(In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Arthur Uliano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27882
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a constitucionalidade da nova fórmula de cálculo da aposentadoria por incapacidade permanente de natureza não acidentária, também conhecida por natureza previdenciária. Referida alteração foi trazida pela Emenda Constitucional n° 103 de 2019, especificamente no seu artigo 26, §2º, inciso III, o qual traz que o valor do benefício permanente não acidentário corresponderá a 60% (sessenta por cento) da média aritmética, com acréscimo de 2 (dois) pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 (vinte) anos de contribuição, para homens, ou 15 (quinze) anos de contribuição, para mulheres. Para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o método de abordagem utilizado foi o qualitativo, uma vez que se pautou na análise subjetiva, reflexiva e intuitiva do tema, embasando-se em fontes secundárias de pesquisa, como doutrinas, teses e artigos científicos, assim como na legislação como fundamento legal. A pesquisa poderá servir de baliza para trabalhos futuros, na medida em que seguiu o padrão monográfico. Diante do conhecimento adquirido ao longo de todo o trabalho, conclui-se que a nova fórmula de cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária é inconstitucional, dado que viola os princípios constitucionais da isonomia, da proporcionalidade e da razoabilidade, bem como os princípios previdenciários da distributividade e da seletividade.
id Ânima_f890c234e09adbc0e6acb06192182264
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27882
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)Aposentadoria por incapacidade permanenteNatureza não acidentáriaEmenda constitucional n° 103 de 2019O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a constitucionalidade da nova fórmula de cálculo da aposentadoria por incapacidade permanente de natureza não acidentária, também conhecida por natureza previdenciária. Referida alteração foi trazida pela Emenda Constitucional n° 103 de 2019, especificamente no seu artigo 26, §2º, inciso III, o qual traz que o valor do benefício permanente não acidentário corresponderá a 60% (sessenta por cento) da média aritmética, com acréscimo de 2 (dois) pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 (vinte) anos de contribuição, para homens, ou 15 (quinze) anos de contribuição, para mulheres. Para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o método de abordagem utilizado foi o qualitativo, uma vez que se pautou na análise subjetiva, reflexiva e intuitiva do tema, embasando-se em fontes secundárias de pesquisa, como doutrinas, teses e artigos científicos, assim como na legislação como fundamento legal. A pesquisa poderá servir de baliza para trabalhos futuros, na medida em que seguiu o padrão monográfico. Diante do conhecimento adquirido ao longo de todo o trabalho, conclui-se que a nova fórmula de cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária é inconstitucional, dado que viola os princípios constitucionais da isonomia, da proporcionalidade e da razoabilidade, bem como os princípios previdenciários da distributividade e da seletividade.Nunes, Michel MedeirosMiranda, Arthur Uliano2022-12-08T22:26:49Z2022-12-08T22:26:49Z2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27882TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-08T22:26:51Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27882Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-08T22:26:51Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
title (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
spellingShingle (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
Miranda, Arthur Uliano
Aposentadoria por incapacidade permanente
Natureza não acidentária
Emenda constitucional n° 103 de 2019
title_short (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
title_full (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
title_fullStr (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
title_full_unstemmed (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
title_sort (In)constitucionalidade no cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária à luz da reforma da previdência social (ec. n° 103/19)
author Miranda, Arthur Uliano
author_facet Miranda, Arthur Uliano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Michel Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Arthur Uliano
dc.subject.por.fl_str_mv Aposentadoria por incapacidade permanente
Natureza não acidentária
Emenda constitucional n° 103 de 2019
topic Aposentadoria por incapacidade permanente
Natureza não acidentária
Emenda constitucional n° 103 de 2019
description O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a constitucionalidade da nova fórmula de cálculo da aposentadoria por incapacidade permanente de natureza não acidentária, também conhecida por natureza previdenciária. Referida alteração foi trazida pela Emenda Constitucional n° 103 de 2019, especificamente no seu artigo 26, §2º, inciso III, o qual traz que o valor do benefício permanente não acidentário corresponderá a 60% (sessenta por cento) da média aritmética, com acréscimo de 2 (dois) pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 (vinte) anos de contribuição, para homens, ou 15 (quinze) anos de contribuição, para mulheres. Para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o método de abordagem utilizado foi o qualitativo, uma vez que se pautou na análise subjetiva, reflexiva e intuitiva do tema, embasando-se em fontes secundárias de pesquisa, como doutrinas, teses e artigos científicos, assim como na legislação como fundamento legal. A pesquisa poderá servir de baliza para trabalhos futuros, na medida em que seguiu o padrão monográfico. Diante do conhecimento adquirido ao longo de todo o trabalho, conclui-se que a nova fórmula de cálculo do benefício por incapacidade permanente de natureza não acidentária é inconstitucional, dado que viola os princípios constitucionais da isonomia, da proporcionalidade e da razoabilidade, bem como os princípios previdenciários da distributividade e da seletividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08T22:26:49Z
2022-12-08T22:26:49Z
2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27882
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415849378906112