A linguagem de programação python para o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689 |
Resumo: | O presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia. |
id |
Ânima_73c9dc8e30f561982a72b561ca14be2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17689 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A linguagem de programação python para o ensino da matemáticaTHE PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICSPythonEnsino De MatemáticaEnsino A Distância;PA e PGO presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia.The purpose of this document is to investigate the efficiency of the Python programming language as a didactic resource to formulate and solve mathematical problems in the context of basic education. Initially, we have the problematization, definition and delimitation of the theme. In the theoretical foundation, an approach is made about the concepts involving mathematical modeling, such as: definition of mathematical modeling, the steps of the mathematical modeling process, and modeling as a teaching methodology. We continue with the research on the scientific language Python, where, at first, a general study on meaningful learning was made. We then have the presentation of the Software, in its different platforms, which could be used in the research, together with proposals for didactic sequences of mathematical concepts in basic education, using Python codes. Finally, the conclusions and final considerations obtained with the construction of this monograph.Gomes de Carvalho., DalmoDiego Canquerini de Morais2021-11-23T15:35:53Z2021-11-23T15:35:53Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689Florianópolis, SCAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T21:39:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17689Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T21:39:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática THE PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICS |
title |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática |
spellingShingle |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática Diego Canquerini de Morais Python Ensino De Matemática Ensino A Distância; PA e PG |
title_short |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática |
title_full |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática |
title_fullStr |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática |
title_sort |
A linguagem de programação python para o ensino da matemática |
author |
Diego Canquerini de Morais |
author_facet |
Diego Canquerini de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes de Carvalho., Dalmo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diego Canquerini de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Python Ensino De Matemática Ensino A Distância; PA e PG |
topic |
Python Ensino De Matemática Ensino A Distância; PA e PG |
description |
O presente documento tem por finalidade investigar a eficiência da linguagem de programação Python, como recurso didático para formular e resolver problemas matemáticos no contexto da educação básica. Inicialmente temos a problematização, definição e delimitação do tema. Na fundamentação teórica faz-se uma abordagem acerca dos conceitos envolvendo a modelagem matemática tais como: definição de modelagem matemática, as etapas do processo de modelagem matemática, e a modelagem como metodologia de ensino. Seguimos com a pesquisa a respeito da linguagem científica Python, onde no primeiro momento, fez-se um estudo geral sobre a aprendizagem significativa. Temos então a apresentação dos Softwares, em suas diferentes plataformas, que poderiam ser utilizados na pesquisa, junto a propostas de sequências didáticas de conceitos matemáticos da educação básica, com a utilização dos códigos Python. Por fim as conclusões e considerações finais obtidas com a construção desta monografia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23T15:35:53Z 2021-11-23T15:35:53Z 2021-11-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415859127517184 |