Estudo de viabilidade de redução de poluentes de motores de combustão interna de ciclo Diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Matheus Maciel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30836
Resumo: Este trabalho apresentou as tecnologias envolvidas no tratamento de gases de escape de motores de ciclo diesel, em referência a legislação, o PROCONVE estágio “P” ou EURO V. Assim, esse trabalho teve como objetivo geral, propor um estudo de caso, para facilitar o entendimento dos métodos abordados que são: catalisador por oxidação DOC, recirculação dos gases de escape EGR e controle de emissão de poluentes por ECM. A metodologia que foi utilizada para este estudo de caso foi feita com referenciais teóricos, livros e sites, onde foi possível entender como são os métodos para diminuição de emissões de poluentes em motores de ciclo diesel, assim elaborando e buscando compreender qual é o melhor método para um motor de ciclo diesel de até 3,9 litros com a utilização de combustível Diesel S10. Os resultados mostraram que o método catalisador por oxidação DOC é 37,65% mais econômico se comparado ao controle de poluentes por ECM. Também o catalisador por oxidação DOC consegue transformar 98% de gases tóxicos em substâncias menos ofensivas, comparado ao método de recirculação de gases por ECM que consegue transformar 70% de gases tóxicos em substâncias menos ofensivas. Com base no estudo o método catalisador por oxidação DOC se apresentou o com maior número de benefícios, quando comparado aos outros dois métodos (controle de poluentes por ECM e catalisador por oxidação DOC).
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