Influência do transtorno fonológico sobre os transtornos de leitura e da escrita

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Main Author: Silva,Monique Cantelli da
Publication Date: 2013
Other Authors: Ávila,Clara Regina Brandão de
Format: Article
Language: por
Source: Audiology - Communication Research
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000300010
Summary: OBJETIVO: Investigar a influência do transtorno fonológico sobre o desempenho em tarefas de leitura e de escrita e as relações entre essas variáveis. MÉTODOS: Foram avaliados 28 escolares matriculados no 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, divididos em Grupo Pesquisa 1, Grupo Pesquisa 2 e Grupo Controle. Foram avaliadas as seguintes competências: leitura, escrita, processamento fonológico e auditivo. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: O Grupo Controle mostrou melhores resultados em leitura, escrita e processamentos. Os Grupos Pesquisa mostraram-se semelhantes quanto à consciência fonológica e memória fonológica de curto prazo. O Grupo Pesquisa 1 mostrou valores médios de desempenho mais baixos na maioria das tarefas, quando comparado ao Grupo Pesquisa 2, embora sem diferença estatística. O processamento auditivo mostrou-se semelhante entre os três grupos, com exceção da prova de Memória Sequencial Verbal. Os três grupos apresentaram diferentes padrões de correlações entre as variáveis. CONCLUSÃO: O transtorno fonológico mostrou-se associado aos piores desempenhos em leitura, escrita e processamento fonológico. Os grupos apresentaram padrões diferentes de correlação entre as variáveis de leitura, escrita, auditiva, processamento auditivo e fonológico, o que confirmou os resultados das comparações.
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