Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simiano, Silvia Cristina Possenti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6355
Resumo: A presente monografia tem o propósito de verificar se a infidelidade conjugal pode ou não gerar indenização por dano moral. Trata-se de trabalho monográfico cujo método de abordagem é o dedutivo, de natureza qualitativa e de procedimento monográfico utilizando-se como técnica de pesquisa a bibliográfica e documental, posto que são empregadas análises legislativas e materiais impressos ou virtuais, tais como doutrinas, artigos científicos, periódicos, sites e julgados. Com a técnica de pesquisa utilizada são estudados os aspectos gerais do casamento, tais como, conceito, e direitos e deveres oriundos do casamento. Aborda-se também a responsabilidade civil, como conceito, espécies e elementos para sua caracterização. Por fim, trabalha-se o dano moral oriundo do ato de infidelidade conjugal, em quais casos a jurisprudência entende que a infidelidade pode ensejar reparação civil. Com a pesquisa, conclui-se que a violação do dever de fidelidade por si só não gera um dano moral indenizável, sendo necessária a comprovação do abalo moral, a violação de um dos direitos de personalidade, a dor íntima que o ato causou. O mero aborrecimento, mágoa, desconforto e falta de amor do outro cônjuge não enseja dano moral, apenas constitui justa causa para a separação judicial.
id Ânima_94f43e1f4058507f9cb8646f40c10d05
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6355
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidadeCasamentoResponsabilidade civilInfidelidadeJurisprudênciaA presente monografia tem o propósito de verificar se a infidelidade conjugal pode ou não gerar indenização por dano moral. Trata-se de trabalho monográfico cujo método de abordagem é o dedutivo, de natureza qualitativa e de procedimento monográfico utilizando-se como técnica de pesquisa a bibliográfica e documental, posto que são empregadas análises legislativas e materiais impressos ou virtuais, tais como doutrinas, artigos científicos, periódicos, sites e julgados. Com a técnica de pesquisa utilizada são estudados os aspectos gerais do casamento, tais como, conceito, e direitos e deveres oriundos do casamento. Aborda-se também a responsabilidade civil, como conceito, espécies e elementos para sua caracterização. Por fim, trabalha-se o dano moral oriundo do ato de infidelidade conjugal, em quais casos a jurisprudência entende que a infidelidade pode ensejar reparação civil. Com a pesquisa, conclui-se que a violação do dever de fidelidade por si só não gera um dano moral indenizável, sendo necessária a comprovação do abalo moral, a violação de um dos direitos de personalidade, a dor íntima que o ato causou. O mero aborrecimento, mágoa, desconforto e falta de amor do outro cônjuge não enseja dano moral, apenas constitui justa causa para a separação judicial.Santana, Carolina Giovannini Aragão deSimiano, Silvia Cristina Possenti2019-12-11T02:36:03Z2020-11-27T04:07:49Z2019-12-11T02:36:03Z2020-11-27T04:07:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6355Direito - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:23:03Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6355Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:23:03Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
title Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
spellingShingle Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
Simiano, Silvia Cristina Possenti
Casamento
Responsabilidade civil
Infidelidade
Jurisprudência
title_short Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
title_full Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
title_fullStr Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
title_full_unstemmed Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
title_sort Responsabilidade civil no casamento por ato de infidelidade
author Simiano, Silvia Cristina Possenti
author_facet Simiano, Silvia Cristina Possenti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Carolina Giovannini Aragão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Simiano, Silvia Cristina Possenti
dc.subject.por.fl_str_mv Casamento
Responsabilidade civil
Infidelidade
Jurisprudência
topic Casamento
Responsabilidade civil
Infidelidade
Jurisprudência
description A presente monografia tem o propósito de verificar se a infidelidade conjugal pode ou não gerar indenização por dano moral. Trata-se de trabalho monográfico cujo método de abordagem é o dedutivo, de natureza qualitativa e de procedimento monográfico utilizando-se como técnica de pesquisa a bibliográfica e documental, posto que são empregadas análises legislativas e materiais impressos ou virtuais, tais como doutrinas, artigos científicos, periódicos, sites e julgados. Com a técnica de pesquisa utilizada são estudados os aspectos gerais do casamento, tais como, conceito, e direitos e deveres oriundos do casamento. Aborda-se também a responsabilidade civil, como conceito, espécies e elementos para sua caracterização. Por fim, trabalha-se o dano moral oriundo do ato de infidelidade conjugal, em quais casos a jurisprudência entende que a infidelidade pode ensejar reparação civil. Com a pesquisa, conclui-se que a violação do dever de fidelidade por si só não gera um dano moral indenizável, sendo necessária a comprovação do abalo moral, a violação de um dos direitos de personalidade, a dor íntima que o ato causou. O mero aborrecimento, mágoa, desconforto e falta de amor do outro cônjuge não enseja dano moral, apenas constitui justa causa para a separação judicial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T02:36:03Z
2019-12-11T02:36:03Z
2019
2020-11-27T04:07:49Z
2020-11-27T04:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6355
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415802445692928