Relevância e conciliação de metas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano, Suelen Francez Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3192
Resumo: Para ilustrar a noção de efeitos cognitivos, Wilson (2004) desenvolve no curso Pragmatic Theory um exemplo no qual alguém está em dúvida se pega o ônibus para participar de uma conferência num contexto cognitivo formado por três suposições: (1) ¿Eu (provavelmente) pegarei o ônibus¿; (2) ¿Se eu pegar o ônibus, eu participarei da conferência¿; e (3) ¿Se eu não pegar o ônibus, eu perderei a conferência¿. Sua modelação, contudo, apresenta problemas lógicos de omissão do tratamento da suposição contrária tanto na versão positiva, quando a pessoa pega o ônibus, quanto na versão negativa, quando a pessoa perde o ônibus; e empíricos, dado que a pessoa fica fadada a não ir à conferência caso não pegue o ônibus. Nesta dissertação, exploramos alternativas descritivas e explanatórias para esse exemplo. Do ponto de vista lógico dedutivo, concluímos que o operador bicondicional adéqua-se ao caso sem os inconvenientes da modelação condicional, porém, além de pressupor a equivalência de causa e efeito, redunda empiricamente na mesma consecução radical daquela modelação. Diante desse cenário, consideramos a abordagem da Conciliação de Metas de Rauen (2013, 2014a). Nessa abordagem, a conclusão (meta) filtra a emergência abdutiva da hipótese bicondicional adequada ao cenário, bem como governa a emergência de hipóteses abdutivas alternativas no caso em que a pessoa verifica que não pode pegar o ônibus, mas mantém a meta de ir à conferência.
id Ânima_8acfbf6021de9ee14fdfd4dd9f94a470
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3192
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Relevância e conciliação de metasLingüísticaPragmáticaRelevânciaCogniçãoPara ilustrar a noção de efeitos cognitivos, Wilson (2004) desenvolve no curso Pragmatic Theory um exemplo no qual alguém está em dúvida se pega o ônibus para participar de uma conferência num contexto cognitivo formado por três suposições: (1) ¿Eu (provavelmente) pegarei o ônibus¿; (2) ¿Se eu pegar o ônibus, eu participarei da conferência¿; e (3) ¿Se eu não pegar o ônibus, eu perderei a conferência¿. Sua modelação, contudo, apresenta problemas lógicos de omissão do tratamento da suposição contrária tanto na versão positiva, quando a pessoa pega o ônibus, quanto na versão negativa, quando a pessoa perde o ônibus; e empíricos, dado que a pessoa fica fadada a não ir à conferência caso não pegue o ônibus. Nesta dissertação, exploramos alternativas descritivas e explanatórias para esse exemplo. Do ponto de vista lógico dedutivo, concluímos que o operador bicondicional adéqua-se ao caso sem os inconvenientes da modelação condicional, porém, além de pressupor a equivalência de causa e efeito, redunda empiricamente na mesma consecução radical daquela modelação. Diante desse cenário, consideramos a abordagem da Conciliação de Metas de Rauen (2013, 2014a). Nessa abordagem, a conclusão (meta) filtra a emergência abdutiva da hipótese bicondicional adequada ao cenário, bem como governa a emergência de hipóteses abdutivas alternativas no caso em que a pessoa verifica que não pode pegar o ônibus, mas mantém a meta de ir à conferência.In order to illustrate the notion of cognitive effects in the course Pragmatic Theory, Wilson (2004) develops an example in which someone is in doubt whether he/she catches the bus to participate in a lecture in a cognitive context formed by three assumptions: (1) ¿I'll (probably) catch the bus,¿ (2) ¿If I catch the bus, I'll get to the lecture,¿ and (3) ¿If I don¿t catch the bus, I'll miss the lecture.¿ Her modeling, however, presents logical problems of omission of contrary assumption in both the positive version, when the person catches the bus, and the negative version, when the person misses the bus; and empirical problems, given that the person does not go to the lecture if he/she does not catch the bus. In this study, we explore descriptive and explanatory alternatives for this example. From the point of view of deductive logic, we conclude that the biconditional operator solves the problem without the weaknesses of a conditional modeling, although this modeling presupposes the equivalence of cause and effect, and empirically yields the same Wilson¿s radical achievement. Given this scenario, we consider Rauen¿s (2013, 2014a) Goal Conciliation Theory approach, in which the conclusion (goal) filters the emergence of an appropriate biconditional abductive hypothesis, and governs the emergence of alternative abductive hypotheses in cases in which the person does not catch the bus, but keeps the goal of going to the lecture.Rauen, Fábio JoséLuciano, Suelen Francez Machado2016-11-30T14:52:47Z2020-11-26T21:10:58Z2016-11-30T14:52:47Z2020-11-26T21:10:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1518https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3192info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:50:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3192Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:50:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relevância e conciliação de metas
title Relevância e conciliação de metas
spellingShingle Relevância e conciliação de metas
Luciano, Suelen Francez Machado
Lingüística
Pragmática
Relevância
Cognição
title_short Relevância e conciliação de metas
title_full Relevância e conciliação de metas
title_fullStr Relevância e conciliação de metas
title_full_unstemmed Relevância e conciliação de metas
title_sort Relevância e conciliação de metas
author Luciano, Suelen Francez Machado
author_facet Luciano, Suelen Francez Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano, Suelen Francez Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Pragmática
Relevância
Cognição
topic Lingüística
Pragmática
Relevância
Cognição
description Para ilustrar a noção de efeitos cognitivos, Wilson (2004) desenvolve no curso Pragmatic Theory um exemplo no qual alguém está em dúvida se pega o ônibus para participar de uma conferência num contexto cognitivo formado por três suposições: (1) ¿Eu (provavelmente) pegarei o ônibus¿; (2) ¿Se eu pegar o ônibus, eu participarei da conferência¿; e (3) ¿Se eu não pegar o ônibus, eu perderei a conferência¿. Sua modelação, contudo, apresenta problemas lógicos de omissão do tratamento da suposição contrária tanto na versão positiva, quando a pessoa pega o ônibus, quanto na versão negativa, quando a pessoa perde o ônibus; e empíricos, dado que a pessoa fica fadada a não ir à conferência caso não pegue o ônibus. Nesta dissertação, exploramos alternativas descritivas e explanatórias para esse exemplo. Do ponto de vista lógico dedutivo, concluímos que o operador bicondicional adéqua-se ao caso sem os inconvenientes da modelação condicional, porém, além de pressupor a equivalência de causa e efeito, redunda empiricamente na mesma consecução radical daquela modelação. Diante desse cenário, consideramos a abordagem da Conciliação de Metas de Rauen (2013, 2014a). Nessa abordagem, a conclusão (meta) filtra a emergência abdutiva da hipótese bicondicional adequada ao cenário, bem como governa a emergência de hipóteses abdutivas alternativas no caso em que a pessoa verifica que não pode pegar o ônibus, mas mantém a meta de ir à conferência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-11-30T14:52:47Z
2016-11-30T14:52:47Z
2020-11-26T21:10:58Z
2020-11-26T21:10:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1518
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3192
identifier_str_mv 1518
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415818200547328