Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334 |
Resumo: | Num contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma. |
id |
Ânima_fc1fd5948056c28b35feba9417e89327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10334 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitárioIntercâmbio estudantilCompetênciaCarreira profissionalNum contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma.Luna, Iúri NovaesFrança, Mariana Pereira de2017-10-23T19:18:49Z2020-11-29T04:25:10Z2017-10-23T19:18:49Z2020-11-29T04:25:10Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis114 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334Psicologia - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T16:24:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10334Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-26T16:24:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
title |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
spellingShingle |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário França, Mariana Pereira de Intercâmbio estudantil Competência Carreira profissional |
title_short |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
title_full |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
title_fullStr |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
title_sort |
Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário |
author |
França, Mariana Pereira de |
author_facet |
França, Mariana Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luna, Iúri Novaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Mariana Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intercâmbio estudantil Competência Carreira profissional |
topic |
Intercâmbio estudantil Competência Carreira profissional |
description |
Num contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2017-10-23T19:18:49Z 2017-10-23T19:18:49Z 2020-11-29T04:25:10Z 2020-11-29T04:25:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415853817528320 |