"Eles grasnam, mas ninguém sai da frente": Análise de Tira Conforme a Teoria da Relevância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Sônia Maria Leite
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25861
Resumo: Mobilizando o aparato descritivo-explanatório da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), analisamos neste trabalho de conclusão de curso três questões de interpretação de uma tira das personagens Frank & Ernest, de Bob Thaves, publicada originalmente em O Estado de S. Paulo e selecionada para abrir o nono capítulo do terceiro volume da coleção Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre, Abaurre e Pontara (2016) destinado à articulação das orações. Na tira, Frank alerta Ernest que “os gansos são muito mal-educados em trânsito... Eles grasnam, mas ninguém sai da frente”, sugerindo que o comportamento dessas aves migratórias é análogo ao comportamento de motoristas. Se as duas primeiras questões visam a localizar informações no enunciado de Frank e a identificar a estrutura adversativa do final de seu comentário, a terceira questão é verdadeiramente interpretativa. Ela demanda que o estudante revise a interpretação mais evidente de que a fala de Frank se refere ao comportamento das aves em migração em direção a uma interpretação segundo a qual a crítica da tira se dirige ao comportamento “irracional” de os motoristas buzinarem em situações de engarrafamento, mesmo sabendo que os demais motoristas não podem sair da frente. Essa analogia somente é possível se o estudante perceber a utilização estratégica dos itens lexicais ‘em trânsito’ na primeira parte do enunciado de Frank.
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