Do instante decisivo ao contínuo: experimentações em Fine Art a partir da Mobgrafia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola, Natalia Martin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243779
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a entender os instantes da fotografia e como eles estão presentes na narrativa fotográfica da fotografia Fine Art feitas a partir da mobgrafia, ou seja, a fotografia por aparelho celular. A partir disto, empreende uma leitura sobre a bibliografia de Henri Cartier-Bresson, fotógrafo no qual o termo instante decisivo ficou vinculado. Aplicou-se a hipótese de que este termo seja indissociável à fotografia desde seu desenvolvimento até a fotografia digital, em contrapartida do instante contínuo, o qual parte da interpretação e da narrativa contida na imagem fotográfica que permeia os estilos fotográficos, estudos estes, encontrados em Geoff Dyer e Boris Kossoy, além de analisados e comparados por esta pesquisa com termos e estudos similares desenvolvidos por Roland Barthes e Philippe Dubois. A partir daí é possível afirmar que os equipamentos fotográficos são apenas suportes para a captura de imagens e que o mais importante em sua elaboração são os aspectos composicionais que propiciam uma narrativa condizente com seu intuito e estilo. Após discorrer conceitos e características da mobgrafia, que é a arte de fotografar com aparelho celular, esta tese apresentou fotógrafos que trabalham com a mobgrafia em suas diferentes vertentes para que esta forma de fotografar pudesse ser compreendida em sua totalidade. Para que o objeto desta pesquisa fosse alcançado, foi necessário realizar um estudo acerca da fotografia artística para que o estilo fotográfico utilizado, que foi a Fine Art, fosse contextualizado e assimilado, uma vez que se trata de algo novo e com pouco referencial. A partir de todo conteúdo apresentado, foi realizada uma série fotográfica em Fine Art com a utilização de um smartphone para a captura, tratamento e compartilhamento das imagens finais. A pesquisa apontou todos os aspectos necessários para a idealização da série, bem como os tratamentos e manipulações para que as imagens atingissem o resultado pretendido. Desta maneira, verificou-se a possibilidade da utilização da câmera do celular para a elaboração de fotografias em Fine Art, e que as fotografias, ou melhor, as mobgrafias possuem, além de um instante decisivo, que foi determinante para e na captura da imagem, possuem ainda um contínuo, que irá acompanhar esta única imagem, ou a série que ela compõe por toda a sua existência, quer seja no meio impresso ou digital.
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Aplicou-se a hipótese de que este termo seja indissociável à fotografia desde seu desenvolvimento até a fotografia digital, em contrapartida do instante contínuo, o qual parte da interpretação e da narrativa contida na imagem fotográfica que permeia os estilos fotográficos, estudos estes, encontrados em Geoff Dyer e Boris Kossoy, além de analisados e comparados por esta pesquisa com termos e estudos similares desenvolvidos por Roland Barthes e Philippe Dubois. A partir daí é possível afirmar que os equipamentos fotográficos são apenas suportes para a captura de imagens e que o mais importante em sua elaboração são os aspectos composicionais que propiciam uma narrativa condizente com seu intuito e estilo. Após discorrer conceitos e características da mobgrafia, que é a arte de fotografar com aparelho celular, esta tese apresentou fotógrafos que trabalham com a mobgrafia em suas diferentes vertentes para que esta forma de fotografar pudesse ser compreendida em sua totalidade. Para que o objeto desta pesquisa fosse alcançado, foi necessário realizar um estudo acerca da fotografia artística para que o estilo fotográfico utilizado, que foi a Fine Art, fosse contextualizado e assimilado, uma vez que se trata de algo novo e com pouco referencial. A partir de todo conteúdo apresentado, foi realizada uma série fotográfica em Fine Art com a utilização de um smartphone para a captura, tratamento e compartilhamento das imagens finais. A pesquisa apontou todos os aspectos necessários para a idealização da série, bem como os tratamentos e manipulações para que as imagens atingissem o resultado pretendido. Desta maneira, verificou-se a possibilidade da utilização da câmera do celular para a elaboração de fotografias em Fine Art, e que as fotografias, ou melhor, as mobgrafias possuem, além de um instante decisivo, que foi determinante para e na captura da imagem, possuem ainda um contínuo, que irá acompanhar esta única imagem, ou a série que ela compõe por toda a sua existência, quer seja no meio impresso ou digital.This research proposes to understand the instants of photography and how they are present in the photographic narrative of Fine Art photography made from mobgraphy, that is, photography by cell phone. From this, it undertakes a reading on the bibliography of Henri Cartier-Bresson, a photographer in which the term decisive instantaneous was linked. The hypothesis was applied that this term is inseparable from photography from its development to digital photography, in correlation with the continuous instant, which starts from the interpretation and narrative contained in the photographic image that permeates the photographic styles, studies that are found in Geoff Dyer and Boris Kossoy, as well as analyzed and compared by this research with similar terms and studies administered by Roland Barthes and Philippe Dubois. From there, it is possible to state that photographic equipment is only support for capturing images and that the most important in its elaboration are the compositional aspects that provide a consistent narrative with its intention and style. After discussing concepts and characteristics of mobgraphy, which is the art of photographers with a cell phone, this thesis presented photographers who work with mobgraphy in its different aspects so that this form of photographers could be understood in its entirety. In order for the object of this research to be achieved, it was necessary to carry out a study about artistic photography so that the photographic style used, which was Fine Arts, was contextualized and assimilated, since it is something new and with little reference. From all the content presented, a photographic series was made in Fine Art using a smartphone to capture, process and share the final images. The research indicated all the necessary aspects for the idealization of the series, as well as the treatments and manipulations so that the images reached the intended result. In this way, the possibility of using the cell phone camera for the elaboration of photographs in Fine Art was required, and that the photographs, or rather, the mobgraphies have, in addition to a decisive moment, which was decisive for and in capturing the image, still have a continuum, which will accompany this single image, or the series it composes for its entire existence, whether in print or digital media.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Renó, Denis Porto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viola, Natalia Martin2023-05-30T12:31:39Z2023-05-30T12:31:39Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24377933004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243779Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:55.995901Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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