O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Laura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29137
Resumo: O direito ao esquecimento não é um tema novo dentro da doutrina jurídica, entretanto, no Brasil ganhou notoriedade com o Enunciado 531 da VI Jornada de Direito Civil, promovido pelo Conselho de Justiça Federal. O direito ao esquecimento, ainda que pouco estudado, traz consigo uma relevante finalidade que integra o rol de direitos fundamentais, a tutela da dignidade humana. Nesse sentido, o presente trabalho propõe demonstrar como o direito ao esquecimento é um instrumento de efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana e de que forma ele pode ser efetivado mesmo não recepcionado pelo ordenamento jurídico brasileiro. O objetivo principal é discorrer a pertinência do estudo para o preenchimento dessas lacunas legislativas, tendo em consideração a atual conjuntura tecnológica que a sociedade vem sendo inserida. A metodologia utilizada foi através de estudos de caso concreto, descritiva e análises bibliográficas. Sucede-se, por fim, a análise de três capítulos, o primeiro visa conceituar o direito ao esquecimento e sua origem, o segundo, a base normativa e o terceiro, busca discorrer a antinomia jurídica presente entre o direito à personalidade e o direito à informação, a colisão presente entre esses dois direitos fundamentais e a técnica de solução de conflito por meio do uso da ponderação, tendo em vista que são normas de mesmo valor constitucional.
id Ânima_e953ae4c0a21821d882d0d322cce1902
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29137
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humanaConflitoDireito ao esquecimentoDireito à personalidadeDireito à informaçãoPonderaçãoO direito ao esquecimento não é um tema novo dentro da doutrina jurídica, entretanto, no Brasil ganhou notoriedade com o Enunciado 531 da VI Jornada de Direito Civil, promovido pelo Conselho de Justiça Federal. O direito ao esquecimento, ainda que pouco estudado, traz consigo uma relevante finalidade que integra o rol de direitos fundamentais, a tutela da dignidade humana. Nesse sentido, o presente trabalho propõe demonstrar como o direito ao esquecimento é um instrumento de efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana e de que forma ele pode ser efetivado mesmo não recepcionado pelo ordenamento jurídico brasileiro. O objetivo principal é discorrer a pertinência do estudo para o preenchimento dessas lacunas legislativas, tendo em consideração a atual conjuntura tecnológica que a sociedade vem sendo inserida. A metodologia utilizada foi através de estudos de caso concreto, descritiva e análises bibliográficas. Sucede-se, por fim, a análise de três capítulos, o primeiro visa conceituar o direito ao esquecimento e sua origem, o segundo, a base normativa e o terceiro, busca discorrer a antinomia jurídica presente entre o direito à personalidade e o direito à informação, a colisão presente entre esses dois direitos fundamentais e a técnica de solução de conflito por meio do uso da ponderação, tendo em vista que são normas de mesmo valor constitucional.Caldas, CamiloBarros, Laura2022-12-15T00:20:14Z2022-12-15T00:20:14Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29137São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-15T00:20:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29137Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-15T00:20:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
title O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
spellingShingle O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
Barros, Laura
Conflito
Direito ao esquecimento
Direito à personalidade
Direito à informação
Ponderação
title_short O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
title_full O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
title_fullStr O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
title_full_unstemmed O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
title_sort O direito ao esquecimento como instrumento de efetivação da dignidade da pessoa humana
author Barros, Laura
author_facet Barros, Laura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas, Camilo
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Direito ao esquecimento
Direito à personalidade
Direito à informação
Ponderação
topic Conflito
Direito ao esquecimento
Direito à personalidade
Direito à informação
Ponderação
description O direito ao esquecimento não é um tema novo dentro da doutrina jurídica, entretanto, no Brasil ganhou notoriedade com o Enunciado 531 da VI Jornada de Direito Civil, promovido pelo Conselho de Justiça Federal. O direito ao esquecimento, ainda que pouco estudado, traz consigo uma relevante finalidade que integra o rol de direitos fundamentais, a tutela da dignidade humana. Nesse sentido, o presente trabalho propõe demonstrar como o direito ao esquecimento é um instrumento de efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana e de que forma ele pode ser efetivado mesmo não recepcionado pelo ordenamento jurídico brasileiro. O objetivo principal é discorrer a pertinência do estudo para o preenchimento dessas lacunas legislativas, tendo em consideração a atual conjuntura tecnológica que a sociedade vem sendo inserida. A metodologia utilizada foi através de estudos de caso concreto, descritiva e análises bibliográficas. Sucede-se, por fim, a análise de três capítulos, o primeiro visa conceituar o direito ao esquecimento e sua origem, o segundo, a base normativa e o terceiro, busca discorrer a antinomia jurídica presente entre o direito à personalidade e o direito à informação, a colisão presente entre esses dois direitos fundamentais e a técnica de solução de conflito por meio do uso da ponderação, tendo em vista que são normas de mesmo valor constitucional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T00:20:14Z
2022-12-15T00:20:14Z
2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29137
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415854163558400