Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575 |
Resumo: | Resumo A história recente do Ensino de Sociologia no Brasil é uma trajetória multifacetada. As experiências da disciplina com outros públicos e espaços, além do Ensino Médio, contribuem para fortalecê-la enquanto matéria escolar, pois essa diversidade favorece o enriquecimento didático da Sociologia nas escolas. Por exemplo, a inserção nas Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental provoca discussões sobre as estratégias metodológicas, os materiais didáticos, o currículo e as concepções teóricas específicas para esse público. O trabalho é um esforço de sistematizar e organizar a história sobre a implementação da disciplina na rede municipal de São Leopoldo/RS para formar um registro histórico local. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo com outras experiências similares e fortalecer a Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Esse resgate se embasa na análise de documentos e registros de eventos assim como reflexões e trocas entre docentes da rede. Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Ensino Fundamental. Educação Básica. Experiência Docente. Professores de Sociologia. Abstract The recent history of teaching Sociology in Brazil is a multifaceted path. The discipline experiencies with other publics and spaces, beyond High School, contributes to strength Sociology as school subject, because this diversity promotes educational enrichment to Sociology in schools. For example, the existance in Elementary School (6º to 9º grade) causes discussions about methodological strategies, teaching materials, curriculum and theorical concepts for this age. The work is a effort to systematize and organize information about implementation of Sociology in São Leopoldo/RS as a local history. Therefore, making a picture of this reality to conect with other similar experiencies and strength Sociology as school subject in Elementary School. An essay organized from document analysis and event records also exchanges between teachers. Key Words: Teaching Sociology. Elementary School. Public Education. Teaching Experience. Sociology Teacher's. |
id |
GPCS-1_a90254d694d898a3828e70f07189a5e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/575 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RSEnsino de SociologiaEnsino FundamentalEducação BásicaResumo A história recente do Ensino de Sociologia no Brasil é uma trajetória multifacetada. As experiências da disciplina com outros públicos e espaços, além do Ensino Médio, contribuem para fortalecê-la enquanto matéria escolar, pois essa diversidade favorece o enriquecimento didático da Sociologia nas escolas. Por exemplo, a inserção nas Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental provoca discussões sobre as estratégias metodológicas, os materiais didáticos, o currículo e as concepções teóricas específicas para esse público. O trabalho é um esforço de sistematizar e organizar a história sobre a implementação da disciplina na rede municipal de São Leopoldo/RS para formar um registro histórico local. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo com outras experiências similares e fortalecer a Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Esse resgate se embasa na análise de documentos e registros de eventos assim como reflexões e trocas entre docentes da rede. Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Ensino Fundamental. Educação Básica. Experiência Docente. Professores de Sociologia. Abstract The recent history of teaching Sociology in Brazil is a multifaceted path. The discipline experiencies with other publics and spaces, beyond High School, contributes to strength Sociology as school subject, because this diversity promotes educational enrichment to Sociology in schools. For example, the existance in Elementary School (6º to 9º grade) causes discussions about methodological strategies, teaching materials, curriculum and theorical concepts for this age. The work is a effort to systematize and organize information about implementation of Sociology in São Leopoldo/RS as a local history. Therefore, making a picture of this reality to conect with other similar experiencies and strength Sociology as school subject in Elementary School. An essay organized from document analysis and event records also exchanges between teachers. Key Words: Teaching Sociology. Elementary School. Public Education. Teaching Experience. Sociology Teacher's.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 1 (2016): Jan./Abr.2016; 147-1682317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575/pdfPossamai, Aline DiasKern, Eduarda BonoraRossato, Janineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/575Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
title |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
spellingShingle |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS Possamai, Aline Dias Ensino de Sociologia Ensino Fundamental Educação Básica |
title_short |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
title_full |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
title_fullStr |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
title_full_unstemmed |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
title_sort |
Sociologia no Ensino Fundamental: a implementação e experiências docentes da rede municipal de São Leopoldo/RS |
author |
Possamai, Aline Dias |
author_facet |
Possamai, Aline Dias Kern, Eduarda Bonora Rossato, Janine |
author_role |
author |
author2 |
Kern, Eduarda Bonora Rossato, Janine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possamai, Aline Dias Kern, Eduarda Bonora Rossato, Janine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Ensino Fundamental Educação Básica |
topic |
Ensino de Sociologia Ensino Fundamental Educação Básica |
description |
Resumo A história recente do Ensino de Sociologia no Brasil é uma trajetória multifacetada. As experiências da disciplina com outros públicos e espaços, além do Ensino Médio, contribuem para fortalecê-la enquanto matéria escolar, pois essa diversidade favorece o enriquecimento didático da Sociologia nas escolas. Por exemplo, a inserção nas Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental provoca discussões sobre as estratégias metodológicas, os materiais didáticos, o currículo e as concepções teóricas específicas para esse público. O trabalho é um esforço de sistematizar e organizar a história sobre a implementação da disciplina na rede municipal de São Leopoldo/RS para formar um registro histórico local. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo com outras experiências similares e fortalecer a Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Esse resgate se embasa na análise de documentos e registros de eventos assim como reflexões e trocas entre docentes da rede. Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Ensino Fundamental. Educação Básica. Experiência Docente. Professores de Sociologia. Abstract The recent history of teaching Sociology in Brazil is a multifaceted path. The discipline experiencies with other publics and spaces, beyond High School, contributes to strength Sociology as school subject, because this diversity promotes educational enrichment to Sociology in schools. For example, the existance in Elementary School (6º to 9º grade) causes discussions about methodological strategies, teaching materials, curriculum and theorical concepts for this age. The work is a effort to systematize and organize information about implementation of Sociology in São Leopoldo/RS as a local history. Therefore, making a picture of this reality to conect with other similar experiencies and strength Sociology as school subject in Elementary School. An essay organized from document analysis and event records also exchanges between teachers. Key Words: Teaching Sociology. Elementary School. Public Education. Teaching Experience. Sociology Teacher's. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/575/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 1 (2016): Jan./Abr.2016; 147-168 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644958433280 |