As fake news e o instituto da responsabilidade civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luanda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7360
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade do instituto da responsabilidade civil nos casos de danos patrimoniais e/ou morais decorrentes das fake news, para quem cria e/ou divulga, por qualquer meio de comunicação, independentemente da sua intenção. Utiliza-se o método de abordagem dedutivo, de procedimento monográfico, com técnica de pesquisa bibliográfica, fundamentada em legislação, doutrina, artigos e jurisprudência. O trabalho inicia com a contextualização histórica e conceitual sobre fake news, abordando a sua origem, definição e características, bem como as motivações dos criadores e disseminadores de fake news. Segue com a análise do impacto das fake news sobre os direitos fundamentais, especialmente os da personalidade, da liberdade de expressão, direito de informação e liberdade de imprensa, e apresenta uma nova modalidade de regulação, face à inexistência de lei específica. Avança com a apresentação dos principais aspectos acerca da responsabilidade civil, conceitos, espécies e pressupostos, assim como a sua adequação ao direito digital, e finaliza com a verificação das hipóteses da responsabilização civil, pela qual conclui-se pela aplicabilidade do instituto da responsabilidade civil a quem causa prejuízo material e/ou moral a outrem pela criação e/ou disseminação de fake news, por meio de qualquer mídia ou rede social.
id Ânima_a2ce566feca85dc91f6b3bd47155cbd7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7360
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling As fake news e o instituto da responsabilidade civilFake newsResponsabilidade civilDanos materiais e moraisO presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade do instituto da responsabilidade civil nos casos de danos patrimoniais e/ou morais decorrentes das fake news, para quem cria e/ou divulga, por qualquer meio de comunicação, independentemente da sua intenção. Utiliza-se o método de abordagem dedutivo, de procedimento monográfico, com técnica de pesquisa bibliográfica, fundamentada em legislação, doutrina, artigos e jurisprudência. O trabalho inicia com a contextualização histórica e conceitual sobre fake news, abordando a sua origem, definição e características, bem como as motivações dos criadores e disseminadores de fake news. Segue com a análise do impacto das fake news sobre os direitos fundamentais, especialmente os da personalidade, da liberdade de expressão, direito de informação e liberdade de imprensa, e apresenta uma nova modalidade de regulação, face à inexistência de lei específica. Avança com a apresentação dos principais aspectos acerca da responsabilidade civil, conceitos, espécies e pressupostos, assim como a sua adequação ao direito digital, e finaliza com a verificação das hipóteses da responsabilização civil, pela qual conclui-se pela aplicabilidade do instituto da responsabilidade civil a quem causa prejuízo material e/ou moral a outrem pela criação e/ou disseminação de fake news, por meio de qualquer mídia ou rede social.Baião, Henrique Barros Souto MaiorSantos, Luanda2019-07-10T12:02:21Z2020-11-27T06:23:11Z2019-07-10T12:02:21Z2020-11-27T06:23:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7360Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:10:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7360Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:10:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As fake news e o instituto da responsabilidade civil
title As fake news e o instituto da responsabilidade civil
spellingShingle As fake news e o instituto da responsabilidade civil
Santos, Luanda
Fake news
Responsabilidade civil
Danos materiais e morais
title_short As fake news e o instituto da responsabilidade civil
title_full As fake news e o instituto da responsabilidade civil
title_fullStr As fake news e o instituto da responsabilidade civil
title_full_unstemmed As fake news e o instituto da responsabilidade civil
title_sort As fake news e o instituto da responsabilidade civil
author Santos, Luanda
author_facet Santos, Luanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baião, Henrique Barros Souto Maior
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luanda
dc.subject.por.fl_str_mv Fake news
Responsabilidade civil
Danos materiais e morais
topic Fake news
Responsabilidade civil
Danos materiais e morais
description O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade do instituto da responsabilidade civil nos casos de danos patrimoniais e/ou morais decorrentes das fake news, para quem cria e/ou divulga, por qualquer meio de comunicação, independentemente da sua intenção. Utiliza-se o método de abordagem dedutivo, de procedimento monográfico, com técnica de pesquisa bibliográfica, fundamentada em legislação, doutrina, artigos e jurisprudência. O trabalho inicia com a contextualização histórica e conceitual sobre fake news, abordando a sua origem, definição e características, bem como as motivações dos criadores e disseminadores de fake news. Segue com a análise do impacto das fake news sobre os direitos fundamentais, especialmente os da personalidade, da liberdade de expressão, direito de informação e liberdade de imprensa, e apresenta uma nova modalidade de regulação, face à inexistência de lei específica. Avança com a apresentação dos principais aspectos acerca da responsabilidade civil, conceitos, espécies e pressupostos, assim como a sua adequação ao direito digital, e finaliza com a verificação das hipóteses da responsabilização civil, pela qual conclui-se pela aplicabilidade do instituto da responsabilidade civil a quem causa prejuízo material e/ou moral a outrem pela criação e/ou disseminação de fake news, por meio de qualquer mídia ou rede social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10T12:02:21Z
2019-07-10T12:02:21Z
2019
2020-11-27T06:23:11Z
2020-11-27T06:23:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7360
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860462354432