Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24859 |
Resumo: | No presente trabalho de pesquisa se analisa a matemática do ensino básico na agricultura do abacaxi por meio de uma metodologia específica, além de apresentar outras tendências de ensino. O objetivo geral do estudo foi explorar as contribuições da modelagem matemática na aprendizagem do aluno, quando aplicada ao cultivo de abacaxi. Este ensaio se deu pela investigação das etapas e variáveis envolvidas no processo de cultivo da fruta na cidade de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, mais especificamente na zona rural de Sanga Grande Baixa. A sequência de informações extraídas da propriedade ocorreu por intermédio de entrevista, proporcionando a análise de cada etapa desde a preparação do solo até o transporte e comercialização do abacaxi na localidade. A partir dos dados obtidos, construíram-se situações problemas didáticas envolvendo situações reais das etapas, utilizando-se da modelagem matemática como principal meio para resolver e encontrar um modelo válido, facilitando e aprimorando a aprendizagem escolar. |
id |
Ânima_c29fd7513eb7f8e46b52a5cd6c010388 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24859 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SCMathematical modeling in the teaching and learning process: an application in the cultivation of pearl pineapple in Jaguaruna/SCModelagem matemáticaCultivo de abacaxiSituações problemasNo presente trabalho de pesquisa se analisa a matemática do ensino básico na agricultura do abacaxi por meio de uma metodologia específica, além de apresentar outras tendências de ensino. O objetivo geral do estudo foi explorar as contribuições da modelagem matemática na aprendizagem do aluno, quando aplicada ao cultivo de abacaxi. Este ensaio se deu pela investigação das etapas e variáveis envolvidas no processo de cultivo da fruta na cidade de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, mais especificamente na zona rural de Sanga Grande Baixa. A sequência de informações extraídas da propriedade ocorreu por intermédio de entrevista, proporcionando a análise de cada etapa desde a preparação do solo até o transporte e comercialização do abacaxi na localidade. A partir dos dados obtidos, construíram-se situações problemas didáticas envolvendo situações reais das etapas, utilizando-se da modelagem matemática como principal meio para resolver e encontrar um modelo válido, facilitando e aprimorando a aprendizagem escolar.Selhorst, MárioRosa, CamilleGoulart, Tainara2022-07-14T14:57:19Z2022-07-14T14:57:19Z2022-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24859Tubarão, SCAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-14T14:57:25Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24859Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-14T14:57:25Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC Mathematical modeling in the teaching and learning process: an application in the cultivation of pearl pineapple in Jaguaruna/SC |
title |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC |
spellingShingle |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC Rosa, Camille Modelagem matemática Cultivo de abacaxi Situações problemas |
title_short |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC |
title_full |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC |
title_fullStr |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC |
title_sort |
Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC |
author |
Rosa, Camille |
author_facet |
Rosa, Camille Goulart, Tainara |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Tainara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Selhorst, Mário |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Camille Goulart, Tainara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Cultivo de abacaxi Situações problemas |
topic |
Modelagem matemática Cultivo de abacaxi Situações problemas |
description |
No presente trabalho de pesquisa se analisa a matemática do ensino básico na agricultura do abacaxi por meio de uma metodologia específica, além de apresentar outras tendências de ensino. O objetivo geral do estudo foi explorar as contribuições da modelagem matemática na aprendizagem do aluno, quando aplicada ao cultivo de abacaxi. Este ensaio se deu pela investigação das etapas e variáveis envolvidas no processo de cultivo da fruta na cidade de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, mais especificamente na zona rural de Sanga Grande Baixa. A sequência de informações extraídas da propriedade ocorreu por intermédio de entrevista, proporcionando a análise de cada etapa desde a preparação do solo até o transporte e comercialização do abacaxi na localidade. A partir dos dados obtidos, construíram-se situações problemas didáticas envolvendo situações reais das etapas, utilizando-se da modelagem matemática como principal meio para resolver e encontrar um modelo válido, facilitando e aprimorando a aprendizagem escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14T14:57:19Z 2022-07-14T14:57:19Z 2022-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24859 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415808621805568 |