Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Fernanda Prada
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Palladino,Ruth Ramalho Ruivo, Barnabé,Luciana Maria Wolff, Cunha,Maria Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar as respostas parentais a perguntas que investigam sinais clássicos de autismo, em dois instrumentos diferentes: Questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI-questionário) e Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Métodos Quarenta e uma crianças, sendo 80% meninos, com média de idade de 2 anos e 8 meses foram avaliadas com dois instrumentos de rastreamento de autismo, recomendados pelo Ministério da Saúde. Após a aplicação integral dos instrumentos, foram selecionadas sete perguntas que compõem os instrumentos e ilustram emblematicamente sinais clássicos de transtorno do espectro do autismo (TEA), respondidas pelos pais dos sujeitos, para posterior análise. As crianças avaliadas não tinham qualquer diagnóstico fechado de TEA ou outros transtornos. Resultados Os principais preditores de importância foram questões sobre brincar de “faz de conta”, interesse da criança por outras crianças, resposta da criança ao “manhês” e troca de olhares entre mãe e criança. Conclusão Nem todas as perguntas que abordam os sinais típicos de autismo mostraram-se bons preditores de importância na análise realizada. Há necessidade de analisar o conjunto de sinais e não apenas sinais isolados, quando se está diante de uma criança com suspeita de TEA.
id ABAU-1_d8f8f425ae2d5a0a51fcbff2f2ec0f91
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312016000100329
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamentoTranstorno autísticoDiagnóstico precoceInquéritos e questionáriosFonoaudiologiaDiagnósticoRESUMO Objetivo Analisar as respostas parentais a perguntas que investigam sinais clássicos de autismo, em dois instrumentos diferentes: Questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI-questionário) e Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Métodos Quarenta e uma crianças, sendo 80% meninos, com média de idade de 2 anos e 8 meses foram avaliadas com dois instrumentos de rastreamento de autismo, recomendados pelo Ministério da Saúde. Após a aplicação integral dos instrumentos, foram selecionadas sete perguntas que compõem os instrumentos e ilustram emblematicamente sinais clássicos de transtorno do espectro do autismo (TEA), respondidas pelos pais dos sujeitos, para posterior análise. As crianças avaliadas não tinham qualquer diagnóstico fechado de TEA ou outros transtornos. Resultados Os principais preditores de importância foram questões sobre brincar de “faz de conta”, interesse da criança por outras crianças, resposta da criança ao “manhês” e troca de olhares entre mãe e criança. Conclusão Nem todas as perguntas que abordam os sinais típicos de autismo mostraram-se bons preditores de importância na análise realizada. Há necessidade de analisar o conjunto de sinais e não apenas sinais isolados, quando se está diante de uma criança com suspeita de TEA.Academia Brasileira de Audiologia2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329Audiology - Communication Research v.21 2016reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2015-1659info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Fernanda PradaPalladino,Ruth Ramalho RuivoBarnabé,Luciana Maria WolffCunha,Maria Claudiapor2016-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312016000100329Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2016-11-30T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
title Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
spellingShingle Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
Machado,Fernanda Prada
Transtorno autístico
Diagnóstico precoce
Inquéritos e questionários
Fonoaudiologia
Diagnóstico
title_short Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
title_full Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
title_fullStr Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
title_full_unstemmed Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
title_sort Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
author Machado,Fernanda Prada
author_facet Machado,Fernanda Prada
Palladino,Ruth Ramalho Ruivo
Barnabé,Luciana Maria Wolff
Cunha,Maria Claudia
author_role author
author2 Palladino,Ruth Ramalho Ruivo
Barnabé,Luciana Maria Wolff
Cunha,Maria Claudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Fernanda Prada
Palladino,Ruth Ramalho Ruivo
Barnabé,Luciana Maria Wolff
Cunha,Maria Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno autístico
Diagnóstico precoce
Inquéritos e questionários
Fonoaudiologia
Diagnóstico
topic Transtorno autístico
Diagnóstico precoce
Inquéritos e questionários
Fonoaudiologia
Diagnóstico
description RESUMO Objetivo Analisar as respostas parentais a perguntas que investigam sinais clássicos de autismo, em dois instrumentos diferentes: Questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI-questionário) e Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Métodos Quarenta e uma crianças, sendo 80% meninos, com média de idade de 2 anos e 8 meses foram avaliadas com dois instrumentos de rastreamento de autismo, recomendados pelo Ministério da Saúde. Após a aplicação integral dos instrumentos, foram selecionadas sete perguntas que compõem os instrumentos e ilustram emblematicamente sinais clássicos de transtorno do espectro do autismo (TEA), respondidas pelos pais dos sujeitos, para posterior análise. As crianças avaliadas não tinham qualquer diagnóstico fechado de TEA ou outros transtornos. Resultados Os principais preditores de importância foram questões sobre brincar de “faz de conta”, interesse da criança por outras crianças, resposta da criança ao “manhês” e troca de olhares entre mãe e criança. Conclusão Nem todas as perguntas que abordam os sinais típicos de autismo mostraram-se bons preditores de importância na análise realizada. Há necessidade de analisar o conjunto de sinais e não apenas sinais isolados, quando se está diante de uma criança com suspeita de TEA.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2015-1659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.21 2016
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981721817088