Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21348 |
Resumo: | A fragmentação florestal decorrente da ação humana vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A presente pesquisa descreveu as características ambientais da paisagem do município de Pescaria Brava no sul do estado de Santa Catarina com base na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 (Código Florestal), determinando as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade estabelecidas por meio de produtos gerados pelo software QGIS 3.16.8. As áreas prioritárias para conservação foram definidas pela mensuração das áreas de nascentes e cursos d´água e fragmentos florestais de vegetação nativa. Os resultados principais alcançados foram de que o município tem em seu território 74,7km² de cursos d´ água que se originam de nascentes, e uma área prioritária para conservação de 3,5km², que se refere ao maior fragmento de vegetação nativa. Sugerimos que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de unidades de conservação visando promover a Educação Ambiental e a conservação da água potável. Os mapas temáticos produzidos subsidiaram atividades interdisciplinares em e para Educação Ambiental, que resultaram na sensibilização de estudantes do 2º do ensino médio da escola de educação básica Palmira Morais de Miranda que pertence a rede pública estadual catarinense. Vale ressaltar que os gestores/as municipais poderão usufruir dos resultados nas tomadas de suas ações de planejamento socioambiental. Sugere-se ainda, que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, proteção das nascentes e demais cursos d’água, assim como ações de Educação Ambiental com vistas a sensibilizar as pessoas. |
id |
Ânima_d9af991d2f84c5208cb89ef34c92958d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21348 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambientalPriority areas for conservation of biodiversity in municipality of Pescaria Brava (SC): elements of landscape and environmental educationSistema de Informação Geográfica (SIG-QGIS). Proteção Ambiental. Planejamento Socioambiental.Sensibilização Ambiental.A fragmentação florestal decorrente da ação humana vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A presente pesquisa descreveu as características ambientais da paisagem do município de Pescaria Brava no sul do estado de Santa Catarina com base na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 (Código Florestal), determinando as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade estabelecidas por meio de produtos gerados pelo software QGIS 3.16.8. As áreas prioritárias para conservação foram definidas pela mensuração das áreas de nascentes e cursos d´água e fragmentos florestais de vegetação nativa. Os resultados principais alcançados foram de que o município tem em seu território 74,7km² de cursos d´ água que se originam de nascentes, e uma área prioritária para conservação de 3,5km², que se refere ao maior fragmento de vegetação nativa. Sugerimos que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de unidades de conservação visando promover a Educação Ambiental e a conservação da água potável. Os mapas temáticos produzidos subsidiaram atividades interdisciplinares em e para Educação Ambiental, que resultaram na sensibilização de estudantes do 2º do ensino médio da escola de educação básica Palmira Morais de Miranda que pertence a rede pública estadual catarinense. Vale ressaltar que os gestores/as municipais poderão usufruir dos resultados nas tomadas de suas ações de planejamento socioambiental. Sugere-se ainda, que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, proteção das nascentes e demais cursos d’água, assim como ações de Educação Ambiental com vistas a sensibilizar as pessoas.De Freitas , Rodrigo RodriguesFLORES, NICOLAS2022-03-11T19:40:58Z2022-03-11T19:40:58Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis1-70application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21348Laguna,SCAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-11T19:53:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21348Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-11T19:53:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental Priority areas for conservation of biodiversity in municipality of Pescaria Brava (SC): elements of landscape and environmental education |
title |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental |
spellingShingle |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental FLORES, NICOLAS Sistema de Informação Geográfica (SIG-QGIS). Proteção Ambiental. Planejamento Socioambiental. Sensibilização Ambiental. |
title_short |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental |
title_full |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental |
title_fullStr |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental |
title_sort |
Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental |
author |
FLORES, NICOLAS |
author_facet |
FLORES, NICOLAS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
De Freitas , Rodrigo Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FLORES, NICOLAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Informação Geográfica (SIG-QGIS). Proteção Ambiental. Planejamento Socioambiental. Sensibilização Ambiental. |
topic |
Sistema de Informação Geográfica (SIG-QGIS). Proteção Ambiental. Planejamento Socioambiental. Sensibilização Ambiental. |
description |
A fragmentação florestal decorrente da ação humana vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A presente pesquisa descreveu as características ambientais da paisagem do município de Pescaria Brava no sul do estado de Santa Catarina com base na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 (Código Florestal), determinando as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade estabelecidas por meio de produtos gerados pelo software QGIS 3.16.8. As áreas prioritárias para conservação foram definidas pela mensuração das áreas de nascentes e cursos d´água e fragmentos florestais de vegetação nativa. Os resultados principais alcançados foram de que o município tem em seu território 74,7km² de cursos d´ água que se originam de nascentes, e uma área prioritária para conservação de 3,5km², que se refere ao maior fragmento de vegetação nativa. Sugerimos que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de unidades de conservação visando promover a Educação Ambiental e a conservação da água potável. Os mapas temáticos produzidos subsidiaram atividades interdisciplinares em e para Educação Ambiental, que resultaram na sensibilização de estudantes do 2º do ensino médio da escola de educação básica Palmira Morais de Miranda que pertence a rede pública estadual catarinense. Vale ressaltar que os gestores/as municipais poderão usufruir dos resultados nas tomadas de suas ações de planejamento socioambiental. Sugere-se ainda, que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, proteção das nascentes e demais cursos d’água, assim como ações de Educação Ambiental com vistas a sensibilizar as pessoas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2022-03-11T19:40:58Z 2022-03-11T19:40:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21348 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-70 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Laguna,SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415836056748032 |