Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marino, Amanda Natieli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6536
Resumo: O presente trabalho versa sobre a guarda compartilhada como forma de prevenção à alienação parental. Sendo os principais conceitos tratados em torno do tema família, trazendo uma apresentação histórica e de evolução, estudando seus princípios e conflitos, o poder familiar e a guarda. Apresenta-se, também, o instituto da alienação parental, seu conceito e características, os sujeitos e a história jurídica desta, fazendo uma análise da Lei da Alienação Parental, e a possibilidade da guarda compartilhada como um método de prevenção à prática da alienação parental, seguindo análise de casos específicos de alienação, ante o divórcio ou separação dos genitores. Em especial, busca-se apresentar a alteração da Lei 13.058 de 2014 como forma de inibir os casos de alienação parental, bem como uma analisar de forma mais detalhada a Lei 12.318 de 2010. O procedimento metodológico utilizado foi o monográfico e a abordagem dedutiva, a qual consiste em especificar os casos de família visando à guarda compartilhada para chegar a casos específicos de alienação parental. A partir disso, conclui-se que a aplicação da guarda compartilhada é meio de prevenção da alienação parental, visto a necessidade da convivência do menor com ambos os genitores.
id Ânima_90cbaf48f4b87f33461ff5499272ec42
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6536
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parentalAlienação parentalGuarda compartilhadaFamíliaDivórcio e separação dos genitoresO presente trabalho versa sobre a guarda compartilhada como forma de prevenção à alienação parental. Sendo os principais conceitos tratados em torno do tema família, trazendo uma apresentação histórica e de evolução, estudando seus princípios e conflitos, o poder familiar e a guarda. Apresenta-se, também, o instituto da alienação parental, seu conceito e características, os sujeitos e a história jurídica desta, fazendo uma análise da Lei da Alienação Parental, e a possibilidade da guarda compartilhada como um método de prevenção à prática da alienação parental, seguindo análise de casos específicos de alienação, ante o divórcio ou separação dos genitores. Em especial, busca-se apresentar a alteração da Lei 13.058 de 2014 como forma de inibir os casos de alienação parental, bem como uma analisar de forma mais detalhada a Lei 12.318 de 2010. O procedimento metodológico utilizado foi o monográfico e a abordagem dedutiva, a qual consiste em especificar os casos de família visando à guarda compartilhada para chegar a casos específicos de alienação parental. A partir disso, conclui-se que a aplicação da guarda compartilhada é meio de prevenção da alienação parental, visto a necessidade da convivência do menor com ambos os genitores.Goedert, Gisele Rodrigues MartinsMarino, Amanda Natieli2017-12-05T22:14:49Z2020-11-27T04:30:36Z2017-12-05T22:14:49Z2020-11-27T04:30:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6536Direito - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:35:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6536Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:35:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
title Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
spellingShingle Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
Marino, Amanda Natieli
Alienação parental
Guarda compartilhada
Família
Divórcio e separação dos genitores
title_short Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
title_full Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
title_fullStr Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
title_full_unstemmed Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
title_sort Guarda compartilhada como meio de prevenção à alienação parental
author Marino, Amanda Natieli
author_facet Marino, Amanda Natieli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goedert, Gisele Rodrigues Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Marino, Amanda Natieli
dc.subject.por.fl_str_mv Alienação parental
Guarda compartilhada
Família
Divórcio e separação dos genitores
topic Alienação parental
Guarda compartilhada
Família
Divórcio e separação dos genitores
description O presente trabalho versa sobre a guarda compartilhada como forma de prevenção à alienação parental. Sendo os principais conceitos tratados em torno do tema família, trazendo uma apresentação histórica e de evolução, estudando seus princípios e conflitos, o poder familiar e a guarda. Apresenta-se, também, o instituto da alienação parental, seu conceito e características, os sujeitos e a história jurídica desta, fazendo uma análise da Lei da Alienação Parental, e a possibilidade da guarda compartilhada como um método de prevenção à prática da alienação parental, seguindo análise de casos específicos de alienação, ante o divórcio ou separação dos genitores. Em especial, busca-se apresentar a alteração da Lei 13.058 de 2014 como forma de inibir os casos de alienação parental, bem como uma analisar de forma mais detalhada a Lei 12.318 de 2010. O procedimento metodológico utilizado foi o monográfico e a abordagem dedutiva, a qual consiste em especificar os casos de família visando à guarda compartilhada para chegar a casos específicos de alienação parental. A partir disso, conclui-se que a aplicação da guarda compartilhada é meio de prevenção da alienação parental, visto a necessidade da convivência do menor com ambos os genitores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T22:14:49Z
2017-12-05T22:14:49Z
2017
2020-11-27T04:30:36Z
2020-11-27T04:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6536
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415813225054208