CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bianca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/376
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento, que prejudica a capacidade de interação, comunicação social e comportamentos. O presente estudo tem por objetivo descrever os critérios fonoaudiológicos utilizados atualmente para fechar o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA); a idade em que esse processo de diagnóstico pode ser iniciado; e a dificuldade que encontramos entre os profissionais da saúde dentro deste processo. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica. Os artigos originais foram selecionados por meio de buscas nas plataformas LILAC’S; SciELO; PubMED e Google Acadêmico; seguido de outras etapas de seleção. Critérios: (1) locais de publicação; (2) Idioma da publicação; (3) Ano de publicação; (4) modelo da produção científica; (5) tema da publicação. Análise dos dados: A partir destas referências foi realizado a leitura e analise conceitual dos artigos selecionados. Foram encontrados um total de 29 artigos, destes, 14 foram excluídos pelo título e 3 excluídos pelo resumo. 9 artigos foram lidos na integra. Portanto é possível concluir que a ainda contamos com poucos fonoaudiólogos inseridos neste processo. E que além da dificuldade em encontrar profissionais da área infantil capacitados para fechar o diagnóstico precoce de TEA, há uma escassez de protocolos avaliativos íntegros para os dois primeiros anos de vida. Se faz necessário inovações, pesquisas e profissionais capacitados principalmente aqueles que estão relacionados ao público infantil.
id UNIPLAC_ffbc0751f1c7f7563fa032507e313cb3
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/376
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURAAutismo and DSM-V and Diagnóstico Precoce. Fonoaudiologia. Transtorno do Espectro Autista.O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento, que prejudica a capacidade de interação, comunicação social e comportamentos. O presente estudo tem por objetivo descrever os critérios fonoaudiológicos utilizados atualmente para fechar o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA); a idade em que esse processo de diagnóstico pode ser iniciado; e a dificuldade que encontramos entre os profissionais da saúde dentro deste processo. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica. Os artigos originais foram selecionados por meio de buscas nas plataformas LILAC’S; SciELO; PubMED e Google Acadêmico; seguido de outras etapas de seleção. Critérios: (1) locais de publicação; (2) Idioma da publicação; (3) Ano de publicação; (4) modelo da produção científica; (5) tema da publicação. Análise dos dados: A partir destas referências foi realizado a leitura e analise conceitual dos artigos selecionados. Foram encontrados um total de 29 artigos, destes, 14 foram excluídos pelo título e 3 excluídos pelo resumo. 9 artigos foram lidos na integra. Portanto é possível concluir que a ainda contamos com poucos fonoaudiólogos inseridos neste processo. E que além da dificuldade em encontrar profissionais da área infantil capacitados para fechar o diagnóstico precoce de TEA, há uma escassez de protocolos avaliativos íntegros para os dois primeiros anos de vida. Se faz necessário inovações, pesquisas e profissionais capacitados principalmente aqueles que estão relacionados ao público infantil.Editora ICEPSantos, Bianca2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/376Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/376/205info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:24Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/376Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:24Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
title CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
Santos, Bianca
Autismo and DSM-V and Diagnóstico Precoce. Fonoaudiologia. Transtorno do Espectro Autista.
title_short CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
title_full CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
title_sort CRITÉRIO DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
author Santos, Bianca
author_facet Santos, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bianca
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo and DSM-V and Diagnóstico Precoce. Fonoaudiologia. Transtorno do Espectro Autista.
topic Autismo and DSM-V and Diagnóstico Precoce. Fonoaudiologia. Transtorno do Espectro Autista.
description O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento, que prejudica a capacidade de interação, comunicação social e comportamentos. O presente estudo tem por objetivo descrever os critérios fonoaudiológicos utilizados atualmente para fechar o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA); a idade em que esse processo de diagnóstico pode ser iniciado; e a dificuldade que encontramos entre os profissionais da saúde dentro deste processo. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica. Os artigos originais foram selecionados por meio de buscas nas plataformas LILAC’S; SciELO; PubMED e Google Acadêmico; seguido de outras etapas de seleção. Critérios: (1) locais de publicação; (2) Idioma da publicação; (3) Ano de publicação; (4) modelo da produção científica; (5) tema da publicação. Análise dos dados: A partir destas referências foi realizado a leitura e analise conceitual dos artigos selecionados. Foram encontrados um total de 29 artigos, destes, 14 foram excluídos pelo título e 3 excluídos pelo resumo. 9 artigos foram lidos na integra. Portanto é possível concluir que a ainda contamos com poucos fonoaudiólogos inseridos neste processo. E que além da dificuldade em encontrar profissionais da área infantil capacitados para fechar o diagnóstico precoce de TEA, há uma escassez de protocolos avaliativos íntegros para os dois primeiros anos de vida. Se faz necessário inovações, pesquisas e profissionais capacitados principalmente aqueles que estão relacionados ao público infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/376
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/376/205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699173609472