Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Aline Dias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kern, Eduarda Bonora, Rossato, Janine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575
Resumo: Resumo A história recente do Ensino de Sociologia no Brasil é uma trajetória multifacetada. As experiências da disciplina com outros públicos e espaços, além do Ensino Médio, contribuem para fortalecê-la enquanto matéria escolar, pois essa diversidade favorece o enriquecimento didático da Sociologia nas escolas. Por exemplo, a inserção nas Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental provoca discussões sobre as estratégias metodológicas, os materiais didáticos, o currículo e as concepções teóricas específicas para esse público. O trabalho é um esforço de sistematizar e organizar a história sobre a implementação da disciplina na rede municipal de São Leopoldo/RS para formar um registro histórico local. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo com outras experiências similares e fortalecer a Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Esse resgate se embasa na análise de documentos e registros de eventos assim como reflexões e trocas entre docentes da rede. Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Ensino Fundamental. Educação Básica. Experiência Docente. Professores de Sociologia. Abstract The recent history of teaching Sociology in Brazil is a multifaceted path. The discipline experiencies with other publics and spaces, beyond High School, contributes to strength Sociology as school subject, because this diversity promotes educational enrichment to Sociology in schools. For example, the existance in Elementary School (6º to 9º grade) causes discussions about methodological strategies, teaching materials, curriculum and theorical concepts for this age. The work is a effort to systematize and organize information about implementation of Sociology in São Leopoldo/RS as a local history. Therefore, making a picture of this reality to conect with other similar experiencies and strength Sociology as school subject in Elementary School. An essay organized from document analysis and event records also exchanges between teachers. Key Words: Teaching Sociology. Elementary School. Public Education. Teaching Experience. Sociology Teacher's.
id GPCS-1_a90254d694d898a3828e70f07189a5e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/575
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RSEnsino de SociologiaEnsino FundamentalEducação BásicaResumo A história recente do Ensino de Sociologia no Brasil é uma trajetória multifacetada. As experiências da disciplina com outros públicos e espaços, além do Ensino Médio, contribuem para fortalecê-la enquanto matéria escolar, pois essa diversidade favorece o enriquecimento didático da Sociologia nas escolas. Por exemplo, a inserção nas Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental provoca discussões sobre as estratégias metodológicas, os materiais didáticos, o currículo e as concepções teóricas específicas para esse público. O trabalho é um esforço de sistematizar e organizar a história sobre a implementação da disciplina na rede municipal de São Leopoldo/RS para formar um registro histórico local. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo com outras experiências similares e fortalecer a Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Esse resgate se embasa na análise de documentos e registros de eventos assim como reflexões e trocas entre docentes da rede. Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Ensino Fundamental. Educação Básica. Experiência Docente. Professores de Sociologia. Abstract The recent history of teaching Sociology in Brazil is a multifaceted path. The discipline experiencies with other publics and spaces, beyond High School, contributes to strength Sociology as school subject, because this diversity promotes educational enrichment to Sociology in schools. For example, the existance in Elementary School (6º to 9º grade) causes discussions about methodological strategies, teaching materials, curriculum and theorical concepts for this age. The work is a effort to systematize and organize information about implementation of Sociology in São Leopoldo/RS as a local history. Therefore, making a picture of this reality to conect with other similar experiencies and strength Sociology as school subject in Elementary School. An essay organized from document analysis and event records also exchanges between teachers. Key Words: Teaching Sociology. Elementary School. Public Education. Teaching Experience. Sociology Teacher's.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 1 (2016): Jan./Abr.2016; 147-1682317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575/pdfPossamai, Aline DiasKern, Eduarda BonoraRossato, Janineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/575Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
title Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
spellingShingle Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
Possamai, Aline Dias
Ensino de Sociologia
Ensino Fundamental
Educação Básica
title_short Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
title_full Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
title_fullStr Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
title_full_unstemmed Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
title_sort Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
author Possamai, Aline Dias
author_facet Possamai, Aline Dias
Kern, Eduarda Bonora
Rossato, Janine
author_role author
author2 Kern, Eduarda Bonora
Rossato, Janine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Aline Dias
Kern, Eduarda Bonora
Rossato, Janine
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Ensino Fundamental
Educação Básica
topic Ensino de Sociologia
Ensino Fundamental
Educação Básica
description Resumo A história recente do Ensino de Sociologia no Brasil é uma trajetória multifacetada. As experiências da disciplina com outros públicos e espaços, além do Ensino Médio, contribuem para fortalecê-la enquanto matéria escolar, pois essa diversidade favorece o enriquecimento didático da Sociologia nas escolas. Por exemplo, a inserção nas Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental provoca discussões sobre as estratégias metodológicas, os materiais didáticos, o currículo e as concepções teóricas específicas para esse público. O trabalho é um esforço de sistematizar e organizar a história sobre a implementação da disciplina na rede municipal de São Leopoldo/RS para formar um registro histórico local. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo com outras experiências similares e fortalecer a Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Esse resgate se embasa na análise de documentos e registros de eventos assim como reflexões e trocas entre docentes da rede. Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Ensino Fundamental. Educação Básica. Experiência Docente. Professores de Sociologia. Abstract The recent history of teaching Sociology in Brazil is a multifaceted path. The discipline experiencies with other publics and spaces, beyond High School, contributes to strength Sociology as school subject, because this diversity promotes educational enrichment to Sociology in schools. For example, the existance in Elementary School (6º to 9º grade) causes discussions about methodological strategies, teaching materials, curriculum and theorical concepts for this age. The work is a effort to systematize and organize information about implementation of Sociology in São Leopoldo/RS as a local history. Therefore, making a picture of this reality to conect with other similar experiencies and strength Sociology as school subject in Elementary School. An essay organized from document analysis and event records also exchanges between teachers. Key Words: Teaching Sociology. Elementary School. Public Education. Teaching Experience. Sociology Teacher's.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 1 (2016): Jan./Abr.2016; 147-168
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644958433280