Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Luíza Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Fabiana Costa de, Santos, Marina Souza, Silva, Nayara Natielen Rodrigues da, Vieira, Talyta Lorene dos Santos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial.
id Ânima_95e0c4ca9534e537c9fb5220db59fd51
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14465
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolarEducação EspecialInclusãoAtendimento Educacional EspecializadoFormação de ProfessoresEsta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial.Piva, AdrianaRocha, Ana Luíza GonçalvesAlmeida, Fabiana Costa deSantos, Marina SouzaSilva, Nayara Natielen Rodrigues daVieira, Talyta Lorene dos Santos2021-07-13T20:02:11Z2021-07-13T20:02:11Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis29 fapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465Betim - MGAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-16T07:21:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14465Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-16T07:21:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
title Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
spellingShingle Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
Rocha, Ana Luíza Gonçalves
Educação Especial
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Formação de Professores
title_short Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
title_full Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
title_fullStr Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
title_full_unstemmed Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
title_sort Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
author Rocha, Ana Luíza Gonçalves
author_facet Rocha, Ana Luíza Gonçalves
Almeida, Fabiana Costa de
Santos, Marina Souza
Silva, Nayara Natielen Rodrigues da
Vieira, Talyta Lorene dos Santos
author_role author
author2 Almeida, Fabiana Costa de
Santos, Marina Souza
Silva, Nayara Natielen Rodrigues da
Vieira, Talyta Lorene dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piva, Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Luíza Gonçalves
Almeida, Fabiana Costa de
Santos, Marina Souza
Silva, Nayara Natielen Rodrigues da
Vieira, Talyta Lorene dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Formação de Professores
topic Educação Especial
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Formação de Professores
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T20:02:11Z
2021-07-13T20:02:11Z
2021-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 f
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Betim - MG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415799229710336