Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORES, NICOLAS
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21348
Resumo: A fragmentação florestal decorrente da ação humana vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A presente pesquisa descreveu as características ambientais da paisagem do município de Pescaria Brava no sul do estado de Santa Catarina com base na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 (Código Florestal), determinando as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade estabelecidas por meio de produtos gerados pelo software QGIS 3.16.8. As áreas prioritárias para conservação foram definidas pela mensuração das áreas de nascentes e cursos d´água e fragmentos florestais de vegetação nativa. Os resultados principais alcançados foram de que o município tem em seu território 74,7km² de cursos d´ água que se originam de nascentes, e uma área prioritária para conservação de 3,5km², que se refere ao maior fragmento de vegetação nativa. Sugerimos que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de unidades de conservação visando promover a Educação Ambiental e a conservação da água potável. Os mapas temáticos produzidos subsidiaram atividades interdisciplinares em e para Educação Ambiental, que resultaram na sensibilização de estudantes do 2º do ensino médio da escola de educação básica Palmira Morais de Miranda que pertence a rede pública estadual catarinense. Vale ressaltar que os gestores/as municipais poderão usufruir dos resultados nas tomadas de suas ações de planejamento socioambiental. Sugere-se ainda, que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, proteção das nascentes e demais cursos d’água, assim como ações de Educação Ambiental com vistas a sensibilizar as pessoas.
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