Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Mariana Pereira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334
Resumo: Num contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma.
id Ânima_fc1fd5948056c28b35feba9417e89327
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10334
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitárioIntercâmbio estudantilCompetênciaCarreira profissionalNum contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma.Luna, Iúri NovaesFrança, Mariana Pereira de2017-10-23T19:18:49Z2020-11-29T04:25:10Z2017-10-23T19:18:49Z2020-11-29T04:25:10Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis114 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334Psicologia - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T16:24:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10334Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-26T16:24:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
title Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
spellingShingle Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
França, Mariana Pereira de
Intercâmbio estudantil
Competência
Carreira profissional
title_short Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
title_full Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
title_fullStr Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
title_full_unstemmed Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
title_sort Desenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitário
author França, Mariana Pereira de
author_facet França, Mariana Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Iúri Novaes
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Mariana Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Intercâmbio estudantil
Competência
Carreira profissional
topic Intercâmbio estudantil
Competência
Carreira profissional
description Num contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-10-23T19:18:49Z
2017-10-23T19:18:49Z
2020-11-29T04:25:10Z
2020-11-29T04:25:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853817528320