Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar as respostas parentais a perguntas que investigam sinais clássicos de autismo, em dois instrumentos diferentes: Questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI-questionário) e Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Métodos Quarenta e uma crianças, sendo 80% meninos, com média de idade de 2 anos e 8 meses foram avaliadas com dois instrumentos de rastreamento de autismo, recomendados pelo Ministério da Saúde. Após a aplicação integral dos instrumentos, foram selecionadas sete perguntas que compõem os instrumentos e ilustram emblematicamente sinais clássicos de transtorno do espectro do autismo (TEA), respondidas pelos pais dos sujeitos, para posterior análise. As crianças avaliadas não tinham qualquer diagnóstico fechado de TEA ou outros transtornos. Resultados Os principais preditores de importância foram questões sobre brincar de “faz de conta”, interesse da criança por outras crianças, resposta da criança ao “manhês” e troca de olhares entre mãe e criança. Conclusão Nem todas as perguntas que abordam os sinais típicos de autismo mostraram-se bons preditores de importância na análise realizada. Há necessidade de analisar o conjunto de sinais e não apenas sinais isolados, quando se está diante de uma criança com suspeita de TEA. |
id |
ABAU-1_d8f8f425ae2d5a0a51fcbff2f2ec0f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312016000100329 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamentoTranstorno autísticoDiagnóstico precoceInquéritos e questionáriosFonoaudiologiaDiagnósticoRESUMO Objetivo Analisar as respostas parentais a perguntas que investigam sinais clássicos de autismo, em dois instrumentos diferentes: Questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI-questionário) e Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Métodos Quarenta e uma crianças, sendo 80% meninos, com média de idade de 2 anos e 8 meses foram avaliadas com dois instrumentos de rastreamento de autismo, recomendados pelo Ministério da Saúde. Após a aplicação integral dos instrumentos, foram selecionadas sete perguntas que compõem os instrumentos e ilustram emblematicamente sinais clássicos de transtorno do espectro do autismo (TEA), respondidas pelos pais dos sujeitos, para posterior análise. As crianças avaliadas não tinham qualquer diagnóstico fechado de TEA ou outros transtornos. Resultados Os principais preditores de importância foram questões sobre brincar de “faz de conta”, interesse da criança por outras crianças, resposta da criança ao “manhês” e troca de olhares entre mãe e criança. Conclusão Nem todas as perguntas que abordam os sinais típicos de autismo mostraram-se bons preditores de importância na análise realizada. Há necessidade de analisar o conjunto de sinais e não apenas sinais isolados, quando se está diante de uma criança com suspeita de TEA.Academia Brasileira de Audiologia2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329Audiology - Communication Research v.21 2016reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2015-1659info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Fernanda PradaPalladino,Ruth Ramalho RuivoBarnabé,Luciana Maria WolffCunha,Maria Claudiapor2016-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312016000100329Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2016-11-30T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
title |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
spellingShingle |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento Machado,Fernanda Prada Transtorno autístico Diagnóstico precoce Inquéritos e questionários Fonoaudiologia Diagnóstico |
title_short |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
title_full |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
title_fullStr |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
title_full_unstemmed |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
title_sort |
Respostas parentais aos sinais clássicos de autismo em dois instrumentos de rastreamento |
author |
Machado,Fernanda Prada |
author_facet |
Machado,Fernanda Prada Palladino,Ruth Ramalho Ruivo Barnabé,Luciana Maria Wolff Cunha,Maria Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Palladino,Ruth Ramalho Ruivo Barnabé,Luciana Maria Wolff Cunha,Maria Claudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Fernanda Prada Palladino,Ruth Ramalho Ruivo Barnabé,Luciana Maria Wolff Cunha,Maria Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno autístico Diagnóstico precoce Inquéritos e questionários Fonoaudiologia Diagnóstico |
topic |
Transtorno autístico Diagnóstico precoce Inquéritos e questionários Fonoaudiologia Diagnóstico |
description |
RESUMO Objetivo Analisar as respostas parentais a perguntas que investigam sinais clássicos de autismo, em dois instrumentos diferentes: Questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI-questionário) e Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Métodos Quarenta e uma crianças, sendo 80% meninos, com média de idade de 2 anos e 8 meses foram avaliadas com dois instrumentos de rastreamento de autismo, recomendados pelo Ministério da Saúde. Após a aplicação integral dos instrumentos, foram selecionadas sete perguntas que compõem os instrumentos e ilustram emblematicamente sinais clássicos de transtorno do espectro do autismo (TEA), respondidas pelos pais dos sujeitos, para posterior análise. As crianças avaliadas não tinham qualquer diagnóstico fechado de TEA ou outros transtornos. Resultados Os principais preditores de importância foram questões sobre brincar de “faz de conta”, interesse da criança por outras crianças, resposta da criança ao “manhês” e troca de olhares entre mãe e criança. Conclusão Nem todas as perguntas que abordam os sinais típicos de autismo mostraram-se bons preditores de importância na análise realizada. Há necessidade de analisar o conjunto de sinais e não apenas sinais isolados, quando se está diante de uma criança com suspeita de TEA. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6431-2015-1659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.21 2016 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302981721817088 |