A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21429 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre as relações das crianças com a natureza no espaço da creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, propõe o método como desvio (BENJAMIN, 1984, 1986; PANDINI-SIMIANO, 2015), configurando-se num estudo de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Ao considerar tal pressuposto, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC. E, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuaram na creche nos anos de 2017, 2018 e 2019. O percurso da pesquisa foi construído ao longo de cinco encontros virtuais no período de novembro a dezembro de 2020. A proposta dos encontros consistiu em oferecer um tempo e espaço capazes de convidar as professoras a ler, interpretar e narrar sobre o que contam as documentações pedagógicas produzidas por elas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, registros gráficos, fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas escritas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. O referencial teórico da pesquisa dialoga e cruza com os estudos de diversos autores, entre os quais se destacam: Benjamin (1984, 1986, 1994, 2017), Larrosa (1998, 2002, 2011, 2016), Rinaldi (2012), Pandini-Simiano (2010, 2015, 2017), Santos (2018), Tiriba (2005, 2018), Piorski (2016). Considerando a criança como um ser ativo, potente e de direitos (RINALDI, 2012), e a creche um lugar fundamental para a constituição humana, onde a criança tem o direito de estar em contato com a natureza (TIRIBA, 2018), buscou-se lançar um olhar para a documentação pedagógica, aqui compreendida como uma narrativa peculiar que é tecida entre adultos e crianças (PANDINI-SIMIANO, 2015). Os resultados apontam que, embora as professoras pesquisadas busquem visibilizar, por meio das documentações, uma imagem de criança que se configura como protagonista no espaço em que está inserida, a criança ainda parece não ser vista como natureza. Por sua vez, a natureza se configura em algo à parte, que está à disposição do ser humano, em muitos momentos sendo apresentada de forma didatizada. No contexto pesquisado, observou-se que os tempos/espaços da creche pouco permitem interações e brincadeiras livres das crianças em sua integralidade com e na natureza. O processo de documentar e de revisitar tais documentações possibilitou às professoras repensar a docência e produzir outras sensibilidades. Trata-se de um movimento que permitiu um outro olhar sobre as crianças e a natureza, potencializando a construção de outras narrativas sobre ser professora, ser criança e estar na natureza nos espaços da creche. |
id |
Ânima_c8d46aed2d4c09b07951266b2911bcb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21429 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicasEducação infantilcriançanaturezadocumentação pedagógicaA presente pesquisa tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre as relações das crianças com a natureza no espaço da creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, propõe o método como desvio (BENJAMIN, 1984, 1986; PANDINI-SIMIANO, 2015), configurando-se num estudo de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Ao considerar tal pressuposto, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC. E, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuaram na creche nos anos de 2017, 2018 e 2019. O percurso da pesquisa foi construído ao longo de cinco encontros virtuais no período de novembro a dezembro de 2020. A proposta dos encontros consistiu em oferecer um tempo e espaço capazes de convidar as professoras a ler, interpretar e narrar sobre o que contam as documentações pedagógicas produzidas por elas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, registros gráficos, fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas escritas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. O referencial teórico da pesquisa dialoga e cruza com os estudos de diversos autores, entre os quais se destacam: Benjamin (1984, 1986, 1994, 2017), Larrosa (1998, 2002, 2011, 2016), Rinaldi (2012), Pandini-Simiano (2010, 2015, 2017), Santos (2018), Tiriba (2005, 2018), Piorski (2016). Considerando a criança como um ser ativo, potente e de direitos (RINALDI, 2012), e a creche um lugar fundamental para a constituição humana, onde a criança tem o direito de estar em contato com a natureza (TIRIBA, 2018), buscou-se lançar um olhar para a documentação pedagógica, aqui compreendida como uma narrativa peculiar que é tecida entre adultos e crianças (PANDINI-SIMIANO, 2015). Os resultados apontam que, embora as professoras pesquisadas busquem visibilizar, por meio das documentações, uma imagem de criança que se configura como protagonista no espaço em que está inserida, a criança ainda parece não ser vista como natureza. Por sua vez, a natureza se configura em algo à parte, que está à disposição do ser humano, em muitos momentos sendo apresentada de forma didatizada. No contexto pesquisado, observou-se que os tempos/espaços da creche pouco permitem interações e brincadeiras livres das crianças em sua integralidade com e na natureza. O processo de documentar e de revisitar tais documentações possibilitou às professoras repensar a docência e produzir outras sensibilidades. Trata-se de um movimento que permitiu um outro olhar sobre as crianças e a natureza, potencializando a construção de outras narrativas sobre ser professora, ser criança e estar na natureza nos espaços da creche.Simiano, Luciane PandiniSilva, Simone Antunes Veronêz da2022-03-17T13:16:06Z2022-03-17T13:16:06Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21429TUBARÃOAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-06T19:08:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21429Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-06T19:08:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
title |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
spellingShingle |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas Silva, Simone Antunes Veronêz da Educação infantil criança natureza documentação pedagógica |
title_short |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
title_full |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
title_fullStr |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
title_sort |
A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas |
author |
Silva, Simone Antunes Veronêz da |
author_facet |
Silva, Simone Antunes Veronêz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simiano, Luciane Pandini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simone Antunes Veronêz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil criança natureza documentação pedagógica |
topic |
Educação infantil criança natureza documentação pedagógica |
description |
A presente pesquisa tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre as relações das crianças com a natureza no espaço da creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, propõe o método como desvio (BENJAMIN, 1984, 1986; PANDINI-SIMIANO, 2015), configurando-se num estudo de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Ao considerar tal pressuposto, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC. E, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuaram na creche nos anos de 2017, 2018 e 2019. O percurso da pesquisa foi construído ao longo de cinco encontros virtuais no período de novembro a dezembro de 2020. A proposta dos encontros consistiu em oferecer um tempo e espaço capazes de convidar as professoras a ler, interpretar e narrar sobre o que contam as documentações pedagógicas produzidas por elas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, registros gráficos, fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas escritas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. O referencial teórico da pesquisa dialoga e cruza com os estudos de diversos autores, entre os quais se destacam: Benjamin (1984, 1986, 1994, 2017), Larrosa (1998, 2002, 2011, 2016), Rinaldi (2012), Pandini-Simiano (2010, 2015, 2017), Santos (2018), Tiriba (2005, 2018), Piorski (2016). Considerando a criança como um ser ativo, potente e de direitos (RINALDI, 2012), e a creche um lugar fundamental para a constituição humana, onde a criança tem o direito de estar em contato com a natureza (TIRIBA, 2018), buscou-se lançar um olhar para a documentação pedagógica, aqui compreendida como uma narrativa peculiar que é tecida entre adultos e crianças (PANDINI-SIMIANO, 2015). Os resultados apontam que, embora as professoras pesquisadas busquem visibilizar, por meio das documentações, uma imagem de criança que se configura como protagonista no espaço em que está inserida, a criança ainda parece não ser vista como natureza. Por sua vez, a natureza se configura em algo à parte, que está à disposição do ser humano, em muitos momentos sendo apresentada de forma didatizada. No contexto pesquisado, observou-se que os tempos/espaços da creche pouco permitem interações e brincadeiras livres das crianças em sua integralidade com e na natureza. O processo de documentar e de revisitar tais documentações possibilitou às professoras repensar a docência e produzir outras sensibilidades. Trata-se de um movimento que permitiu um outro olhar sobre as crianças e a natureza, potencializando a construção de outras narrativas sobre ser professora, ser criança e estar na natureza nos espaços da creche. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09 2022-03-17T13:16:06Z 2022-03-17T13:16:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21429 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
167 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
TUBARÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415851106959360 |