PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinke, Ercília Torres
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Steinke, Valdir Adilson, Vasconcelos, Vanessa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/38174
Resumo: Atualmente, apesar de pesquisas acadêmicas mostrarem esforços contínuos, o ensino de Climatologia, em todos os níveis, carece de estudos que apresentem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima em aulas interessantes para os alunos e que se apropriem de outras capacidades cognitivas além da memorização. Foi esse contexto que motivou a elaboração dessa pesquisa com o objetivo de identificar a participação de trabalhos a respeito do ensino de Climatologia ao longo das nove edições do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, bem como refletir sobre os entraves do desenvolvimento de maiores pesquisas sobre o tema por parte da comunidade de geógrafos que desenvolve estudos nessa área. Para tanto, utilizou-se o levantamento dos cadernos de resumos publicados nos eventos. Os resultados mostraram que ainda há uma lacuna a ser preenchida na área de ensino de Climatologia para que novas práticas pedagógicas sejam desenvolvidas e visem o sucesso da aprendizagem.
id ABCLIMA-1_a64bbe4e9bf7ec41426b7d32369ec1e5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38174
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICAAtualmente, apesar de pesquisas acadêmicas mostrarem esforços contínuos, o ensino de Climatologia, em todos os níveis, carece de estudos que apresentem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima em aulas interessantes para os alunos e que se apropriem de outras capacidades cognitivas além da memorização. Foi esse contexto que motivou a elaboração dessa pesquisa com o objetivo de identificar a participação de trabalhos a respeito do ensino de Climatologia ao longo das nove edições do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, bem como refletir sobre os entraves do desenvolvimento de maiores pesquisas sobre o tema por parte da comunidade de geógrafos que desenvolve estudos nessa área. Para tanto, utilizou-se o levantamento dos cadernos de resumos publicados nos eventos. Os resultados mostraram que ainda há uma lacuna a ser preenchida na área de ensino de Climatologia para que novas práticas pedagógicas sejam desenvolvidas e visem o sucesso da aprendizagem.Universidade Federal do ParanáSteinke, Ercília TorresSteinke, Valdir AdilsonVasconcelos, Vanessa Cristina2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/3817410.5380/abclima.v14i1.38174Revista Brasileira de Climatologia; v. 14 (2014)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v14i1reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/38174/23304info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-13T20:43:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/38174Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2014-10-13T20:43:06Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
spellingShingle PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
Steinke, Ercília Torres
title_short PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_full PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_fullStr PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
title_sort PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
author Steinke, Ercília Torres
author_facet Steinke, Ercília Torres
Steinke, Valdir Adilson
Vasconcelos, Vanessa Cristina
author_role author
author2 Steinke, Valdir Adilson
Vasconcelos, Vanessa Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinke, Ercília Torres
Steinke, Valdir Adilson
Vasconcelos, Vanessa Cristina
dc.subject.none.fl_str_mv
description Atualmente, apesar de pesquisas acadêmicas mostrarem esforços contínuos, o ensino de Climatologia, em todos os níveis, carece de estudos que apresentem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima em aulas interessantes para os alunos e que se apropriem de outras capacidades cognitivas além da memorização. Foi esse contexto que motivou a elaboração dessa pesquisa com o objetivo de identificar a participação de trabalhos a respeito do ensino de Climatologia ao longo das nove edições do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, bem como refletir sobre os entraves do desenvolvimento de maiores pesquisas sobre o tema por parte da comunidade de geógrafos que desenvolve estudos nessa área. Para tanto, utilizou-se o levantamento dos cadernos de resumos publicados nos eventos. Os resultados mostraram que ainda há uma lacuna a ser preenchida na área de ensino de Climatologia para que novas práticas pedagógicas sejam desenvolvidas e visem o sucesso da aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/38174
10.5380/abclima.v14i1.38174
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/38174
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v14i1.38174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/38174/23304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 14 (2014)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v14i1
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839541543337984