Da fotografia vernacular à mobgrafia: investigações de um fotógrafo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25517 |
Resumo: | A pesquisa proposta investiga imagens a partir de conceitos teóricos aliados aos conceitos da produção fotográfica, partindo da experiência do autor - fotógrafo/acadêmico/professor – com a fotografia. Inicia-se com os conceitos de fotografia vernacular e o punctum barthesiano, seguidos de exemplos sobre pós-fotografia, apropriação e pontos de vista fotográficos. Autores como Sontag, Barthes, Benjamin, Fontcuberta e Kossoy foram utilizados como suporte teórico, bem como autores focados em questões técnicas da fotografia. Também são apresentadas a hipótese e discussão sobre a troca do conceito “ensaio” fotográfico para “investigação”. A pesquisa se baseia na investigação fotográfica daquilo que sobrou como um resquício de alguma atividade humana ou temporal. A foto como vestígio do objeto. Por último, uma análise sobre a investigação fotográfica realizada pelo próprio autor desenvolvendo uma leitura. A fotografia acompanhada ou não de texto e os diferentes atravessamentos que o receptor possui permitem que as imagens possam ser lidas sob diferentes pontos de vista, nunca fornecendo uma resposta única. |
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Da fotografia vernacular à mobgrafia: investigações de um fotógrafoFrom vernacular photography to mobgraphy: investigations by a photographerFotografiaMobgrafiaA pesquisa proposta investiga imagens a partir de conceitos teóricos aliados aos conceitos da produção fotográfica, partindo da experiência do autor - fotógrafo/acadêmico/professor – com a fotografia. Inicia-se com os conceitos de fotografia vernacular e o punctum barthesiano, seguidos de exemplos sobre pós-fotografia, apropriação e pontos de vista fotográficos. Autores como Sontag, Barthes, Benjamin, Fontcuberta e Kossoy foram utilizados como suporte teórico, bem como autores focados em questões técnicas da fotografia. Também são apresentadas a hipótese e discussão sobre a troca do conceito “ensaio” fotográfico para “investigação”. A pesquisa se baseia na investigação fotográfica daquilo que sobrou como um resquício de alguma atividade humana ou temporal. A foto como vestígio do objeto. Por último, uma análise sobre a investigação fotográfica realizada pelo próprio autor desenvolvendo uma leitura. A fotografia acompanhada ou não de texto e os diferentes atravessamentos que o receptor possui permitem que as imagens possam ser lidas sob diferentes pontos de vista, nunca fornecendo uma resposta única.Cernicchiaro, Ana CarolinaSvolenski, Roberto2022-08-10T17:04:20Z2022-08-10T17:04:20Z2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis142application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25517Palhoça, SCAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-08-10T17:04:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25517Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-08-10T17:04:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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