A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mexko, Bruno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6722
Resumo: Na presente pesquisa foi realizada uma verificação das vantagens e das desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares. Para tanto, o pesquisador utilizou-se do ordenamento jurídico brasileiro, doutrina e jurisprudências. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa foi: Quais as vantagens e as desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares? Já o objetivo geral foi verificar vantagens e as desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares. A pesquisa utiliza-se do método de pensamento dedutivo, pois parte do conceito do Direito de Família e os princípios aplicáveis para um estudo sobre os principais aspectos do instituto da mediação. A natureza é qualitativa. O método de procedimento é monográfico, realizado por meio de técnica bibliográfica e documental com base em legislação, doutrina, jurisprudência, periódicos e artigos científicos. Ao fim da pesquisa, conclui-se que o ordenamento jurídico brasileiro é voltado aos princípios, tendo como base o da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, vê-se que a mediação respeita o referido princípio, uma vez que eleva os litigantes ao centro do problema e proporciona a eles a possibilidade de delinear um acordo benéfico a todas as partes envolvidas sem a intervenção estatal.
id Ânima_d3a7c6414dbf8e2db7eff2f917557122
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6722
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiaresDireito de FamíliaConflitosMediaçãoNa presente pesquisa foi realizada uma verificação das vantagens e das desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares. Para tanto, o pesquisador utilizou-se do ordenamento jurídico brasileiro, doutrina e jurisprudências. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa foi: Quais as vantagens e as desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares? Já o objetivo geral foi verificar vantagens e as desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares. A pesquisa utiliza-se do método de pensamento dedutivo, pois parte do conceito do Direito de Família e os princípios aplicáveis para um estudo sobre os principais aspectos do instituto da mediação. A natureza é qualitativa. O método de procedimento é monográfico, realizado por meio de técnica bibliográfica e documental com base em legislação, doutrina, jurisprudência, periódicos e artigos científicos. Ao fim da pesquisa, conclui-se que o ordenamento jurídico brasileiro é voltado aos princípios, tendo como base o da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, vê-se que a mediação respeita o referido princípio, uma vez que eleva os litigantes ao centro do problema e proporciona a eles a possibilidade de delinear um acordo benéfico a todas as partes envolvidas sem a intervenção estatal.Ferrari Júnior, Pedro AdilãoMexko, Bruno2018-12-10T18:33:55Z2020-11-27T04:53:50Z2018-12-10T18:33:55Z2020-11-27T04:53:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6722Direito - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:49:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6722Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:49:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
title A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
spellingShingle A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
Mexko, Bruno
Direito de Família
Conflitos
Mediação
title_short A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
title_full A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
title_fullStr A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
title_full_unstemmed A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
title_sort A aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares
author Mexko, Bruno
author_facet Mexko, Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrari Júnior, Pedro Adilão
dc.contributor.author.fl_str_mv Mexko, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Direito de Família
Conflitos
Mediação
topic Direito de Família
Conflitos
Mediação
description Na presente pesquisa foi realizada uma verificação das vantagens e das desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares. Para tanto, o pesquisador utilizou-se do ordenamento jurídico brasileiro, doutrina e jurisprudências. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa foi: Quais as vantagens e as desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares? Já o objetivo geral foi verificar vantagens e as desvantagens da aplicação do instituto da mediação na resolução de conflitos familiares. A pesquisa utiliza-se do método de pensamento dedutivo, pois parte do conceito do Direito de Família e os princípios aplicáveis para um estudo sobre os principais aspectos do instituto da mediação. A natureza é qualitativa. O método de procedimento é monográfico, realizado por meio de técnica bibliográfica e documental com base em legislação, doutrina, jurisprudência, periódicos e artigos científicos. Ao fim da pesquisa, conclui-se que o ordenamento jurídico brasileiro é voltado aos princípios, tendo como base o da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, vê-se que a mediação respeita o referido princípio, uma vez que eleva os litigantes ao centro do problema e proporciona a eles a possibilidade de delinear um acordo benéfico a todas as partes envolvidas sem a intervenção estatal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T18:33:55Z
2018-12-10T18:33:55Z
2018
2020-11-27T04:53:50Z
2020-11-27T04:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6722
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415838440161280