A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaeli, Jessica Fernanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14247
Resumo: O presente trabalho tem como tema verificar a possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados como tal pela União. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos como, os institutos da posse e da propriedade, a usucapião como forma originária de aquisição da propriedade imóvel e os terrenos de marinha. Acerca do referido tema, a pesquisa com base nos entendimentos doutrinários e legais, que são os alicerces deste trabalho monográfico. Para a elaboração da pesquisa utiliza-se o método de abordagem dedutivo, partindo dos institutos da posse e da propriedade para alcançar a resposta do problema que é verificar a possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados como tal pela União. A natureza da pesquisa é qualitativa, tendo o método de procedimento o monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que a forma pela qual tais institutos podem ser aplicados, em especial o da usucapião, em face da União no que concerne às áreas que corresponderiam aos terrenos de marinha, mas que ainda não passaram por processo demarcatório por omissão administrativa, bem como suas consequências para a administração pública e para o particular que estará apto ao requerimento, na medida em que não ocorreu a incorporação do bem ao patrimônio público. Ao fim, vale ressaltar a precariedade da demarcação dos terrenos de marinha pela União, e com isso contemplar a possibilidade de usucapi-los.
id Ânima_766ad3d7646bd3c91e5a1291513b5943
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14247
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela UniãoPossePropriedadeTerrenos de MarinhaUsucapiãoO presente trabalho tem como tema verificar a possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados como tal pela União. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos como, os institutos da posse e da propriedade, a usucapião como forma originária de aquisição da propriedade imóvel e os terrenos de marinha. Acerca do referido tema, a pesquisa com base nos entendimentos doutrinários e legais, que são os alicerces deste trabalho monográfico. Para a elaboração da pesquisa utiliza-se o método de abordagem dedutivo, partindo dos institutos da posse e da propriedade para alcançar a resposta do problema que é verificar a possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados como tal pela União. A natureza da pesquisa é qualitativa, tendo o método de procedimento o monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que a forma pela qual tais institutos podem ser aplicados, em especial o da usucapião, em face da União no que concerne às áreas que corresponderiam aos terrenos de marinha, mas que ainda não passaram por processo demarcatório por omissão administrativa, bem como suas consequências para a administração pública e para o particular que estará apto ao requerimento, na medida em que não ocorreu a incorporação do bem ao patrimônio público. Ao fim, vale ressaltar a precariedade da demarcação dos terrenos de marinha pela União, e com isso contemplar a possibilidade de usucapi-los.Schveitzer, Deisi CristiniRafaeli, Jessica Fernanda2021-07-09T21:24:55Z2021-07-09T21:24:55Z2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14247FlorianópolisAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-16T07:17:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14247Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-16T07:17:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
title A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
spellingShingle A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
Rafaeli, Jessica Fernanda
Posse
Propriedade
Terrenos de Marinha
Usucapião
title_short A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
title_full A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
title_fullStr A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
title_full_unstemmed A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
title_sort A possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados pela União
author Rafaeli, Jessica Fernanda
author_facet Rafaeli, Jessica Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schveitzer, Deisi Cristini
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaeli, Jessica Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Posse
Propriedade
Terrenos de Marinha
Usucapião
topic Posse
Propriedade
Terrenos de Marinha
Usucapião
description O presente trabalho tem como tema verificar a possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados como tal pela União. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos como, os institutos da posse e da propriedade, a usucapião como forma originária de aquisição da propriedade imóvel e os terrenos de marinha. Acerca do referido tema, a pesquisa com base nos entendimentos doutrinários e legais, que são os alicerces deste trabalho monográfico. Para a elaboração da pesquisa utiliza-se o método de abordagem dedutivo, partindo dos institutos da posse e da propriedade para alcançar a resposta do problema que é verificar a possibilidade da usucapião de terrenos de marinha não demarcados como tal pela União. A natureza da pesquisa é qualitativa, tendo o método de procedimento o monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que a forma pela qual tais institutos podem ser aplicados, em especial o da usucapião, em face da União no que concerne às áreas que corresponderiam aos terrenos de marinha, mas que ainda não passaram por processo demarcatório por omissão administrativa, bem como suas consequências para a administração pública e para o particular que estará apto ao requerimento, na medida em que não ocorreu a incorporação do bem ao patrimônio público. Ao fim, vale ressaltar a precariedade da demarcação dos terrenos de marinha pela União, e com isso contemplar a possibilidade de usucapi-los.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T21:24:55Z
2021-07-09T21:24:55Z
2021-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14247
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415799154212864