Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berkembrock, Fabiana de Campos Firmiano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19516
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar se Pandemia da Covid-19 foi fator agravante para o aumento de casos de fraudes virtuais contra indivíduos que têm contas em instituição financeira, uma vez que houve aumento significativo de usuários nesse meio. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classificou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizadas leis, principalmente aquelas que regulamentam, em certa medida, os crimes virtuais, como o Marco Civil da Internet e a recente Lei 14155/21 sancionada em 27 de maio de 2021, entre outros documentos legais. Também serviram de base tanto para a fundamentação teórica quanto para a análise doutrinas, artigos científicos etc. Nesse sentido, esta pesquisa traz os tipos penais mais cometidos, classificações, condutas que caracterizam crimes, a obtenção de provas e as punições. Apresenta informações sobre alguns mecanismos mais utilizados para realização de fraudes e, assim, mostra algumas medidas de proteção e educação digital, para que os cidadãos, usuários desses meios, não caiam facilmente em golpes. Aponta, ainda, as responsabilidades das instituições financeiras, dos provedores de internet e da vítima, bem como possibilidades de ressarcimento. A partir da análise, foi possível verificar que, com a pandemia da Covid-19 e com as medidas de distanciamento social, os ambientes e serviços virtuais passaram a ser utilizados com maior frequência, e o cidadão ficou mais suscetível a tornar-se uma potencial vítima deste tipo de delito. E com as Instituições Financeiras, não foi diferente, atualmente a fraude bancária é o crime que mais movimenta a internet. Conseguintemente, concluiu-se que a pandemia foi um dos fatores que contribuiu significativamente para o aumento de atividades ilícitas no meio digital.
id Ânima_7f0a390ec20569ededc14b4498ae3e29
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19516
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19crimes no ambiente virtualfraudes virtuais contra instituições financeiraspandemia da covid 19crimes virtuaisO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar se Pandemia da Covid-19 foi fator agravante para o aumento de casos de fraudes virtuais contra indivíduos que têm contas em instituição financeira, uma vez que houve aumento significativo de usuários nesse meio. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classificou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizadas leis, principalmente aquelas que regulamentam, em certa medida, os crimes virtuais, como o Marco Civil da Internet e a recente Lei 14155/21 sancionada em 27 de maio de 2021, entre outros documentos legais. Também serviram de base tanto para a fundamentação teórica quanto para a análise doutrinas, artigos científicos etc. Nesse sentido, esta pesquisa traz os tipos penais mais cometidos, classificações, condutas que caracterizam crimes, a obtenção de provas e as punições. Apresenta informações sobre alguns mecanismos mais utilizados para realização de fraudes e, assim, mostra algumas medidas de proteção e educação digital, para que os cidadãos, usuários desses meios, não caiam facilmente em golpes. Aponta, ainda, as responsabilidades das instituições financeiras, dos provedores de internet e da vítima, bem como possibilidades de ressarcimento. A partir da análise, foi possível verificar que, com a pandemia da Covid-19 e com as medidas de distanciamento social, os ambientes e serviços virtuais passaram a ser utilizados com maior frequência, e o cidadão ficou mais suscetível a tornar-se uma potencial vítima deste tipo de delito. E com as Instituições Financeiras, não foi diferente, atualmente a fraude bancária é o crime que mais movimenta a internet. Conseguintemente, concluiu-se que a pandemia foi um dos fatores que contribuiu significativamente para o aumento de atividades ilícitas no meio digital.Selig, Cristiano de SouzaBerkembrock, Fabiana de Campos Firmiano2021-12-16T19:00:19Z2021-12-16T19:00:19Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis98application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19516Tubarão SCAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T19:00:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19516Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T19:00:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
title Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
spellingShingle Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
Berkembrock, Fabiana de Campos Firmiano
crimes no ambiente virtual
fraudes virtuais contra instituições financeiras
pandemia da covid 19
crimes virtuais
title_short Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
title_full Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
title_fullStr Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
title_full_unstemmed Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
title_sort Crimes virtuais cometidos contra clientes de Instituições Financeiras no período da covid 19
author Berkembrock, Fabiana de Campos Firmiano
author_facet Berkembrock, Fabiana de Campos Firmiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selig, Cristiano de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Berkembrock, Fabiana de Campos Firmiano
dc.subject.por.fl_str_mv crimes no ambiente virtual
fraudes virtuais contra instituições financeiras
pandemia da covid 19
crimes virtuais
topic crimes no ambiente virtual
fraudes virtuais contra instituições financeiras
pandemia da covid 19
crimes virtuais
description O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar se Pandemia da Covid-19 foi fator agravante para o aumento de casos de fraudes virtuais contra indivíduos que têm contas em instituição financeira, uma vez que houve aumento significativo de usuários nesse meio. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classificou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizadas leis, principalmente aquelas que regulamentam, em certa medida, os crimes virtuais, como o Marco Civil da Internet e a recente Lei 14155/21 sancionada em 27 de maio de 2021, entre outros documentos legais. Também serviram de base tanto para a fundamentação teórica quanto para a análise doutrinas, artigos científicos etc. Nesse sentido, esta pesquisa traz os tipos penais mais cometidos, classificações, condutas que caracterizam crimes, a obtenção de provas e as punições. Apresenta informações sobre alguns mecanismos mais utilizados para realização de fraudes e, assim, mostra algumas medidas de proteção e educação digital, para que os cidadãos, usuários desses meios, não caiam facilmente em golpes. Aponta, ainda, as responsabilidades das instituições financeiras, dos provedores de internet e da vítima, bem como possibilidades de ressarcimento. A partir da análise, foi possível verificar que, com a pandemia da Covid-19 e com as medidas de distanciamento social, os ambientes e serviços virtuais passaram a ser utilizados com maior frequência, e o cidadão ficou mais suscetível a tornar-se uma potencial vítima deste tipo de delito. E com as Instituições Financeiras, não foi diferente, atualmente a fraude bancária é o crime que mais movimenta a internet. Conseguintemente, concluiu-se que a pandemia foi um dos fatores que contribuiu significativamente para o aumento de atividades ilícitas no meio digital.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T19:00:19Z
2021-12-16T19:00:19Z
2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19516
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415845633392640