A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10285 |
Resumo: | Tendo em vista o papel central e a importância dos professores na sociedade, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão desta categoria profissional, promovendo uma articulação entre dois conceitos distintos, a saber: Crença de autoeficácia e Identidade Profissional. A crença de autoeficácia refere-se à percepção da pessoa sobre sua capacidade para exercer determinada atividade, enquanto que a identidade profissional é entendida como a forma como a pessoa se percebe e é percebida nos seus aspectos profissionais. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a relação entre a crença de autoeficácia e a identidade profissional de professores do ensino médio. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa de delineamento estudo de caso e de objetivo exploratório. Foram realizados oito estudos de caso com professores do ensino médio, sendo quatro deles professores de uma escola pública e quatro de uma escola particular da Grande Florianópolis. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizou-se uma Escala de Autoeficácia Docente para seleção dos professores e entrevista semi-estruturada com os oito participantes escolhidos. Foram entrevistados os dois professores com maior crença de autoeficácia e os dois que apresentaram menor crença de autoeficácia docente de cada escola. Dos quatro professores selecionados da escola pública, dois são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Na escola particular, três participantes são homens e uma é mulher. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para sistematização dos dados coletados. As categorias foram organizadas com base nos dois constructos centrais do trabalho: autoeficácia e identidade profissional. Foi possível perceber que os oito professores estudados se identificam com sua profissão e se percebem capazes de ensinar. A partir desse estudo exploratório, propõe-se que a crença de autoeficácia docente pode ser um dos elementos que participa do contínuo processo de construção da identidade profissional dos professores estudados |
id |
Ânima_7b7642d0ad227d69271d8a08e70df7f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10285 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professorPsicologiaPsicologia escolarProfessoresIdentidade (Psicologia)Tendo em vista o papel central e a importância dos professores na sociedade, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão desta categoria profissional, promovendo uma articulação entre dois conceitos distintos, a saber: Crença de autoeficácia e Identidade Profissional. A crença de autoeficácia refere-se à percepção da pessoa sobre sua capacidade para exercer determinada atividade, enquanto que a identidade profissional é entendida como a forma como a pessoa se percebe e é percebida nos seus aspectos profissionais. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a relação entre a crença de autoeficácia e a identidade profissional de professores do ensino médio. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa de delineamento estudo de caso e de objetivo exploratório. Foram realizados oito estudos de caso com professores do ensino médio, sendo quatro deles professores de uma escola pública e quatro de uma escola particular da Grande Florianópolis. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizou-se uma Escala de Autoeficácia Docente para seleção dos professores e entrevista semi-estruturada com os oito participantes escolhidos. Foram entrevistados os dois professores com maior crença de autoeficácia e os dois que apresentaram menor crença de autoeficácia docente de cada escola. Dos quatro professores selecionados da escola pública, dois são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Na escola particular, três participantes são homens e uma é mulher. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para sistematização dos dados coletados. As categorias foram organizadas com base nos dois constructos centrais do trabalho: autoeficácia e identidade profissional. Foi possível perceber que os oito professores estudados se identificam com sua profissão e se percebem capazes de ensinar. A partir desse estudo exploratório, propõe-se que a crença de autoeficácia docente pode ser um dos elementos que participa do contínuo processo de construção da identidade profissional dos professores estudadosLuna, Iúri NovaesCastelo, Letícia Benvenuti2016-11-30T15:03:40Z2020-11-29T04:18:59Z2016-11-30T15:03:40Z2020-11-29T04:18:59Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf614https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10285Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:58:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10285Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:58:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
title |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
spellingShingle |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor Castelo, Letícia Benvenuti Psicologia Psicologia escolar Professores Identidade (Psicologia) |
title_short |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
title_full |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
title_fullStr |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
title_full_unstemmed |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
title_sort |
A crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professor |
author |
Castelo, Letícia Benvenuti |
author_facet |
Castelo, Letícia Benvenuti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luna, Iúri Novaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelo, Letícia Benvenuti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia escolar Professores Identidade (Psicologia) |
topic |
Psicologia Psicologia escolar Professores Identidade (Psicologia) |
description |
Tendo em vista o papel central e a importância dos professores na sociedade, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão desta categoria profissional, promovendo uma articulação entre dois conceitos distintos, a saber: Crença de autoeficácia e Identidade Profissional. A crença de autoeficácia refere-se à percepção da pessoa sobre sua capacidade para exercer determinada atividade, enquanto que a identidade profissional é entendida como a forma como a pessoa se percebe e é percebida nos seus aspectos profissionais. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a relação entre a crença de autoeficácia e a identidade profissional de professores do ensino médio. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa de delineamento estudo de caso e de objetivo exploratório. Foram realizados oito estudos de caso com professores do ensino médio, sendo quatro deles professores de uma escola pública e quatro de uma escola particular da Grande Florianópolis. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizou-se uma Escala de Autoeficácia Docente para seleção dos professores e entrevista semi-estruturada com os oito participantes escolhidos. Foram entrevistados os dois professores com maior crença de autoeficácia e os dois que apresentaram menor crença de autoeficácia docente de cada escola. Dos quatro professores selecionados da escola pública, dois são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Na escola particular, três participantes são homens e uma é mulher. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para sistematização dos dados coletados. As categorias foram organizadas com base nos dois constructos centrais do trabalho: autoeficácia e identidade profissional. Foi possível perceber que os oito professores estudados se identificam com sua profissão e se percebem capazes de ensinar. A partir desse estudo exploratório, propõe-se que a crença de autoeficácia docente pode ser um dos elementos que participa do contínuo processo de construção da identidade profissional dos professores estudados |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-11-30T15:03:40Z 2016-11-30T15:03:40Z 2020-11-29T04:18:59Z 2020-11-29T04:18:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
614 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10285 |
identifier_str_mv |
614 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415841574354944 |