Ciclones tropicais e sua influência na navegação aérea no Atlântico Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Marcelo Pinto da Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13441
Resumo: A ocorrência de ciclones tropicais ao redor do mundo é motivo de grande preocupação para as autoridades e populações das áreas normalmente atingidas por esses tipos de tempestades. Tormentas desse tipo tem sua função na natureza, trazendo equilíbrio térmico ao planeta, pois são verdadeiras máquinas de transferência do excesso de calor das regiões tropicais do planeta em direção aos polos. Quando ocorrem em uma região como o Atlântico Norte, que possui baixa densidade demográfica, mas onde há grande volume de tráfego aéreo, podem produzir distúrbios no tráfego aéreo, além dos efeitos potencialmente catastróficos quando atingem aeródromos, como quando o furacão Andrew (Furacão é como são chamados os ciclones tropicais no Atlântico Norte) atingiu a península da Flórida em agosto de 1992 e destruiu a Base da Força Aérea dos Estados Unidos de Homestead, que teve que ser totalmente reconstruída para somente em 1994 voltar à operação como uma base da reserva da Força Aérea.O objetivo geral desta pesquisa foi explicar o que são ciclones tropicais, os fatores que levam à sua formação e detalhes sobre sua estrutura e movimento sobre os oceanos, além de mostrar o potencial que os ciclones tropicais tem em causar grandes transtornos na navegação aérea, sendo potencialmente fatais, mas com a ciência desenvolvendo métodos de previsão e monitoramento destas tempestades, trazendo as operações aéreas a um nível de segurança extremo, notadamente no Atlântico Norte. A estrutura do espaço aéreo no Atlântico Norte e espaços aéreos adjacentes também foi pesquisada, e finalmente foi mostrado como a presença dessas máquinas de transferência de calor podem impactara navegação aérea. Esta pesquisa tem caráter exploratório, com procedimento bibliográfico e documental e abordagem qualitativa.
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