A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo, Letícia Benvenuti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10285
Resumo: Tendo em vista o papel central e a importância dos professores na sociedade, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão desta categoria profissional, promovendo uma articulação entre dois conceitos distintos, a saber: Crença de autoeficácia e Identidade Profissional. A crença de autoeficácia refere-se à percepção da pessoa sobre sua capacidade para exercer determinada atividade, enquanto que a identidade profissional é entendida como a forma como a pessoa se percebe e é percebida nos seus aspectos profissionais. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a relação entre a crença de autoeficácia e a identidade profissional de professores do ensino médio. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa de delineamento estudo de caso e de objetivo exploratório. Foram realizados oito estudos de caso com professores do ensino médio, sendo quatro deles professores de uma escola pública e quatro de uma escola particular da Grande Florianópolis. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizou-se uma Escala de Autoeficácia Docente para seleção dos professores e entrevista semi-estruturada com os oito participantes escolhidos. Foram entrevistados os dois professores com maior crença de autoeficácia e os dois que apresentaram menor crença de autoeficácia docente de cada escola. Dos quatro professores selecionados da escola pública, dois são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Na escola particular, três participantes são homens e uma é mulher. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para sistematização dos dados coletados. As categorias foram organizadas com base nos dois constructos centrais do trabalho: autoeficácia e identidade profissional. Foi possível perceber que os oito professores estudados se identificam com sua profissão e se percebem capazes de ensinar. A partir desse estudo exploratório, propõe-se que a crença de autoeficácia docente pode ser um dos elementos que participa do contínuo processo de construção da identidade profissional dos professores estudados
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