A tributação da tecnologia de streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akashi, Brenno Stocchero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30618
Resumo: Esta monografia explorou o conflito de competência existente na tributação da tecnologia de streaming no Brasil. Inicialmente, realizaram-se breves considerações sobre os bens digitais, bem como sobre a conceituação funcionamento do streaming. Em seguida, foram revisados alguns conceitos do Direito Tributário, fundamentais para a compreensão do presente estudo, como Competência Tributária e Repartição de Competências Tributárias. Ademais, investigou-se a materialidade do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação (ICMS), assim como do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), observando os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais sobre termos como “circulação”, “mercadoria”, “operações”, “serviços de comunicação” e “serviços, a fim de identificar as possibilidades de incidência destes tributos. Na sequência, averiguou-se a possibilidade de incidência dos tributos estudados sobre a tecnologia streaming, demonstrando-se que os conceitos de “circulação”, “mercadoria”, “serviços de comunicação” e “comunicação” não podem ser abarcados pelo streaming. Por fim, concluiu-se pela impossibilidade de incidência do tributo estadual (ICMS) e municipal (ISSQN) sobre a tecnologia, restando apenas uma alternativa: a tributação pela União, por meio do exercício de sua competência residual.
id Ânima_844b662319545443a06f0e183e800668
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30618
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A tributação da tecnologia de streamingConflitoCompetênciaTributaçãoStreamingICMSMercadoriaComunicaçãoISSQNServiçoEsta monografia explorou o conflito de competência existente na tributação da tecnologia de streaming no Brasil. Inicialmente, realizaram-se breves considerações sobre os bens digitais, bem como sobre a conceituação funcionamento do streaming. Em seguida, foram revisados alguns conceitos do Direito Tributário, fundamentais para a compreensão do presente estudo, como Competência Tributária e Repartição de Competências Tributárias. Ademais, investigou-se a materialidade do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação (ICMS), assim como do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), observando os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais sobre termos como “circulação”, “mercadoria”, “operações”, “serviços de comunicação” e “serviços, a fim de identificar as possibilidades de incidência destes tributos. Na sequência, averiguou-se a possibilidade de incidência dos tributos estudados sobre a tecnologia streaming, demonstrando-se que os conceitos de “circulação”, “mercadoria”, “serviços de comunicação” e “comunicação” não podem ser abarcados pelo streaming. Por fim, concluiu-se pela impossibilidade de incidência do tributo estadual (ICMS) e municipal (ISSQN) sobre a tecnologia, restando apenas uma alternativa: a tributação pela União, por meio do exercício de sua competência residual.Dalsenter, ThiagoAkashi, Brenno Stocchero2023-01-05T11:19:56Z2023-01-05T11:19:56Z2022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30618Curitiba, PRAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-05T11:19:57Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30618Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-05T11:19:57Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tributação da tecnologia de streaming
title A tributação da tecnologia de streaming
spellingShingle A tributação da tecnologia de streaming
Akashi, Brenno Stocchero
Conflito
Competência
Tributação
Streaming
ICMS
Mercadoria
Comunicação
ISSQN
Serviço
title_short A tributação da tecnologia de streaming
title_full A tributação da tecnologia de streaming
title_fullStr A tributação da tecnologia de streaming
title_full_unstemmed A tributação da tecnologia de streaming
title_sort A tributação da tecnologia de streaming
author Akashi, Brenno Stocchero
author_facet Akashi, Brenno Stocchero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalsenter, Thiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Akashi, Brenno Stocchero
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Competência
Tributação
Streaming
ICMS
Mercadoria
Comunicação
ISSQN
Serviço
topic Conflito
Competência
Tributação
Streaming
ICMS
Mercadoria
Comunicação
ISSQN
Serviço
description Esta monografia explorou o conflito de competência existente na tributação da tecnologia de streaming no Brasil. Inicialmente, realizaram-se breves considerações sobre os bens digitais, bem como sobre a conceituação funcionamento do streaming. Em seguida, foram revisados alguns conceitos do Direito Tributário, fundamentais para a compreensão do presente estudo, como Competência Tributária e Repartição de Competências Tributárias. Ademais, investigou-se a materialidade do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação (ICMS), assim como do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), observando os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais sobre termos como “circulação”, “mercadoria”, “operações”, “serviços de comunicação” e “serviços, a fim de identificar as possibilidades de incidência destes tributos. Na sequência, averiguou-se a possibilidade de incidência dos tributos estudados sobre a tecnologia streaming, demonstrando-se que os conceitos de “circulação”, “mercadoria”, “serviços de comunicação” e “comunicação” não podem ser abarcados pelo streaming. Por fim, concluiu-se pela impossibilidade de incidência do tributo estadual (ICMS) e municipal (ISSQN) sobre a tecnologia, restando apenas uma alternativa: a tributação pela União, por meio do exercício de sua competência residual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-01-05T11:19:56Z
2023-01-05T11:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30618
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba, PR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822386462720