Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brodt, Bianca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15685
Resumo: Como objeto de pesquisa, a socioeducação é apresentada como método sancionatório na responsabilização de adolescentes em conflito com a Lei, ao reger a execução de medidas socioeducativas através dos dispositivos constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei 12.594/2012). Diante da tríplice responsabilidade do Estado, família, e sociedade em geral no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a reintegração social do jovem, constata-se que o sistema socioeducativo nem sempre é capaz de, por si só, cumprir com os objetivos almejados no cumprimento de medidas socioeducativas, quais sejam – a responsabilização, a integração social, e a desaprovação da conduta infracional. A Justiça Restaurativa surge como novo paradigma na responsabilização diferenciada de adolescentes aos quais se atribuem a prática de atos infracionais, propondo atuar de modo complementar e auxiliar ao modelo sistematizado típico da justiça criminal, através de medidas restaurativas de cunho pedagógico na resolução de conflitos. Apesar da Lei do SINASE conter em seu texto linguagem restauradora, ao dispor sobre a prevalência de práticas restaurativas e de autocomposição, ainda há um longo caminho a ser percorrido para construção de um modelo de justiça socioeducativa mais restaurador e pedagógico, tendo como objetivo proposto pelo presente trabalho delimitar a afinidade entre o sistema socioeducativo e a Justiça Restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a Lei. Como metodologia de pesquisa utilizada foi adotado o método dedutivo, com pesquisa bibiliográfica para o desenvolvimento do trabalho na doutrina, artigos, dissertações e na legislação afeta ao tema.
id Ânima_7e31d33de1613993d319fbcefeed5890
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15685
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a leiSocioeducaçãoJustiça RestaurativaParadigmaComo objeto de pesquisa, a socioeducação é apresentada como método sancionatório na responsabilização de adolescentes em conflito com a Lei, ao reger a execução de medidas socioeducativas através dos dispositivos constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei 12.594/2012). Diante da tríplice responsabilidade do Estado, família, e sociedade em geral no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a reintegração social do jovem, constata-se que o sistema socioeducativo nem sempre é capaz de, por si só, cumprir com os objetivos almejados no cumprimento de medidas socioeducativas, quais sejam – a responsabilização, a integração social, e a desaprovação da conduta infracional. A Justiça Restaurativa surge como novo paradigma na responsabilização diferenciada de adolescentes aos quais se atribuem a prática de atos infracionais, propondo atuar de modo complementar e auxiliar ao modelo sistematizado típico da justiça criminal, através de medidas restaurativas de cunho pedagógico na resolução de conflitos. Apesar da Lei do SINASE conter em seu texto linguagem restauradora, ao dispor sobre a prevalência de práticas restaurativas e de autocomposição, ainda há um longo caminho a ser percorrido para construção de um modelo de justiça socioeducativa mais restaurador e pedagógico, tendo como objetivo proposto pelo presente trabalho delimitar a afinidade entre o sistema socioeducativo e a Justiça Restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a Lei. Como metodologia de pesquisa utilizada foi adotado o método dedutivo, com pesquisa bibiliográfica para o desenvolvimento do trabalho na doutrina, artigos, dissertações e na legislação afeta ao tema.Santos, Danielle Maria Espezim dosBrodt, Bianca2020-12-16T13:14:45Z2021-08-04T16:47:28Z2020-12-16T13:14:45Z2021-08-04T16:47:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15685Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:42:51Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15685Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:42:51Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
title Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
spellingShingle Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
Brodt, Bianca
Socioeducação
Justiça Restaurativa
Paradigma
title_short Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
title_full Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
title_fullStr Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
title_full_unstemmed Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
title_sort Socioeducação e o paradigma da justiça restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a lei
author Brodt, Bianca
author_facet Brodt, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle Maria Espezim dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Brodt, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Socioeducação
Justiça Restaurativa
Paradigma
topic Socioeducação
Justiça Restaurativa
Paradigma
description Como objeto de pesquisa, a socioeducação é apresentada como método sancionatório na responsabilização de adolescentes em conflito com a Lei, ao reger a execução de medidas socioeducativas através dos dispositivos constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei 12.594/2012). Diante da tríplice responsabilidade do Estado, família, e sociedade em geral no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a reintegração social do jovem, constata-se que o sistema socioeducativo nem sempre é capaz de, por si só, cumprir com os objetivos almejados no cumprimento de medidas socioeducativas, quais sejam – a responsabilização, a integração social, e a desaprovação da conduta infracional. A Justiça Restaurativa surge como novo paradigma na responsabilização diferenciada de adolescentes aos quais se atribuem a prática de atos infracionais, propondo atuar de modo complementar e auxiliar ao modelo sistematizado típico da justiça criminal, através de medidas restaurativas de cunho pedagógico na resolução de conflitos. Apesar da Lei do SINASE conter em seu texto linguagem restauradora, ao dispor sobre a prevalência de práticas restaurativas e de autocomposição, ainda há um longo caminho a ser percorrido para construção de um modelo de justiça socioeducativa mais restaurador e pedagógico, tendo como objetivo proposto pelo presente trabalho delimitar a afinidade entre o sistema socioeducativo e a Justiça Restaurativa no atendimento ao adolescente em conflito com a Lei. Como metodologia de pesquisa utilizada foi adotado o método dedutivo, com pesquisa bibiliográfica para o desenvolvimento do trabalho na doutrina, artigos, dissertações e na legislação afeta ao tema.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T13:14:45Z
2020-12-16T13:14:45Z
2020
2021-08-04T16:47:28Z
2021-08-04T16:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15685
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415823183380480