Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana,Tatiana Plutarco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade,Izabella Santos Nogueira de, Lopes,Ana Nádia Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000100002
Resumo: Objetivo : Correlacionar os aspectos do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em prematuros de 24 a 42 meses de idade cronológica. Métodos : Estudo quantitativo, de caráter analítico e transversal, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012. A amostra foi constituída por dez crianças prematuras, na faixa etária cronológica de 24 a 42 meses. As crianças foram submetidas à aplicação da Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley – III e avaliadas mediante as subescalas de cognição, linguagem receptiva e expressiva. Resultados : Observou-se significância estatística na correlação das idades cronológica e corrigida com as idades do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Na correlação da idade cronológica com as habilidades cognitiva e de linguagem, houve significância estatística quanto à capacidade de apreensão e manipulação de objetos e na construção e habilidade de permanência dos objetos. Na correlação da idade do desenvolvimento com as habilidades de cognição e linguagem, constatou-se significância estatística em todas as habilidades cognitivas. Não houve correlação significativa entre idade do desenvolvimento de linguagem expressiva e habilidades de linguagem receptiva. Conclusão : Confirmou-se correlação das idades cronológica e corrigida com a idade do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva mostraram-se com desenvolvimento distinto, todavia, dependentes da cognição.
id ABAU-1_2284d890199c899813adf719d68219cc
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312014000100002
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematurosPrematuroDesenvolvimento infantilCogniçãoLinguagemSaúde da criança Objetivo : Correlacionar os aspectos do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em prematuros de 24 a 42 meses de idade cronológica. Métodos : Estudo quantitativo, de caráter analítico e transversal, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012. A amostra foi constituída por dez crianças prematuras, na faixa etária cronológica de 24 a 42 meses. As crianças foram submetidas à aplicação da Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley – III e avaliadas mediante as subescalas de cognição, linguagem receptiva e expressiva. Resultados : Observou-se significância estatística na correlação das idades cronológica e corrigida com as idades do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Na correlação da idade cronológica com as habilidades cognitiva e de linguagem, houve significância estatística quanto à capacidade de apreensão e manipulação de objetos e na construção e habilidade de permanência dos objetos. Na correlação da idade do desenvolvimento com as habilidades de cognição e linguagem, constatou-se significância estatística em todas as habilidades cognitivas. Não houve correlação significativa entre idade do desenvolvimento de linguagem expressiva e habilidades de linguagem receptiva. Conclusão : Confirmou-se correlação das idades cronológica e corrigida com a idade do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva mostraram-se com desenvolvimento distinto, todavia, dependentes da cognição. Academia Brasileira de Audiologia2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000100002Audiology - Communication Research v.19 n.1 2014reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312014000100002info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Tatiana PlutarcoAndrade,Izabella Santos Nogueira deLopes,Ana Nádia Macedopor2014-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312014000100002Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2014-05-07T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
title Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
spellingShingle Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
Viana,Tatiana Plutarco
Prematuro
Desenvolvimento infantil
Cognição
Linguagem
Saúde da criança
title_short Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
title_full Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
title_fullStr Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
title_full_unstemmed Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
title_sort Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros
author Viana,Tatiana Plutarco
author_facet Viana,Tatiana Plutarco
Andrade,Izabella Santos Nogueira de
Lopes,Ana Nádia Macedo
author_role author
author2 Andrade,Izabella Santos Nogueira de
Lopes,Ana Nádia Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana,Tatiana Plutarco
Andrade,Izabella Santos Nogueira de
Lopes,Ana Nádia Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuro
Desenvolvimento infantil
Cognição
Linguagem
Saúde da criança
topic Prematuro
Desenvolvimento infantil
Cognição
Linguagem
Saúde da criança
description Objetivo : Correlacionar os aspectos do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em prematuros de 24 a 42 meses de idade cronológica. Métodos : Estudo quantitativo, de caráter analítico e transversal, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012. A amostra foi constituída por dez crianças prematuras, na faixa etária cronológica de 24 a 42 meses. As crianças foram submetidas à aplicação da Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley – III e avaliadas mediante as subescalas de cognição, linguagem receptiva e expressiva. Resultados : Observou-se significância estatística na correlação das idades cronológica e corrigida com as idades do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Na correlação da idade cronológica com as habilidades cognitiva e de linguagem, houve significância estatística quanto à capacidade de apreensão e manipulação de objetos e na construção e habilidade de permanência dos objetos. Na correlação da idade do desenvolvimento com as habilidades de cognição e linguagem, constatou-se significância estatística em todas as habilidades cognitivas. Não houve correlação significativa entre idade do desenvolvimento de linguagem expressiva e habilidades de linguagem receptiva. Conclusão : Confirmou-se correlação das idades cronológica e corrigida com a idade do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva mostraram-se com desenvolvimento distinto, todavia, dependentes da cognição.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-64312014000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.19 n.1 2014
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981261492224