Mobgrafia: experiência estética na fotografia em dispositivos móveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192514 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida e apresentada nesta tese teve como objetivos discutir as transformações que ocorreram e ainda ocorrem na percepção da imagem e da fotografia como narrativas e suas intersecções com o que podemos considerar experiência estética. Especificamente, tomamos como objetivo neste trabalho analisar e discutir a mobgrafia como uma experiência de representação da realidade intrínseca ao fazer fotográfico no meio digital, especialmente nos aplicativos sociais de imagem, além de analisar como a mobgrafia tem alterado a percepção estética e sensível a respeito da imagem como recorte do cotidiano. Para isso, adotou-se como metodologia uma revisão bibliográfica realizada a partir de autores que conceituam a imagem como constitutiva de formas de ver, mostrar e apreender realidades tão diversas quanto os meios pelos quais isso ocorre, bem como a análise de imagens produzidas para o Mobile Photo Festival, que reúne fotografias produzidas exclusivamente por dispositivos móveis. Questões como as partilhas ocorridas nas relações humanas, aspectos políticos da fotografia e posição como janela para realidades supostas foram discutidas sob a perspectiva da mobgrafia, aqui considerada inicialmente sob a definição de ser a imagem fotográfica criada, editada e consumida em dispositivos móveis. Consumida em um sentido muito mais amplo, que implica apropriações e ressignificações próprias da sociedade em rede, interconectada e tendo à sua disposição tecnologia e novos meios pelos quais acontecem mutações nos modos de fazer e de se relacionar com a imagem. A partir daí, pensamos a mobgrafia em suas dimensões possíveis, estabelecendo pontes com a experiência estética como estratégia na busca por compreender melhor os fenômenos e movimentos em curso no campo da comunicação e da sociedade. |
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Mobgrafia: experiência estética na fotografia em dispositivos móveisMobgraphy: aesthetic experience in photography on mobile devicesMobgrafiaExperiência estéticaFotografiaSociedade em redeComunicaçãoMobgraphyAesthetic experiencePhotographyNetworked societyCommunicationA pesquisa desenvolvida e apresentada nesta tese teve como objetivos discutir as transformações que ocorreram e ainda ocorrem na percepção da imagem e da fotografia como narrativas e suas intersecções com o que podemos considerar experiência estética. Especificamente, tomamos como objetivo neste trabalho analisar e discutir a mobgrafia como uma experiência de representação da realidade intrínseca ao fazer fotográfico no meio digital, especialmente nos aplicativos sociais de imagem, além de analisar como a mobgrafia tem alterado a percepção estética e sensível a respeito da imagem como recorte do cotidiano. Para isso, adotou-se como metodologia uma revisão bibliográfica realizada a partir de autores que conceituam a imagem como constitutiva de formas de ver, mostrar e apreender realidades tão diversas quanto os meios pelos quais isso ocorre, bem como a análise de imagens produzidas para o Mobile Photo Festival, que reúne fotografias produzidas exclusivamente por dispositivos móveis. Questões como as partilhas ocorridas nas relações humanas, aspectos políticos da fotografia e posição como janela para realidades supostas foram discutidas sob a perspectiva da mobgrafia, aqui considerada inicialmente sob a definição de ser a imagem fotográfica criada, editada e consumida em dispositivos móveis. Consumida em um sentido muito mais amplo, que implica apropriações e ressignificações próprias da sociedade em rede, interconectada e tendo à sua disposição tecnologia e novos meios pelos quais acontecem mutações nos modos de fazer e de se relacionar com a imagem. A partir daí, pensamos a mobgrafia em suas dimensões possíveis, estabelecendo pontes com a experiência estética como estratégia na busca por compreender melhor os fenômenos e movimentos em curso no campo da comunicação e da sociedade.The research developed and presented in this thesis aimed to discuss the transformations that have occurred and still occur in the perception of image and photography as narratives and their intersections with what we can consider aesthetic experience. Specifically, we aim at this work to analyze and discuss mobgraphy as an experience of representing the intrinsic reality when making photographs in the digital medium, especially in social image applications, in addition to analyzing how mobgraphy has changed the aesthetic and sensitive perception regarding the image as part of everyday life. To this end, the methodology used has include a bibliographic review based on authors that conceptualize the image as constitutive of ways of seeing, showing and apprehending realities as diverse as the means by which this occurs, as well as the analysis of images produced for the Mobile Photo Festival, which brings together photographs produced exclusively by mobile devices. Issues such as the sharing that took place in human relations, political aspects of photography and position as a window to supposed realities were discussed from the perspective of mobgraphy, here considered initially under the definition of being the photographic image created, edited and consumed on mobile devices. Consumed in a much broader sense, which implies appropriations and resignifications typical of the networked society, interconnected and having at its disposal technology and new means by which changes in the ways of doing and relating to the image take place. From then on, we think of mobography in its possible dimensions, establishing bridges with aesthetic experience as a strategy in the quest to better understand the phenomena and movements underway in the field of communication and society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Laan Mendes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rodrigo Galvão de2020-05-08T01:25:54Z2020-05-08T01:25:54Z2020-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19251400093043733004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:47:02.380621Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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