PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França Junior, Pedro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Malysz, Sandra Bazzo, Lopes, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/42455
Resumo: Considerando a importância das observações sensíveis do tempo para a compreensão das características e variações do tempo atmosférico e do clima, e para o planejamento das atividades do dia, objetivamos aqui, socializar algumas práticas de ensino de observação sensível do tempo atmosférico, que podem ser utilizadas no ensino, tanto no meio universitário, quanto no meio escolar. Estas práticas relativas à climatologia podem ser utilizadas no ensino de geografia, ciências e áreas afins e permitem analisar o tempo atmosférico conforme nossas sensações corpóreas e observações sensíveis, possibilitando ao professor estimular o educando a relacioná-las com os dados coletados pelas estações climatológicas e meteorológicas, que frequentemente são divulgados na mídia. Neste artigo, apresenta-se a metodologia para a observação sensível do tempo atmosférico, e o relato de sua aplicação no ambiente universitário. Desvendar de onde vêm os dados das previsões do tempo e, como ela funciona permite ao aluno a valorização dos profissionais que trabalham com a leitura dos dados e registro nas estações climatológicas e respeito à natureza. A observação diária do tempo colabora com a construção do conhecimento e da cidadania.
id ABCLIMA-1_4f487b301ef1a2a4bc0067abb9b6d552
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42455
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)ensino de geografia; ensino de climatologia; tempo atmosférico; observações sensíveis; prática de ensino;Considerando a importância das observações sensíveis do tempo para a compreensão das características e variações do tempo atmosférico e do clima, e para o planejamento das atividades do dia, objetivamos aqui, socializar algumas práticas de ensino de observação sensível do tempo atmosférico, que podem ser utilizadas no ensino, tanto no meio universitário, quanto no meio escolar. Estas práticas relativas à climatologia podem ser utilizadas no ensino de geografia, ciências e áreas afins e permitem analisar o tempo atmosférico conforme nossas sensações corpóreas e observações sensíveis, possibilitando ao professor estimular o educando a relacioná-las com os dados coletados pelas estações climatológicas e meteorológicas, que frequentemente são divulgados na mídia. Neste artigo, apresenta-se a metodologia para a observação sensível do tempo atmosférico, e o relato de sua aplicação no ambiente universitário. Desvendar de onde vêm os dados das previsões do tempo e, como ela funciona permite ao aluno a valorização dos profissionais que trabalham com a leitura dos dados e registro nas estações climatológicas e respeito à natureza. A observação diária do tempo colabora com a construção do conhecimento e da cidadania.Universidade Federal do ParanáFrança Junior, PedroMalysz, Sandra BazzoLopes, Claudivan Sanches2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/4245510.5380/abclima.v19i0.42455Revista Brasileira de Climatologia; v. 19 (2016)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v19i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/42455/29398info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-26T12:27:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/42455Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2017-07-26T12:27:49Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
title PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
spellingShingle PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
França Junior, Pedro
ensino de geografia; ensino de climatologia; tempo atmosférico; observações sensíveis; prática de ensino;
title_short PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
title_full PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
title_fullStr PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
title_sort PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: OBSERVAÇÃO SENSÍVEL DO TEMPO ATMOSFÉRICO (PRACTICE EDUCATION IN CLIMATOLOGY: NOTE TIME SENSITIVE ATMOSPHERIC)
author França Junior, Pedro
author_facet França Junior, Pedro
Malysz, Sandra Bazzo
Lopes, Claudivan Sanches
author_role author
author2 Malysz, Sandra Bazzo
Lopes, Claudivan Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv França Junior, Pedro
Malysz, Sandra Bazzo
Lopes, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de geografia; ensino de climatologia; tempo atmosférico; observações sensíveis; prática de ensino;
topic ensino de geografia; ensino de climatologia; tempo atmosférico; observações sensíveis; prática de ensino;
description Considerando a importância das observações sensíveis do tempo para a compreensão das características e variações do tempo atmosférico e do clima, e para o planejamento das atividades do dia, objetivamos aqui, socializar algumas práticas de ensino de observação sensível do tempo atmosférico, que podem ser utilizadas no ensino, tanto no meio universitário, quanto no meio escolar. Estas práticas relativas à climatologia podem ser utilizadas no ensino de geografia, ciências e áreas afins e permitem analisar o tempo atmosférico conforme nossas sensações corpóreas e observações sensíveis, possibilitando ao professor estimular o educando a relacioná-las com os dados coletados pelas estações climatológicas e meteorológicas, que frequentemente são divulgados na mídia. Neste artigo, apresenta-se a metodologia para a observação sensível do tempo atmosférico, e o relato de sua aplicação no ambiente universitário. Desvendar de onde vêm os dados das previsões do tempo e, como ela funciona permite ao aluno a valorização dos profissionais que trabalham com a leitura dos dados e registro nas estações climatológicas e respeito à natureza. A observação diária do tempo colabora com a construção do conhecimento e da cidadania.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/42455
10.5380/abclima.v19i0.42455
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/42455
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v19i0.42455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/42455/29398
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 19 (2016)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v19i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839543834476544