Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100317 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Avaliar a percepção dos estudantes de Medicina em relação à oferta da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a sua formação acadêmica. Métodos Estudo transversal, descritivo e analítico, incluindo estudantes de Medicina da cidade de Salvador, Bahia, maiores de 18 anos. Aplicou-se um questionário virtual, semiestruturado, contendo aspectos sociodemográficos, acadêmicos e sobre a Libras (comunicação, aprendizado, importância na formação médica e oferta curricular). Resultados Dos 240 estudantes avaliados, 82,9% não sabe se comunicar através de Libras, entretanto 95,8% acreditam que a disciplina é necessária no currículo médico. Quanto à oferta curricular, os estudantes consideram que esta deveria ser obrigatória (55,2%) e na modalidade presencial (75,7%). Os principais motivos para não cursar a disciplina foram por esta ser optativa (41,7%) e por falta de tempo (33,3%). Identificou-se que as mulheres dão mais importância a esta formação (p=0,0013) e essa percepção independe de idade, natureza administrativa da instituição e ciclo acadêmico em curso. Conclusão Os estudantes de Medicina têm uma percepção favorável ao ensino de Libras na educação médica. Entretanto, a maioria desses estudantes não cursou a disciplina em seus percursos acadêmicos e acredita ser desafiador o atendimento a este público. |
id |
ABAU-1_671c74de854f87d2c21fcd125d1590af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312022000100317 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicosPessoas com deficiência auditivaEducação médicaEstudantes de medicinaAtendimento médicoLínguas de sinaisRESUMO Objetivo Avaliar a percepção dos estudantes de Medicina em relação à oferta da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a sua formação acadêmica. Métodos Estudo transversal, descritivo e analítico, incluindo estudantes de Medicina da cidade de Salvador, Bahia, maiores de 18 anos. Aplicou-se um questionário virtual, semiestruturado, contendo aspectos sociodemográficos, acadêmicos e sobre a Libras (comunicação, aprendizado, importância na formação médica e oferta curricular). Resultados Dos 240 estudantes avaliados, 82,9% não sabe se comunicar através de Libras, entretanto 95,8% acreditam que a disciplina é necessária no currículo médico. Quanto à oferta curricular, os estudantes consideram que esta deveria ser obrigatória (55,2%) e na modalidade presencial (75,7%). Os principais motivos para não cursar a disciplina foram por esta ser optativa (41,7%) e por falta de tempo (33,3%). Identificou-se que as mulheres dão mais importância a esta formação (p=0,0013) e essa percepção independe de idade, natureza administrativa da instituição e ciclo acadêmico em curso. Conclusão Os estudantes de Medicina têm uma percepção favorável ao ensino de Libras na educação médica. Entretanto, a maioria desses estudantes não cursou a disciplina em seus percursos acadêmicos e acredita ser desafiador o atendimento a este público.Academia Brasileira de Audiologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100317Audiology - Communication Research v.27 2022reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2022-2634info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Alana Santos RiosOliveira,Carolyne Vieira deJesus,Rodrigo Francisco deQuintanilha,Luiz FernandoAvena,Katia de Mirandapor2022-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312022000100317Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2022-06-10T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
title |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
spellingShingle |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos Oliveira,Alana Santos Rios Pessoas com deficiência auditiva Educação médica Estudantes de medicina Atendimento médico Línguas de sinais |
title_short |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
title_full |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
title_fullStr |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
title_full_unstemmed |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
title_sort |
Ensino da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação em Medicina: a percepção dos futuros médicos |
author |
Oliveira,Alana Santos Rios |
author_facet |
Oliveira,Alana Santos Rios Oliveira,Carolyne Vieira de Jesus,Rodrigo Francisco de Quintanilha,Luiz Fernando Avena,Katia de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Carolyne Vieira de Jesus,Rodrigo Francisco de Quintanilha,Luiz Fernando Avena,Katia de Miranda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Alana Santos Rios Oliveira,Carolyne Vieira de Jesus,Rodrigo Francisco de Quintanilha,Luiz Fernando Avena,Katia de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com deficiência auditiva Educação médica Estudantes de medicina Atendimento médico Línguas de sinais |
topic |
Pessoas com deficiência auditiva Educação médica Estudantes de medicina Atendimento médico Línguas de sinais |
description |
RESUMO Objetivo Avaliar a percepção dos estudantes de Medicina em relação à oferta da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a sua formação acadêmica. Métodos Estudo transversal, descritivo e analítico, incluindo estudantes de Medicina da cidade de Salvador, Bahia, maiores de 18 anos. Aplicou-se um questionário virtual, semiestruturado, contendo aspectos sociodemográficos, acadêmicos e sobre a Libras (comunicação, aprendizado, importância na formação médica e oferta curricular). Resultados Dos 240 estudantes avaliados, 82,9% não sabe se comunicar através de Libras, entretanto 95,8% acreditam que a disciplina é necessária no currículo médico. Quanto à oferta curricular, os estudantes consideram que esta deveria ser obrigatória (55,2%) e na modalidade presencial (75,7%). Os principais motivos para não cursar a disciplina foram por esta ser optativa (41,7%) e por falta de tempo (33,3%). Identificou-se que as mulheres dão mais importância a esta formação (p=0,0013) e essa percepção independe de idade, natureza administrativa da instituição e ciclo acadêmico em curso. Conclusão Os estudantes de Medicina têm uma percepção favorável ao ensino de Libras na educação médica. Entretanto, a maioria desses estudantes não cursou a disciplina em seus percursos acadêmicos e acredita ser desafiador o atendimento a este público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100317 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312022000100317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6431-2022-2634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.27 2022 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302982870007808 |