Jogos -Aula: uma abordagem simples para desenvolver aulas experimentais com a ferramenta Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Diego da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15078
Resumo: Essa pesquisa tem por finalidade abordar os Jogos-Aula como uma proposta metodológica para a complementação das aulas de Física no Ensino Médio. Encontra-se a motivação para realização dessa pesquisa no fato de ser imprescindível a aplicação de experimentos nas aulas dessa disciplina, pois temos nela diversos conteúdos extremamente abstratos. A metodologia prega também o ensino por intermédio de problemas no qual os alunos encontram-se frente às questões abstratas que devem ser criticamente interpretadas e transformadas com auxílio dos simuladores construídos pelos docentes em uma visualização próxima da realidade. Esse trabalho tem por objetivo discutir e demonstrar o potencial de aplicação da metodologia de Jogos-Aula no processo de aprendizagem no Ensino de Física. Foi necessário traçar um caminho longo, englobando discussões que já estão praticamente finalizadas, como a importância da experimentação, as dificuldades enfrentadas para implementar aulas experimentais no Brasil, até discussões mais recentes, como problematizando a aula e a dupla Jogo e Aula, para conseguir alcançar o objetivo de discutir a metodologia Jogos-Aula. Quanto ao objetivo de demonstrar a mesma, foi necessário acompanhar o planejamento, construção de disponibilização de um Jogo-Aula, para auxiliar o docente que ler a presente pesquisa na compreensão das habilidades fundamentais para se trabalhar com a metodologia e a ferramenta Scratch (outras podem ser escolhidas). Foi concebida através de uma abordagem qualitativa, pois a pesquisa qualitativa possui uma abordagem descritiva que ajudou nas análises e compreensão dos fenômenos que foram discutidos no decorre do processo de construção do trabalho, atentando para a qualidade da prática pedagógica.
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