Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margotti, Gláucia Guarezi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426
Resumo: A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil.
id Ânima_eeb01a446950d97b9050d40bd4274ffa
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21426
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livroEducação Infantildocumentação pedagógicaação docentebebêsobjeto livroA presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil.Simiano, Luciane PandiniMargotti, Gláucia Guarezi2022-03-17T13:15:42Z2022-03-17T13:15:42Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426TUBARÃOAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-06T19:07:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21426Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-06T19:07:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
title Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
spellingShingle Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
Margotti, Gláucia Guarezi
Educação Infantil
documentação pedagógica
ação docente
bebês
objeto livro
title_short Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
title_full Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
title_fullStr Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
title_full_unstemmed Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
title_sort Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
author Margotti, Gláucia Guarezi
author_facet Margotti, Gláucia Guarezi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simiano, Luciane Pandini
dc.contributor.author.fl_str_mv Margotti, Gláucia Guarezi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
documentação pedagógica
ação docente
bebês
objeto livro
topic Educação Infantil
documentação pedagógica
ação docente
bebês
objeto livro
description A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09
2022-03-17T13:15:42Z
2022-03-17T13:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv TUBARÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415796369195008