Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial. |
id |
Ânima_95e0c4ca9534e537c9fb5220db59fd51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14465 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolarEducação EspecialInclusãoAtendimento Educacional EspecializadoFormação de ProfessoresEsta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial.Piva, AdrianaRocha, Ana Luíza GonçalvesAlmeida, Fabiana Costa deSantos, Marina SouzaSilva, Nayara Natielen Rodrigues daVieira, Talyta Lorene dos Santos2021-07-13T20:02:11Z2021-07-13T20:02:11Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis29 fapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465Betim - MGAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-16T07:21:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14465Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-16T07:21:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
title |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
spellingShingle |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar Rocha, Ana Luíza Gonçalves Educação Especial Inclusão Atendimento Educacional Especializado Formação de Professores |
title_short |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
title_full |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
title_fullStr |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
title_sort |
Educação especial: desafios encontrados no ambiente escolar |
author |
Rocha, Ana Luíza Gonçalves |
author_facet |
Rocha, Ana Luíza Gonçalves Almeida, Fabiana Costa de Santos, Marina Souza Silva, Nayara Natielen Rodrigues da Vieira, Talyta Lorene dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fabiana Costa de Santos, Marina Souza Silva, Nayara Natielen Rodrigues da Vieira, Talyta Lorene dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piva, Adriana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Luíza Gonçalves Almeida, Fabiana Costa de Santos, Marina Souza Silva, Nayara Natielen Rodrigues da Vieira, Talyta Lorene dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Inclusão Atendimento Educacional Especializado Formação de Professores |
topic |
Educação Especial Inclusão Atendimento Educacional Especializado Formação de Professores |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontradas no processo de inclusão na educação especial, e as ações pedagógicas utilizadas para constituição da vida social do educando. Além de analisar a história da Educação Especial e revisar as políticas públicas que orientam este ensino, buscamos também compreender os desafios da formação de professores e verificar como ocorre o atendimento educacional (AEE) especializado e seus desafios. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica apoiada em artigos acadêmicos e nas principais leis relacionadas à Educação Especial. Além disso, foi aplicado um questionário com quatro professoras do AEE, atuantes nos municípios de Betim e Contagem, em Minas Gerais. Na investigação documental selecionamos normativas legais que se referem especificamente a Educação Especial e direitos da pessoa com deficiência. A parte bibliográfica deu-se sob o enfoque no histórico da Educação Especial, formação do professor e sobre o AEE, por ser tratar do processo de escolarização da pessoa com deficiência. Verificamos que a Educação Especial por si só é um desafio e são necessárias ações conjuntas do Estado, profissionais, professores das classes regulares e professores do AEE, aluno e família para garantir de forma convicta o direito básico à educação e minimizar as barreiras e paradigmas que estão presentes no ambiente escolar, nas salas recursos e no convívio social dos sujeitos da educação especial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13T20:02:11Z 2021-07-13T20:02:11Z 2021-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
29 f application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Betim - MG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415799229710336 |