AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133
Resumo: O presente trabalho busca analisar as diferentes metodologias ativas existentes em especial os modelos que podem ser alinhados aos recursos tecnológicos existentes e que possam ser utilizados de forma educativa, como por exemplo, modelos de metodologias ativas, o ensino híbrido, o designer thinking e MOOCS. A educação 4.0 é uma realidade que vivemos e o conceito de aprender fazendo é importante pois desperta a experimentação, criatividade e autonomia dos alunos. A evolução da Web nos apresenta que os números de usuários da internet crescem a cada dia mais e portanto há uma necessidade de alinhamento dos recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino aprendizagem. A nova base nacional comum curricular que já nos aponta o uso das tecnologias e o professor necessita buscar e promover o uso de novas dos recursos tecnologias existentes em sua realidade aliados as metodologias mais diversas, buscando desenvolver mais do que o conteúdo de sua disciplina, mas a pró atividade, responsabilidade, interação e resolução de problemas.
id RCE_406dd2b838aaa5ab751175ddbfa06418
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/133
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0Metodologia ativasEnsino híbridoProtagonismo estudantil.Metodologia ativasEnsino híbridoProtagonismo estudantilO presente trabalho busca analisar as diferentes metodologias ativas existentes em especial os modelos que podem ser alinhados aos recursos tecnológicos existentes e que possam ser utilizados de forma educativa, como por exemplo, modelos de metodologias ativas, o ensino híbrido, o designer thinking e MOOCS. A educação 4.0 é uma realidade que vivemos e o conceito de aprender fazendo é importante pois desperta a experimentação, criatividade e autonomia dos alunos. A evolução da Web nos apresenta que os números de usuários da internet crescem a cada dia mais e portanto há uma necessidade de alinhamento dos recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino aprendizagem. A nova base nacional comum curricular que já nos aponta o uso das tecnologias e o professor necessita buscar e promover o uso de novas dos recursos tecnologias existentes em sua realidade aliados as metodologias mais diversas, buscando desenvolver mais do que o conteúdo de sua disciplina, mas a pró atividade, responsabilidade, interação e resolução de problemas.The present work seeks to analyze the different active methodologies existing in special models that can be adapted to the existing technological resources and that can be used in an educational way, such as, models of active methodologies, hybrid teaching, designer thinking and MOOCS. Education 4.0 is a reality we live in and the concept of learning by doing is important because it awakens students' experimentation, creativity and autonomy. The evolution of the Web shows us that the number of Internet users grows every day more and therefore there is a need to align the technological resources available in the teaching-learning process. The new common national curriculum base that already points us to the use of technologies and the teacher requires seeking and promoting the use of new technologies from the existing resources in his reality combined with the most diverse methodologies, seeking to develop more than the content of his discipline, but pro activity, responsibility, interaction and problem solving.El presente trabajo busca analizar las diferentes metodologías activas existentes, especialmente los modelos que se pueden alinear a los recursos tecnológicos existentes y que se pueden utilizar de manera educativa, como por ejemplo, modelos de metodologías activas, enseñanza híbrida, pensamiento de diseño y MOOCS. La educación 4.0 es una realidad en la que vivimos y el concepto de aprender haciendo es importante porque despierta la experimentación, la creatividad y la autonomía de los estudiantes. La evolución de la Web nos muestra que el número de usuarios de Internet crece cada día más y por tanto existe la necesidad de alinear los recursos tecnológicos disponibles en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La nueva base curricular nacional común que ya nos apunta al uso de las tecnologías y el docente necesita buscar y promover el uso de los nuevos recursos tecnológicos existentes en su realidad combinados con las más diversas metodologías, buscando desarrollar más que el contenido de su disciplina, pero pro actividad, responsabilidad, interacción y resolución de problemas.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2021-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13310.46616/rce.v6i10.133Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 6 No. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-1278Revista Científica Educ@ción ; Vol. 6 Núm. 10 (2021): Dossiê: Educación y Lazo Social; 1265-1278Revista Científica Educ@ção; v. 6 n. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-12782526-871610.46616/rce.v6i10reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133/148Copyright (c) 2021 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON2021-10-17T09:09:22ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
title AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
spellingShingle AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON
Metodologia ativas
Ensino híbrido
Protagonismo estudantil.
Metodologia ativas
Ensino híbrido
Protagonismo estudantil
title_short AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
title_full AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
title_fullStr AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
title_full_unstemmed AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
title_sort AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
author MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON
author_facet MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativas
Ensino híbrido
Protagonismo estudantil.
Metodologia ativas
Ensino híbrido
Protagonismo estudantil
topic Metodologia ativas
Ensino híbrido
Protagonismo estudantil.
Metodologia ativas
Ensino híbrido
Protagonismo estudantil
description O presente trabalho busca analisar as diferentes metodologias ativas existentes em especial os modelos que podem ser alinhados aos recursos tecnológicos existentes e que possam ser utilizados de forma educativa, como por exemplo, modelos de metodologias ativas, o ensino híbrido, o designer thinking e MOOCS. A educação 4.0 é uma realidade que vivemos e o conceito de aprender fazendo é importante pois desperta a experimentação, criatividade e autonomia dos alunos. A evolução da Web nos apresenta que os números de usuários da internet crescem a cada dia mais e portanto há uma necessidade de alinhamento dos recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino aprendizagem. A nova base nacional comum curricular que já nos aponta o uso das tecnologias e o professor necessita buscar e promover o uso de novas dos recursos tecnologias existentes em sua realidade aliados as metodologias mais diversas, buscando desenvolver mais do que o conteúdo de sua disciplina, mas a pró atividade, responsabilidade, interação e resolução de problemas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133
10.46616/rce.v6i10.133
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133
identifier_str_mv 10.46616/rce.v6i10.133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133/148
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 6 No. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-1278
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 6 Núm. 10 (2021): Dossiê: Educación y Lazo Social; 1265-1278
Revista Científica Educ@ção; v. 6 n. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-1278
2526-8716
10.46616/rce.v6i10
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502376251392