As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20178 |
Resumo: | A crescente relevância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) fez com que o tema da cidadania digital adentrasse a pauta de agendas de organizações internacionais. Esse conceito compreende não só a democratização do acesso aos meios digitais, mas a uma conscientização em relação ao uso seguro, responsável e crítico do ambiente online. Englobando temáticas como segurança digital, proteção de dados, combate à violência online, bem-estar nas redes, literacia da informação, entre outros aspectos, o exercício da cidadania digital é fundamental para a garantia e promoção dos direitos humanos nos ambientes online e offline. Desse modo, este estudo buscou compreender as estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI. Em termos de objetivos específicos, buscou-se apresentar, de forma geral, a história da ONU e a sua importância no século XXI; entender a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 4 - Educação de Qualidade; e identificar as estratégias da ONU, a partir do ODS 4, para a atuação na agenda de cidadania digital. Para cumprir com os objetivos propostos, o trabalho adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa de base bibliográfica e documental. A partir disso, as principais conclusões do estudo apontam que as principais estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI estão relacionadas a elaboração e publicação de documentos, relatórios, estudos e declarações; a mobilização de Estados-membros em prol das agendas globais; o desenvolvimento de recomendações e diretrizes sobre as temáticas; o desenvolvimento de pesquisas e estudos; o monitoramento, acompanhamento, produção e publicização de dados referentes à Agenda 2030; e promoção de espaços de discussão e articulação entre os atores envolvidos nas agendas. A partir das análises também foi possível perceber a existência de lacunas relacionadas a ações práticas na ponta promovidas pelas Nações Unidas para a promoção da cidadania digital. |
id |
Ânima_f3882fc1331a362fe53827047138917f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20178 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade)ONUODS 4Cidadania DigitalA crescente relevância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) fez com que o tema da cidadania digital adentrasse a pauta de agendas de organizações internacionais. Esse conceito compreende não só a democratização do acesso aos meios digitais, mas a uma conscientização em relação ao uso seguro, responsável e crítico do ambiente online. Englobando temáticas como segurança digital, proteção de dados, combate à violência online, bem-estar nas redes, literacia da informação, entre outros aspectos, o exercício da cidadania digital é fundamental para a garantia e promoção dos direitos humanos nos ambientes online e offline. Desse modo, este estudo buscou compreender as estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI. Em termos de objetivos específicos, buscou-se apresentar, de forma geral, a história da ONU e a sua importância no século XXI; entender a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 4 - Educação de Qualidade; e identificar as estratégias da ONU, a partir do ODS 4, para a atuação na agenda de cidadania digital. Para cumprir com os objetivos propostos, o trabalho adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa de base bibliográfica e documental. A partir disso, as principais conclusões do estudo apontam que as principais estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI estão relacionadas a elaboração e publicação de documentos, relatórios, estudos e declarações; a mobilização de Estados-membros em prol das agendas globais; o desenvolvimento de recomendações e diretrizes sobre as temáticas; o desenvolvimento de pesquisas e estudos; o monitoramento, acompanhamento, produção e publicização de dados referentes à Agenda 2030; e promoção de espaços de discussão e articulação entre os atores envolvidos nas agendas. A partir das análises também foi possível perceber a existência de lacunas relacionadas a ações práticas na ponta promovidas pelas Nações Unidas para a promoção da cidadania digital.Ferreira, Paulo RobertoFerro, Isabella2021-12-20T01:50:08Z2021-12-20T01:50:08Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20178FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-20T01:50:10Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20178Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-20T01:50:10Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
title |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
spellingShingle |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) Ferro, Isabella ONU ODS 4 Cidadania Digital |
title_short |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
title_full |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
title_fullStr |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
title_full_unstemmed |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
title_sort |
As estratégias da Organização das Nações Unidas para a promoção da Cidadania Digital: Uma análise a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) |
author |
Ferro, Isabella |
author_facet |
Ferro, Isabella |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Paulo Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferro, Isabella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ONU ODS 4 Cidadania Digital |
topic |
ONU ODS 4 Cidadania Digital |
description |
A crescente relevância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) fez com que o tema da cidadania digital adentrasse a pauta de agendas de organizações internacionais. Esse conceito compreende não só a democratização do acesso aos meios digitais, mas a uma conscientização em relação ao uso seguro, responsável e crítico do ambiente online. Englobando temáticas como segurança digital, proteção de dados, combate à violência online, bem-estar nas redes, literacia da informação, entre outros aspectos, o exercício da cidadania digital é fundamental para a garantia e promoção dos direitos humanos nos ambientes online e offline. Desse modo, este estudo buscou compreender as estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI. Em termos de objetivos específicos, buscou-se apresentar, de forma geral, a história da ONU e a sua importância no século XXI; entender a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 4 - Educação de Qualidade; e identificar as estratégias da ONU, a partir do ODS 4, para a atuação na agenda de cidadania digital. Para cumprir com os objetivos propostos, o trabalho adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa de base bibliográfica e documental. A partir disso, as principais conclusões do estudo apontam que as principais estratégias da ONU para a promoção da cidadania digital no século XXI estão relacionadas a elaboração e publicação de documentos, relatórios, estudos e declarações; a mobilização de Estados-membros em prol das agendas globais; o desenvolvimento de recomendações e diretrizes sobre as temáticas; o desenvolvimento de pesquisas e estudos; o monitoramento, acompanhamento, produção e publicização de dados referentes à Agenda 2030; e promoção de espaços de discussão e articulação entre os atores envolvidos nas agendas. A partir das análises também foi possível perceber a existência de lacunas relacionadas a ações práticas na ponta promovidas pelas Nações Unidas para a promoção da cidadania digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20T01:50:08Z 2021-12-20T01:50:08Z 2021-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20178 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415809924136960 |