O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Janine Borges Schmidt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10272
Resumo: O presente estudo de conclusão de curso visa debater o Bullying escolar, fenômeno cada vez mais frequente nas escolas. O Bullying é compreendido como um fenômeno que envolve experiências de diferentes tipos de violência, comportamento agressivo entre estudantes, atos de agressão física, verbal, moral ou psicológica que ocorrem de modo repetitivo. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção dos alunos do ensino fundamental a respeito do Bullying escolar. O trabalho foi realizado em uma escola privada localizada na região metropolitana de Florianópolis, com crianças com idades entre 10 e 11 anos, estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi realizado o grupo focal que consiste na interação dos participantes e o pesquisador, objetivando colher dados a partir da discussão focada em tópicos específicos e diretivos, o que faz essa pesquisa ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Foram utilizados recursos como: a entrevista coletiva, a dramatização e a produção de cartazes coletivos. Os dados foram analisados primeiramente por categorias, relacionando-os ao referencial teórico e, posteriormente, construíram-se as conclusões. Ao final deste processo constatou-se que as crianças compreendem o que é bullying escolar a partir das experiências que tiveram anteriormente, na escola, com a família e no convívio social. Percebeu-se também, a importante influência que a escola tem nos casos existentes de bullying escolar e a forma que a mesma lida com situações de violência escolar,tendo esta, importância significativa na formação da personalidade das crianças bem como a família e as relações sociais. Assim, conclui-se, a relevância de discutir esse tema com as crianças como forma de ampliarem seu conhecimento a cerca do mesmo e não o levarem a banalização, conforme depoimentos registrados no corpo do trabalho e em toda literatura referencial
id Ânima_ddc3f322a8312f775c76cd4c65daa4eb
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10272
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamentalAssédio nas escolasEnsino fundamentalO presente estudo de conclusão de curso visa debater o Bullying escolar, fenômeno cada vez mais frequente nas escolas. O Bullying é compreendido como um fenômeno que envolve experiências de diferentes tipos de violência, comportamento agressivo entre estudantes, atos de agressão física, verbal, moral ou psicológica que ocorrem de modo repetitivo. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção dos alunos do ensino fundamental a respeito do Bullying escolar. O trabalho foi realizado em uma escola privada localizada na região metropolitana de Florianópolis, com crianças com idades entre 10 e 11 anos, estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi realizado o grupo focal que consiste na interação dos participantes e o pesquisador, objetivando colher dados a partir da discussão focada em tópicos específicos e diretivos, o que faz essa pesquisa ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Foram utilizados recursos como: a entrevista coletiva, a dramatização e a produção de cartazes coletivos. Os dados foram analisados primeiramente por categorias, relacionando-os ao referencial teórico e, posteriormente, construíram-se as conclusões. Ao final deste processo constatou-se que as crianças compreendem o que é bullying escolar a partir das experiências que tiveram anteriormente, na escola, com a família e no convívio social. Percebeu-se também, a importante influência que a escola tem nos casos existentes de bullying escolar e a forma que a mesma lida com situações de violência escolar,tendo esta, importância significativa na formação da personalidade das crianças bem como a família e as relações sociais. Assim, conclui-se, a relevância de discutir esse tema com as crianças como forma de ampliarem seu conhecimento a cerca do mesmo e não o levarem a banalização, conforme depoimentos registrados no corpo do trabalho e em toda literatura referencialPretto, ZuleicaBrito, Janine Borges Schmidt2016-11-30T15:03:52Z2020-11-29T04:17:22Z2016-11-30T15:03:52Z2020-11-29T04:17:22Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1130https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10272Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:56:40Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10272Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:56:40Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
title O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
spellingShingle O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
Brito, Janine Borges Schmidt
Assédio nas escolas
Ensino fundamental
title_short O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
title_full O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
title_fullStr O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
title_sort O bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamental
author Brito, Janine Borges Schmidt
author_facet Brito, Janine Borges Schmidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pretto, Zuleica
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Janine Borges Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
Ensino fundamental
topic Assédio nas escolas
Ensino fundamental
description O presente estudo de conclusão de curso visa debater o Bullying escolar, fenômeno cada vez mais frequente nas escolas. O Bullying é compreendido como um fenômeno que envolve experiências de diferentes tipos de violência, comportamento agressivo entre estudantes, atos de agressão física, verbal, moral ou psicológica que ocorrem de modo repetitivo. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção dos alunos do ensino fundamental a respeito do Bullying escolar. O trabalho foi realizado em uma escola privada localizada na região metropolitana de Florianópolis, com crianças com idades entre 10 e 11 anos, estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi realizado o grupo focal que consiste na interação dos participantes e o pesquisador, objetivando colher dados a partir da discussão focada em tópicos específicos e diretivos, o que faz essa pesquisa ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Foram utilizados recursos como: a entrevista coletiva, a dramatização e a produção de cartazes coletivos. Os dados foram analisados primeiramente por categorias, relacionando-os ao referencial teórico e, posteriormente, construíram-se as conclusões. Ao final deste processo constatou-se que as crianças compreendem o que é bullying escolar a partir das experiências que tiveram anteriormente, na escola, com a família e no convívio social. Percebeu-se também, a importante influência que a escola tem nos casos existentes de bullying escolar e a forma que a mesma lida com situações de violência escolar,tendo esta, importância significativa na formação da personalidade das crianças bem como a família e as relações sociais. Assim, conclui-se, a relevância de discutir esse tema com as crianças como forma de ampliarem seu conhecimento a cerca do mesmo e não o levarem a banalização, conforme depoimentos registrados no corpo do trabalho e em toda literatura referencial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-11-30T15:03:52Z
2016-11-30T15:03:52Z
2020-11-29T04:17:22Z
2020-11-29T04:17:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1130
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10272
identifier_str_mv 1130
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415801055281152