Python, where, at first, a general study on meaningful learning was made. We then have the presentation of the Software, in its different platforms, which could be used in the research, together with proposals for didactic sequences of mathematical concepts in basic education, using Python codes. Finally, the conclusions and final considerations obtained with the construction of this monograph.Gomes de Carvalho., DalmoDiego Canquerini de Morais2021-11-23T15:35:53Z2021-11-23T15:35:53Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689Florianópolis, SCAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T21:39:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17689Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T21:39:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem de programação python para o ensino da matemática
THE PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICS
title A linguagem de programação python para o ensino da matemática
spellingShingle A linguagem de programação python para o ensino da matemática
Diego Canquerini de Morais
Python
Ensino De Matemática
Ensino A Distância;
PA e PG
title_short A linguagem de programação python para o ensino da matemática
title_full A linguagem de programação python para o ensino da matemática
title_fullStr A linguagem de programação python para o ensino da matemática
title_full_unstemmed A linguagem de programação python para o ensino da matemática
title_sort A linguagem de programação python para o ensino da matemática
author Diego Canquerini de Morais
author_facet Diego Canquerini de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes de Carvalho., Dalmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Diego Canquerini de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Python
Ensino De Matemática
Ensino A Distância;
PA e PG
topic Python
Ensino De Matemática
Ensino A Distância;
PA e PG
description O presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23T15:35:53Z
2021-11-23T15:35:53Z
2021-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415859127517184