Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71
Resumo: O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula?  O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula.  Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa.
id ABECIN-1_2b9555beace6f3b7aef874b4b2244bb5
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/71
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aulaTecnologias Digitais na EducaçãoMetodologia de EnsinoBlog.O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula?  O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula.  Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa.ABECIN2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-1542358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71/pdfPecegueiro, Cláudia Maria Pinto de AbreuTeixeira, Cenidalva Miranda de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:30:32Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/71Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:30:32Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
title Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
spellingShingle Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Tecnologias Digitais na Educação
Metodologia de Ensino
Blog.
title_short Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
title_full Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
title_fullStr Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
title_full_unstemmed Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
title_sort Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
author Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
author_facet Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa
author_role author
author2 Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu
Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais na Educação
Metodologia de Ensino
Blog.
topic Tecnologias Digitais na Educação
Metodologia de Ensino
Blog.
description O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula?  O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula.  Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206875373568