Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Thyrcia Peplau Gagliardi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10610
Resumo: A busca da internacionalização pelas empresas têm se tornado cada vez mais relevante para acompanhar as exigências de um mercado globalizado, objetivando obter destaque diante da concorrência. O presente trabalho tem como objetivo identificar as etapas que podem ser aplicadas à empresa Aroma da Terra para seu processo de internacionalização e, para tanto, apresenta um panorama do setor de cosméticos no Brasil e em Santa Catarina, com uma análise aprofundada sobre uma Micro e Pequena empresa da região da Grande Florianópolis. Visando auxiliar no seu processo de exportação, utiliza-se da ferramenta benchmarking, tomando com base a literatura, estudos e teorias sobre a internacionalização, através de pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, por meio de entrevista com análise qualitativa. A aplicação do benchmarking neste trabalho aponta as principais ações que podem ser tomadas para obter sucesso no empreendimento, mediante análise de propostas de desenvolvimento e aprimoramento das atividades da empresa para sua inserção no mercado externo. O resultado desta pesquisa atesta que as informações adquiridas nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, juntamente com a utilização da ferramenta proposta, são aplicáveis ao anseio de internacionalização da micro e pequena empresa Aroma da Terra, foco do estudo
id Ânima_74b046bb06c339489339fcca4abd3d77
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10610
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarkingRelações internacionaisPequenas e médias empresas - ExportaçãoRelações econômicas internacionaisBenchmarking (Administração)Cosméticos - IndústriaA busca da internacionalização pelas empresas têm se tornado cada vez mais relevante para acompanhar as exigências de um mercado globalizado, objetivando obter destaque diante da concorrência. O presente trabalho tem como objetivo identificar as etapas que podem ser aplicadas à empresa Aroma da Terra para seu processo de internacionalização e, para tanto, apresenta um panorama do setor de cosméticos no Brasil e em Santa Catarina, com uma análise aprofundada sobre uma Micro e Pequena empresa da região da Grande Florianópolis. Visando auxiliar no seu processo de exportação, utiliza-se da ferramenta benchmarking, tomando com base a literatura, estudos e teorias sobre a internacionalização, através de pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, por meio de entrevista com análise qualitativa. A aplicação do benchmarking neste trabalho aponta as principais ações que podem ser tomadas para obter sucesso no empreendimento, mediante análise de propostas de desenvolvimento e aprimoramento das atividades da empresa para sua inserção no mercado externo. O resultado desta pesquisa atesta que as informações adquiridas nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, juntamente com a utilização da ferramenta proposta, são aplicáveis ao anseio de internacionalização da micro e pequena empresa Aroma da Terra, foco do estudoThe company¿s internationalization search has become even more applicable to follow the requirements of a globalized market, aiming to being the best in the competitive market. This paper aims to identify the steps that can be applied to the Aroma da Terra¿s business for its internationalization process, showing an overview of the cosmetics industry in Brazil, with a deeply analysis in a micro and small business in Grande Florianópolis, located in the state of Santa Catarina. The paper is based in studies about internationalization, through descriptive, documental and bibliographical research, and aims to assist in the export process, for this process it is used the benchmarking tool. Based on analysis of the action plan, which was developed to improve the company¿s activities for insertion in foreign arkets, in this paper, the benchmarking application points out the main action that should be taken to succeed in development. The result of this research confirms that the entire information acquired in the theoretical concepts presented in the grounds along the utilization of the proposal are applicable tool to internationalization yearning of micro business called Aroma da Terra, which is the focus of this studyRoecker, RejaneMadeira, Thyrcia Peplau Gagliardi2016-11-30T15:04:53Z2020-11-29T05:00:32Z2016-11-30T15:04:53Z2020-11-29T05:00:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf2093https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10610Relações Internacionais  - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:41:46Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10610Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:41:46Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
title Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
spellingShingle Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
Madeira, Thyrcia Peplau Gagliardi
Relações internacionais
Pequenas e médias empresas - Exportação
Relações econômicas internacionais
Benchmarking (Administração)
Cosméticos - Indústria
title_short Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
title_full Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
title_fullStr Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
title_full_unstemmed Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
title_sort Internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE's) aplicando a técnica de benchmarking
author Madeira, Thyrcia Peplau Gagliardi
author_facet Madeira, Thyrcia Peplau Gagliardi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roecker, Rejane
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Thyrcia Peplau Gagliardi
dc.subject.por.fl_str_mv Relações internacionais
Pequenas e médias empresas - Exportação
Relações econômicas internacionais
Benchmarking (Administração)
Cosméticos - Indústria
topic Relações internacionais
Pequenas e médias empresas - Exportação
Relações econômicas internacionais
Benchmarking (Administração)
Cosméticos - Indústria
description A busca da internacionalização pelas empresas têm se tornado cada vez mais relevante para acompanhar as exigências de um mercado globalizado, objetivando obter destaque diante da concorrência. O presente trabalho tem como objetivo identificar as etapas que podem ser aplicadas à empresa Aroma da Terra para seu processo de internacionalização e, para tanto, apresenta um panorama do setor de cosméticos no Brasil e em Santa Catarina, com uma análise aprofundada sobre uma Micro e Pequena empresa da região da Grande Florianópolis. Visando auxiliar no seu processo de exportação, utiliza-se da ferramenta benchmarking, tomando com base a literatura, estudos e teorias sobre a internacionalização, através de pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, por meio de entrevista com análise qualitativa. A aplicação do benchmarking neste trabalho aponta as principais ações que podem ser tomadas para obter sucesso no empreendimento, mediante análise de propostas de desenvolvimento e aprimoramento das atividades da empresa para sua inserção no mercado externo. O resultado desta pesquisa atesta que as informações adquiridas nos conceitos apresentados na fundamentação teórica, juntamente com a utilização da ferramenta proposta, são aplicáveis ao anseio de internacionalização da micro e pequena empresa Aroma da Terra, foco do estudo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-11-30T15:04:53Z
2016-11-30T15:04:53Z
2020-11-29T05:00:32Z
2020-11-29T05:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2093
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10610
identifier_str_mv 2093
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relações Internacionais  - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860489617408