Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Matheus Goulart
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7554
Resumo: O presente trabalho tem como objeto abordar o tema da redução da maioridade penal no Brasil, sendo o estudo conduzido por pesquisa dedutiva e bibliográfica. Questiona-se se a redução da maioridade penal é favorável ou desfavorável no Brasil. O Objetivo geral da presente pesquisa é analisar os fatos e os posicionamentos de alguns autores buscando entender o pensamento de cada um deles. O mesmo permite a apreensão desse assunto de extrema relevância, verificando sua parte histórica, e buscando entender o tratamento dado ao menor no Brasil e suas evoluções no nosso ordenamento jurídico, bem como, no direito comparado. Podendo compreender que os critérios que alicerçam a maioridade penal estão calçados em três princípios: biológico, psicológico e biopsicológico. Buscando explicar o que é imputabilidade e conceituando criança e adolescente e atos infracionais. Logo em seguida, são expostos os argumentos favoráveis e desfavoráveis à redução da maioridade penal abordando também, as propostas de emenda constitucional para explicar um pouco sobre clausula pétrea. Por fim, conclui-se que estatisticamente os crimes cometidos por menores não são abundantes. Sendo assim, a redução da maioridade penal, no Brasil, não teria uma justificativa plausível, até porque o índice de crimes cometidos por menores de 18 anos de idade é abaixo em relação aos demais países.
id Ânima_c2ab3148782013c2781f1d16dfe09af5
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7554
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveisRedução da maioridade penalCriança e adolescenteInimputabilidadeO presente trabalho tem como objeto abordar o tema da redução da maioridade penal no Brasil, sendo o estudo conduzido por pesquisa dedutiva e bibliográfica. Questiona-se se a redução da maioridade penal é favorável ou desfavorável no Brasil. O Objetivo geral da presente pesquisa é analisar os fatos e os posicionamentos de alguns autores buscando entender o pensamento de cada um deles. O mesmo permite a apreensão desse assunto de extrema relevância, verificando sua parte histórica, e buscando entender o tratamento dado ao menor no Brasil e suas evoluções no nosso ordenamento jurídico, bem como, no direito comparado. Podendo compreender que os critérios que alicerçam a maioridade penal estão calçados em três princípios: biológico, psicológico e biopsicológico. Buscando explicar o que é imputabilidade e conceituando criança e adolescente e atos infracionais. Logo em seguida, são expostos os argumentos favoráveis e desfavoráveis à redução da maioridade penal abordando também, as propostas de emenda constitucional para explicar um pouco sobre clausula pétrea. Por fim, conclui-se que estatisticamente os crimes cometidos por menores não são abundantes. Sendo assim, a redução da maioridade penal, no Brasil, não teria uma justificativa plausível, até porque o índice de crimes cometidos por menores de 18 anos de idade é abaixo em relação aos demais países.Hassan, Nádila da SilvaGoulart, Matheus Goulart2018-12-06T10:09:34Z2020-11-27T06:47:26Z2018-12-06T10:09:34Z2020-11-27T06:47:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7554Direito - AraranguáAraranguáAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:28:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7554Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:28:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
title Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
spellingShingle Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
Goulart, Matheus Goulart
Redução da maioridade penal
Criança e adolescente
Inimputabilidade
title_short Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
title_full Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
title_fullStr Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
title_full_unstemmed Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
title_sort Redução da maioridade penal no Brasil: argumentos favoráveis e desfavoráveis
author Goulart, Matheus Goulart
author_facet Goulart, Matheus Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hassan, Nádila da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Matheus Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Redução da maioridade penal
Criança e adolescente
Inimputabilidade
topic Redução da maioridade penal
Criança e adolescente
Inimputabilidade
description O presente trabalho tem como objeto abordar o tema da redução da maioridade penal no Brasil, sendo o estudo conduzido por pesquisa dedutiva e bibliográfica. Questiona-se se a redução da maioridade penal é favorável ou desfavorável no Brasil. O Objetivo geral da presente pesquisa é analisar os fatos e os posicionamentos de alguns autores buscando entender o pensamento de cada um deles. O mesmo permite a apreensão desse assunto de extrema relevância, verificando sua parte histórica, e buscando entender o tratamento dado ao menor no Brasil e suas evoluções no nosso ordenamento jurídico, bem como, no direito comparado. Podendo compreender que os critérios que alicerçam a maioridade penal estão calçados em três princípios: biológico, psicológico e biopsicológico. Buscando explicar o que é imputabilidade e conceituando criança e adolescente e atos infracionais. Logo em seguida, são expostos os argumentos favoráveis e desfavoráveis à redução da maioridade penal abordando também, as propostas de emenda constitucional para explicar um pouco sobre clausula pétrea. Por fim, conclui-se que estatisticamente os crimes cometidos por menores não são abundantes. Sendo assim, a redução da maioridade penal, no Brasil, não teria uma justificativa plausível, até porque o índice de crimes cometidos por menores de 18 anos de idade é abaixo em relação aos demais países.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T10:09:34Z
2018-12-06T10:09:34Z
2018
2020-11-27T06:47:26Z
2020-11-27T06:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7554
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Araranguá
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Araranguá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415842142683136