A amorosidade no processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcia de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3517
Resumo: O processo educativo escolar encontra-se imerso em um universo de contradições. Por um lado um discurso teórico que não se efetiva na prática e por outro um ensino totalmente desvinculado das vivências dos alunos. Durante séculos a escola se mantém com a mesma arquitetura escolar deixando à margem grande parte dos alunos do processo ensino e aprendizagem. Neste sentido, propus a temática A Amorosidade no processo Educativo, pelo fato de perceber na pesquisa a possibilidade de discutir questões relevantes acerca da prática pedagógica nas séries iniciais, especificamente da 1ª série do Ensino Fundamental, bem como inserir reflexões sobre a importância da afetividade no processo pedagógico. Visando contribuir com essas discussões, delimitei o enfoque da pesquisa: a amorosidade no processo educativo contribui para a aprendizagem dos alunos e para uma formação humana diferenciada? Utilizei como método a pesquisa qualitativa e uma investigação híbrida entre a fenomenologia e o estudo de caso por meio da pesquisa autobiográfica. Busquei investigar se o processo educativo, com o qual trabalhei com os alunos da Escola Giesberts, em Armazém/SC, do período compreendido entre 1983 a 2008, trouxe algum diferencial à vida acadêmica e pessoal desses alunos. Além de discutir se a amorosidadeconstitui-se elemento essencial à formação humana procurei analisar a importância de incorporar a Educação Ambiental no processo educativo escolar. A referida abordagem metodológica impulsiona essa investigação pelo sentido inovador, pensamento reflexivo e paixão que desperta em fazer pesquisa. Os resultados apontaram nas seguintes direções: o processo pedagógico quando conduzido com amor produz um diferencial na aprendizagem dos alunos; as emoções são a base do aprender; o aluno deve ser visto pelo professor de forma individualizada e em suas múltiplas dimensões, o processo pedagógico deve partir das vivências dos alunos; o diálogo é fundamental no processo ensino-aprendizagem; a educação trabalhada no espaço escolar deve buscar a felicidade; a ação pedagógica deve buscar a melhoria das relações sociais e a base epistemológica da Educação Ambiental é fundamental nesse processo, ou seja, contribui na formação dos alunos para edificar uma outra lógica planetária; o processo de ensinar a ler e escrever deve vir acompanhados de significados humanos; na 1ª série, do Ensino Fundamental, deve haver a fusão entre alfabetização e letramento; é importante ousar dentro do atual contexto escolar; não deve haver a separação entre o cognitivo e o afetivo no processo ensino e aprendizagem; o aluno deve ser acolhido em sua singularidade dentro do espaço escolar; enfim, que a sala de auladeve constituir-se em um ambiente de convivência amoroso porque o amor amplia a inteligência e contribui para tornar as pessoas melhores. Neste cenário de argumentações e memórias, deixo o convite para esse novo caminhar com o qual ouso sugerir a continuidade do presente estudo, com a esperança do sonho continuar e tornar-se uma realidade nas escolas. Uma borboleta traz em suas asas as cores que podem ser pintadas no papel, nós professores podemos trazer em nossas ¿asas¿ as cores com que queremos pintar essa nova escola.
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