Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426 |
Resumo: | A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil. |
id |
Ânima_eeb01a446950d97b9050d40bd4274ffa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21426 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livroEducação Infantildocumentação pedagógicaação docentebebêsobjeto livroA presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil.Simiano, Luciane PandiniMargotti, Gláucia Guarezi2022-03-17T13:15:42Z2022-03-17T13:15:42Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426TUBARÃOAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-06T19:07:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21426Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-06T19:07:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
title |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
spellingShingle |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro Margotti, Gláucia Guarezi Educação Infantil documentação pedagógica ação docente bebês objeto livro |
title_short |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
title_full |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
title_fullStr |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
title_full_unstemmed |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
title_sort |
Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro |
author |
Margotti, Gláucia Guarezi |
author_facet |
Margotti, Gláucia Guarezi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simiano, Luciane Pandini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margotti, Gláucia Guarezi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil documentação pedagógica ação docente bebês objeto livro |
topic |
Educação Infantil documentação pedagógica ação docente bebês objeto livro |
description |
A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09 2022-03-17T13:15:42Z 2022-03-17T13:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
TUBARÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415796369195008 |