Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Rênia de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14869
Resumo: A presente pesquisa com a temática das metodologias ativas no ensino síncrono nas aulas de biologia, tem como objetivo: trazer as potencialidades e fragilidades, o contexto histórico, assim como os exemplos de algumas dessas metodologias, como: o estudo de caso, a aprendizagem baseada na problematização, a cultura maker, dentre outros. Nota-se a importância em dissertar sobre a relevância das metodologias ativas ao ser inseridas nas aulas síncronas, por isso, a pesquisa foi embasada na literatura através de consultas a artigos científicos, livros, revistas e documentos disponíveis na biblioteca. Percebe-se que o uso das metodologias ativas é importante para estimular os alunos a serem protagonistas da própria aprendizagem, como é orientado pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que essa modalidade de ensino é importante para a autonomia e liberdade dos discentes em busca do conhecimento, desenvolvendo assim, o pensamento crítico e reflexivo, já que as metodologias ativas inovadoras, estimulam o estudante a não ser receptor de informação e, sim, a questionar e a resolver problemas reais, contribuindo e possibilitando a transformação da sua realidade.
id Ânima_a14de6a730343574bc6c325131a1035e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14869
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no ensino síncrono de BiologiaMetodologias ativasProtagonismoPotencialidadesA presente pesquisa com a temática das metodologias ativas no ensino síncrono nas aulas de biologia, tem como objetivo: trazer as potencialidades e fragilidades, o contexto histórico, assim como os exemplos de algumas dessas metodologias, como: o estudo de caso, a aprendizagem baseada na problematização, a cultura maker, dentre outros. Nota-se a importância em dissertar sobre a relevância das metodologias ativas ao ser inseridas nas aulas síncronas, por isso, a pesquisa foi embasada na literatura através de consultas a artigos científicos, livros, revistas e documentos disponíveis na biblioteca. Percebe-se que o uso das metodologias ativas é importante para estimular os alunos a serem protagonistas da própria aprendizagem, como é orientado pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que essa modalidade de ensino é importante para a autonomia e liberdade dos discentes em busca do conhecimento, desenvolvendo assim, o pensamento crítico e reflexivo, já que as metodologias ativas inovadoras, estimulam o estudante a não ser receptor de informação e, sim, a questionar e a resolver problemas reais, contribuindo e possibilitando a transformação da sua realidade.Montenegro, Ana Karla AraujoNascimento, Maria Rênia de Jesus2021-07-22T21:13:56Z2021-07-22T21:13:56Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14869UniAgesAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-23T07:29:00Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14869Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-23T07:29Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
title Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
spellingShingle Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
Nascimento, Maria Rênia de Jesus
Metodologias ativas
Protagonismo
Potencialidades
title_short Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
title_full Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
title_fullStr Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
title_sort Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia
author Nascimento, Maria Rênia de Jesus
author_facet Nascimento, Maria Rênia de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montenegro, Ana Karla Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Rênia de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Protagonismo
Potencialidades
topic Metodologias ativas
Protagonismo
Potencialidades
description A presente pesquisa com a temática das metodologias ativas no ensino síncrono nas aulas de biologia, tem como objetivo: trazer as potencialidades e fragilidades, o contexto histórico, assim como os exemplos de algumas dessas metodologias, como: o estudo de caso, a aprendizagem baseada na problematização, a cultura maker, dentre outros. Nota-se a importância em dissertar sobre a relevância das metodologias ativas ao ser inseridas nas aulas síncronas, por isso, a pesquisa foi embasada na literatura através de consultas a artigos científicos, livros, revistas e documentos disponíveis na biblioteca. Percebe-se que o uso das metodologias ativas é importante para estimular os alunos a serem protagonistas da própria aprendizagem, como é orientado pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que essa modalidade de ensino é importante para a autonomia e liberdade dos discentes em busca do conhecimento, desenvolvendo assim, o pensamento crítico e reflexivo, já que as metodologias ativas inovadoras, estimulam o estudante a não ser receptor de informação e, sim, a questionar e a resolver problemas reais, contribuindo e possibilitando a transformação da sua realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22T21:13:56Z
2021-07-22T21:13:56Z
2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14869
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UniAges
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415842936455168