A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Matheus Amaral Mendes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339
Resumo: O presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscos
id Ânima_f18f7d92764cedda87e65655a8571f05
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8339
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de aviãoFormação de pilotosTecnologia aeronáuticaEnsino-aprendizagemAviação civilPiloto de aviãoO presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscosKindermann, Conceição AparecidaOliveira, Matheus Amaral Mendes de2019-12-11T14:03:17Z2020-11-28T23:47:16Z2019-12-11T14:03:17Z2020-11-28T23:47:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339pt_PTCiências Aeronáuticas - Unisul VirtualSão PauloAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T19:00:10Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8339Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T19:00:10Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
title A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
spellingShingle A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
Oliveira, Matheus Amaral Mendes de
Formação de pilotos
Tecnologia aeronáutica
Ensino-aprendizagem
Aviação civil
Piloto de avião
title_short A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
title_full A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
title_fullStr A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
title_full_unstemmed A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
title_sort A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
author Oliveira, Matheus Amaral Mendes de
author_facet Oliveira, Matheus Amaral Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kindermann, Conceição Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Matheus Amaral Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de pilotos
Tecnologia aeronáutica
Ensino-aprendizagem
Aviação civil
Piloto de avião
topic Formação de pilotos
Tecnologia aeronáutica
Ensino-aprendizagem
Aviação civil
Piloto de avião
description O presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T14:03:17Z
2019-12-11T14:03:17Z
2019
2020-11-28T23:47:16Z
2020-11-28T23:47:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339
dc.language.iso.fl_str_mv pt_PT
language_invalid_str_mv pt_PT
dc.relation.none.fl_str_mv Ciências Aeronáuticas - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415858776244224