Rede Surdos-CE: sinalário escolar: parcerias expandem sinais (CHOO.2015.PJ0219)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liana Mariele Albuquerque Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Margarida Maria Pimentel de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57803
Resumo: A Língua Brasileira de Sinais-Libras regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05 é a língua natural dos surdos brasileiros, por isso o site https://redesurdosce.wordpress.com, fruto do Projeto Rede Surdos-CE: sinalário escolar, proporciona o acesso a um vocabulário diverso para utilizar em escolas bilíngues de surdos e inclusivas. Possui sinais das áreas curriculares em geral e cearenses, a fim de atender as necessidades principais dos profissionais da educação. São sinais já instituídos e outros arbitrários, criados e consolidados pela comunidade linguística envolvida. Respaldam o projeto, os autores: Quadros e Karnopp (2004), Stumpf (1998) e Capovilla (2008), bem como a visão construtivista e sociointeracionista, oferecendo acesso aos conhecimentos em ambientes de formação. A pesquisa junto a intérpretes, bem como as comunidades surdas e docentes de Libras da Universidade Federal do Ceará, busca ampliar parcerias e catalogação de mais sinais/palavras. Os sinais são coletados em visitas às escolas para áreas específicas, observando-se o uso da língua no cotidiano escolar; pesquisas em Youtube; CD-Rom; DVDs Letras Libras/UFSC e dicionários trilíngues (Capovilla, 2004,2008), sendo gravados em vídeo, e posteriormente postados no site Rede Surdos-CE. O sinalário apresenta significativa participação das instituições parceiras com sinais específicos: Instituto Cearense de Educação de Surdos e CEJA Prof. Gilmar Maia de Souza. Assim apoia as escolas para facilitar o acesso dos sinais de áreas escolar e acadêmica pela necessidade de ouvintes e surdos. Como bolsistas, nossa relação com as escolas, com pesquisas e interação com professores tem sido um excelente experiência, aumentando também nossos conhecimentos, o que facilitará nosso futuro profissional a partir dessa “Rede surdos-CE”, pois junto com as instituições parceiras, estamos construindo uma “rede de instituições” voltadas à educação de surdos.
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