ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Naiara Ramos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Filho, Rafael Arcanjo de Oliveira, Eleutério, Iago Alberte Rodrigues, Oliveira, Guilherme Augusto Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/73579
Resumo: Um processo de urbanização sem planejamento pode interferir no ciclo natural da água, nos volumes de água infiltrada e escoada, além de impermeabilizar a bacia hidrográfica causando, em épocas de chuva, um aumento do escoamento superficial e como consequência, eleva-se as vazões a valores superiores aos que os recursos de drenagem podem suportar, provocando assim alagamentos em áreas ocupadas pelo homem. Não há como evitar chuvas fortes e concentradas, muito menos desabrigar todas as populações ribeirinhas ou em áreas de risco, mas existem estratégias que minimizam os impactos de cheias urbanas, como por exemplo, identificar áreas com predisposição a inundações e adotar um planejamento de medidas estruturais e não estruturais ligadas a drenagem urbana. O presente trabalho tem como objetivo analisar a seção transversal do canal de drenagem localizado na Avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros (MG), bem como sua capacidade em suportar chuvas com intensidades intensas, para diferentes períodos de retorno. Para isto, foi determinada a bacia de contribuição através do software ArcGiz, calculada a área da seção transversal do canal e sua vazão máxima suportada, pela Equação de Manning. Em seguida, através da equação de chuvas intensas foram determinadas diferentes intensidades de precipitações para diferentes períodos de retorno, e calculadas as vazões máximas provocadas por cada uma destas. Ao final deste trabalho, pode-se constatar que o canal em questão não suporta chuvas com intensidades máximas, provocando enchentes e inundações na região.
id ABCLIMA-1_23550fa7b754068c4e1874c88eb667b4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/73579
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.Precipitação; Vazões Máximas; DrenagemUm processo de urbanização sem planejamento pode interferir no ciclo natural da água, nos volumes de água infiltrada e escoada, além de impermeabilizar a bacia hidrográfica causando, em épocas de chuva, um aumento do escoamento superficial e como consequência, eleva-se as vazões a valores superiores aos que os recursos de drenagem podem suportar, provocando assim alagamentos em áreas ocupadas pelo homem. Não há como evitar chuvas fortes e concentradas, muito menos desabrigar todas as populações ribeirinhas ou em áreas de risco, mas existem estratégias que minimizam os impactos de cheias urbanas, como por exemplo, identificar áreas com predisposição a inundações e adotar um planejamento de medidas estruturais e não estruturais ligadas a drenagem urbana. O presente trabalho tem como objetivo analisar a seção transversal do canal de drenagem localizado na Avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros (MG), bem como sua capacidade em suportar chuvas com intensidades intensas, para diferentes períodos de retorno. Para isto, foi determinada a bacia de contribuição através do software ArcGiz, calculada a área da seção transversal do canal e sua vazão máxima suportada, pela Equação de Manning. Em seguida, através da equação de chuvas intensas foram determinadas diferentes intensidades de precipitações para diferentes períodos de retorno, e calculadas as vazões máximas provocadas por cada uma destas. Ao final deste trabalho, pode-se constatar que o canal em questão não suporta chuvas com intensidades máximas, provocando enchentes e inundações na região.Universidade Federal do Paranáde Oliveira, Naiara RamosFilho, Rafael Arcanjo de OliveiraEleutério, Iago Alberte RodriguesOliveira, Guilherme Augusto Guimarães2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7357910.5380/rbclima.v28i0.73579Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)2237-86421980-055X10.5380/rbclima.v28i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/73579/43663Direitos autorais 2021 Naiara Ramos de Oliveira, Rafael Arcanjo de Oliveira Filho, Iago Alberte Rodrigues Eleutério, Guilherme Augusto Guimarães Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T14:21:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/73579Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2021-05-10T14:21:36Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
title ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
spellingShingle ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
de Oliveira, Naiara Ramos
Precipitação; Vazões Máximas; Drenagem
title_short ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
title_full ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
title_fullStr ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
title_full_unstemmed ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
title_sort ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS.
author de Oliveira, Naiara Ramos
author_facet de Oliveira, Naiara Ramos
Filho, Rafael Arcanjo de Oliveira
Eleutério, Iago Alberte Rodrigues
Oliveira, Guilherme Augusto Guimarães
author_role author
author2 Filho, Rafael Arcanjo de Oliveira
Eleutério, Iago Alberte Rodrigues
Oliveira, Guilherme Augusto Guimarães
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Naiara Ramos
Filho, Rafael Arcanjo de Oliveira
Eleutério, Iago Alberte Rodrigues
Oliveira, Guilherme Augusto Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Precipitação; Vazões Máximas; Drenagem
topic Precipitação; Vazões Máximas; Drenagem
description Um processo de urbanização sem planejamento pode interferir no ciclo natural da água, nos volumes de água infiltrada e escoada, além de impermeabilizar a bacia hidrográfica causando, em épocas de chuva, um aumento do escoamento superficial e como consequência, eleva-se as vazões a valores superiores aos que os recursos de drenagem podem suportar, provocando assim alagamentos em áreas ocupadas pelo homem. Não há como evitar chuvas fortes e concentradas, muito menos desabrigar todas as populações ribeirinhas ou em áreas de risco, mas existem estratégias que minimizam os impactos de cheias urbanas, como por exemplo, identificar áreas com predisposição a inundações e adotar um planejamento de medidas estruturais e não estruturais ligadas a drenagem urbana. O presente trabalho tem como objetivo analisar a seção transversal do canal de drenagem localizado na Avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros (MG), bem como sua capacidade em suportar chuvas com intensidades intensas, para diferentes períodos de retorno. Para isto, foi determinada a bacia de contribuição através do software ArcGiz, calculada a área da seção transversal do canal e sua vazão máxima suportada, pela Equação de Manning. Em seguida, através da equação de chuvas intensas foram determinadas diferentes intensidades de precipitações para diferentes períodos de retorno, e calculadas as vazões máximas provocadas por cada uma destas. Ao final deste trabalho, pode-se constatar que o canal em questão não suporta chuvas com intensidades máximas, provocando enchentes e inundações na região.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/73579
10.5380/rbclima.v28i0.73579
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/73579
identifier_str_mv 10.5380/rbclima.v28i0.73579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/73579/43663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)
2237-8642
1980-055X
10.5380/rbclima.v28i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542576185344